O projecto Promoção da Educação Profissional e Emprego (PEPE) está a recrutar 1 x Assessor em Agricultura (m/f), para o seu escritório na Beira, Sofala.
Data Limite de Recepção de Candidaturas: 21.03.2025
Descrição do Projecto
O projecto bilateral “Promoção da Educação Profissional e Emprego” (PEPE) tem por objetivo aumentar a orientação para o mercado de trabalho das políticas nacionais de educação profissional e de emprego em Moçambique a nível político, estratégico e técnico. Para tal, reforçará as capacidades e a colaboração dos intervenientes públicos e privados e apoiará uma melhor coordenação da planificação, da implementação e da monitorização no sector da educação profissional e do emprego. Deste modo, o projecto contribui para melhorar a empregabilidade dos beneficiários da formação profissional e das medidas de promoção do emprego a médio e longo prazo.
Para apoiar a transformação verde da economia moçambicana, com foco nos setores de energias renováveis, transportes & logística e agricultura, o projeto apoia a implementação de medidas-chave, como a facilitação de diálogos entre os atores relevantes, o desenvolvimento ou atualização de currículos e a implementação de cursos de formação, incluindo a formação de formadores.
A. Responsabilidade
- Apoia na execução dos pacotes de actividades do projecto (realizados por uma empresa de consultoria externa) nos domínios da formação profissional inicial e contínua, da promoção do emprego e da transformação ecológica para atingir os objectivos do projeto no sector agrícola;
- Prestação de serviços de consultoria profissional para o sector agrícola aos parceiros de cooperação internos e externos do projeto;
- Apoia no planeamento e o acompanhamento das actividades, bem como a necessária inovação e gestão do conhecimento na sua área de aconselhamento.
B. Tarefas
1. Aconselhamento da(s) instituição(ões) parceira(s)
- Apoia a criação e a continuação da rede de partes interessadas no sector agrícola e aconselha estes parceiros de cooperação;
- Presta serviços de consultoria profissional no contexto do projeto a parceiros do sector agrícola e presta esses serviços no local, contribuindo diretamente para a agricultura, a formação profissional e a promoção do emprego;
- Contribui para a preparação, a execução, o acompanhamento e a avaliação de medidas em conformidade com o plano operacional no sector agrícola;
- Gere a planificação, a preparação e a execução de workshops, seminários e outros eventos sobre temas relacionados com as actividades do projecto no sector agrícola;
- Desenvolve e monitoriza medidas de garantia de qualidade, propondo as alterações, melhorias e novas iniciativas necessárias.
2. Trabalho em rede e cooperação
- Apoia a cooperação, o contacto regular e o diálogo com os parceiros, tanto dentro, como fora do projecto;
- Aconselha os parceiros, principalmente instituições de formação profissional e empresas agrícolas, sobre a colaboração com as comunidades locais e outras organizações relevantes no sector agrícola;
- Comunica os interesses e as iniciativas de outros actores da rede, promovendo o intercâmbio de ideias e de informações para atingir os objectivos do projecto.
3. Gestão do conhecimento
- Assegura a transferência de conhecimentos na sua área de aconselhamento;
- Apoia a partilha de conhecimentos com outros projectos da GIZ activos no domínio da agricultura;
- Desenvolve estratégias práticas e conceitos técnicos, incluindo diretrizes, manuais e procedimentos, conforme necessário;
- Prepara contributos relevantes da sua área de aconselhamento para vários relatórios de projectos, incluindo relatórios anuais, e contribui para outros relatórios solicitados pela gestão do projecto ou pela Sede da GIZ;
- Apoia actividades de investigação e estudos sobre temas que beneficiem o projecto.
4. Tarefas de coordenação
- Coordena as actividades relevantes do projecto no local, em consulta com a gestão do projecto e em cooperação com os parceiros, tanto em termos de preparação organizacional, como de implementação prática;
- Compila informações relevantes para actividades, medidas e atribuições conjuntas.
Requisitos
Qualificações
- Diploma universitário em ciências agrícolas, economia ou engenharia
Experiência profissional
- Pelo menos 5 anos de experiência profissional prática na agricultura ou num sector económico relacionado;
- Experiência de trabalho bem-sucedido em grupos de trabalho e de colaboração com parceiros do sector privado.
Outros conhecimentos, competências adicionais
- Os conhecimentos e a experiência em formação profissional ou qualificações adicionais, como a certificação de formador pedagógico, são uma vantagem;
- Conhecimento do sistema moçambicano de ensino e formação profissional;
- Experiência em análise de competências e avaliação de necessidades no domínio da formação profissional inicial e contínua no sector agrícola;
- Experiência no desenvolvimento de qualificações, currículos e materiais didácticos;
- Muito bom conhecimento de tecnologias TIC (software relacionado, telefone, e-mail, Internet) e de aplicações informáticas (smartphones, correio eletrónico, Internet, aplicações MS Office, MS Teams);
- Domínio escrito e oral fluente da língua portuguesa;
- Conhecimento de inglês suficiente para a comunicação;
- Disponibilidade para concluir com êxito a formação complementar necessária para garantir o êxito do projecto.
Notas
- Esta é uma posição nacional;
- A candidatura deve conter o Curriculum Vitae (com pelo menos três referências profissionais), uma carta de apresentação que descreve a sua motivação e as suas qualificações para posição, diplomas e certificados relevantes;
- O Curriculum Vitae e a carta de apresentação devem estar num único ficheiro, incluindo os anexos relevantes;
- Encorajamos mulheres, pessoas com deficiência e grupos minoritários a se candidatarem a esta posição;
- A GIZ está comprometida com a igualdade de oportunidades e a diversidade de perspectivas no local de trabalho;
- Apenas candidatos pré-seleccionados serão contactados.
COMO CANDIDATAR-SE
Para candidatar-se, aceda ao link: