A Ajuda Popular da Noruega (APN) é uma organização politicamente independente, baseada em afiliação de membros, que opera na Noruega e em mais de 30 países em todo o mundo. Fundada em 1939 como organização de solidariedade humanitária do movimento operário, a APN tem como objectivo melhorar as condições de vida das pessoas e criar uma sociedade democrática, justa e segura.

Recentemente, a APN lançou operações de resposta humanitária no norte de Moçambique para atender às necessidades de Pessoas Deslocadas Internamente (IDPs) e das comunidades de acolhimento. Actualmente, a resposta humanitária no norte de Moçambique está focada na Segurança Alimentar e Meios de Subsistência, bem como no seu programa emblemático de Preparação e Protecção para Conflitos (CPP).

Para dar continuidade com os trabalhos que vem desenvolvendo a APN pretende contratar um/a Oficial de Monitoria e Avaliação, um/a Oficial de Protecção e um Motorista, que estarão baseados em Pemba.

  1. OFICIAL DE MONITORIA E AVALIAÇÃO

Responsabilidades

  1. Trabalhar com os parceiros locais da APN para desenvolver e/ou revisar todas as ferramentas de M&A dos projectos, bem como os procedimentos de recolha de dados, garantindo que estejam alinhados com os procedimentos de monitoria e avaliação da APN e que todas as ferramentas dos parceiros possam ser integradas perfeitamente no painel de controlo da APN.
  2. Colaborar com as equipas de programas da APN e dos parceiros locais no desenvolvimento de indicadores SMART (Específicos, Mensuráveis, Atingíveis, Realistas e Temporais), metas, estrutura de recolha e reporte de dados, e planos de monitoria de desempenho para todos os componentes do projecto.
  3. Apoiar os parceiros locais da APN no desenvolvimento de um sistema abrangente de M&A e reporte que permita a recolha, documentação, monitorização e reporte de dados em todos os níveis de resultados do projecto: impacto, resultado e actividade.
  4. Desenvolver termos de referência para avaliações, avaliações intermédias e finais, bem como outras análises necessárias para os diversos projectos.
  5. Liderar o processo de preparação e implementação de inquéritos de linha de base e linha de fim para todos os indicadores do projecto na área de responsabilidade.
  6. Recolher regularmente dados sobre as metas de cada indicador para medir o progresso em relação aos indicadores de desempenho em todos os níveis.
  7. Garantir que o painel de controlo da APN esteja sempre actualizado com dados fiáveis que reflitam com precisão o progresso da implementação do projecto no terreno, assegurando que tanto a equipa da APN como os parceiros locais submetam regularmente relatórios de actividades/número de beneficiários ao painel; relatar atempadamente quaisquer problemas que afectem a submissão de dados para que possam ser resolvidos.
  8. Compilar e analisar dados para apoiar a equipa do programa na preparação de relatórios mensais, trimestrais e anuais, bem como actualizações ad hoc que forneçam informações detalhadas sobre o progresso, desafios, lacunas e lições aprendidas do projecto, tanto para uso interno da APN como para o uso externo (parceiros).
  9. Contribuir activamente para o processo de desenvolvimento do programa através do trabalho colaborativo com as equipas da APN dos parceiros locais na elaboração de propostas de projectos para submissão a vários doadores.
  10. Executar outras tarefas atribuídas pelo Gestor Humanitário dentro do âmbito do cargo.

Requisitos

Mínimo de 3 anos de experiência como Oficial de M&A em uma organização humanitária internacional, preferencialmente na província de Cabo Delgado ou em contexto similar.

Conhecimento aprofundado do contexto humanitário em Moçambique, em particular na província de Cabo Delgado.

Licenciatura numa área relevante (Estatística, Serviço Social, Ciências Sociais, etc.).

Histórico comprovado de realizações numa posição semelhante e em contexto similar.

Fluência em português e inglês, tanto escrita como fala; conhecimento de outras línguas locais da província de Cabo Delgado será uma vantagem.

  1. OFICIAL DE PROTECÇÃO

Responsabilidades:

  1. Apoiar o Coordenador de Preparação para Conflitos e Protecção (CPP) na implementação diária e no acompanhamento das actividades do projecto financiado pela ECHO (formações, actividades comunitárias, etc.).
  2. Assegurar o acompanhamento adequado e atempado dos parceiros locais da APN nos vários distritos, garantindo que os programas sejam implementados conforme os planos acordados e reportar quaisquer desvios ao Coordenador CPP/EORE.
  3. Trabalhar em estreita colaboração com o Oficial de Monitoria e Avaliação (M&E) e o Coordenador CPP/EORE para garantir que todos os dados das actividades implementadas sejam registados no painel da APN, facilitando o acompanhamento dos indicadores e resultados de todos os projectos.
  4. Fornecer suporte técnico em SGBV (Violência Sexual e Baseada no Género) aos parceiros locais da APN na implementação das intervenções relacionadas, incluindo:

Liderar a realização de avaliações SGBV (como Grupos Focais de Discussão – FGDs, Entrevistas com Informantes-Chave KIIs, auditorias de segurança e mapeamento comunitário) para identificar os riscos de SGBV enfrentados por meninas, meninos e mulheres nos distritos-alvo da província de Cabo Delgado.

Trabalhar com o Consultor de SGBV da APN no desenvolvimento de materiais de formação sobre conceitos básicos de SGBV, princípios, encaminhamentos e estratégias de prevenção e resposta em consonância com os riscos identificados nas comunidades-alvo.

Prestar apoio técnico ao parceiro local da APN na organização de actividades comunitárias de prevenção de SGBV, incluindo ações de sensibilização, debates, teatros comunitários, entre outros.

Apoiar tecnicamente os parceiros locais no desenvolvimento de estratégias de prevenção da SGBV, como diálogos comunitários, campanhas de sensibilização porta-a-porta e outras acções voltadas para enfrentar os desafios enfrentados por mulheres e meninas nos distritos-alvo.

Estabelecer parcerias e colaboração com líderes comunitários e outros actores relevantes para fomentar a participação e o apoio às actividades do programa de SGBV.

Apoiar os parceiros locais da APN na recolha de dados regulares, garantindo a actualização do painel da organização e a submissão atempada de relatórios necessários para a NPA e doadores.

Com o apoio do Coordenador CPP/EORE, trabalhar com o parceiro local no desenvolvimento de planos de trabalho semanais e mensais para uma implementação eficiente do programa.

Requisitos:

Pelo menos 3 anos de experiência como Oficial de Protecção, com foco em SGBV, em uma organização humanitária internacional, preferencialmente na província de Cabo Delgado ou em contexto semelhante.

Sólido conhecimento do contexto humanitário em Moçambique, especialmente em Cabo Delgado.

Licenciatura numa área relevante (Ciências Sociais, Direito/Direitos Humanos, Relações Internacionais, etc.).

Histórico comprovado de realizações em uma posição semelhante e em contexto similar.

Fluência em inglês e português, tanto oral como escrita,

Conhecimento de outros idiomas locais de Cabo Delgado será uma vantagem.

  1. MOTORISTA

Responsabilidades:

Transportar funcionários e afiliados do escritório para realizar actividades e reuniões, incluindo visitas oficiais e recepção de visitantes.

Manter o livro de registo actualizado, registando a utilização do veículo, incluindo consumo de combustível, horários de saída e chegada, bem como quilometragem inicial e final de cada viagem.

Garantir a manutenção do veículo, lavando e limpando-o diariamente e assegurando que os prazos para serviços de inspecção sejam cumpridos.

Assegurar que o veículo esteja em condições para serviços de transporte, verificando óleo, água, pressão dos pneus, combustível e outros componentes antes de cada viagem.

Realizar actividades de rotina do escritório, como receber e entregar correspondência oficial.

Transportar compras de consumíveis de escritório, produtos de limpeza e suprimentos de cozinha (café, produtos de limpeza, etc.).

Executar actividades relacionadas a serviços gerais, como verificar e recolher itens para desalfandegamento e recolher correspondências em diversas instituições privadas e estatais.

Verificar diariamente os kits de ferramentas, kits de primeiros socorros, pneus sobressalentes, macacos, entre outros.

Auxiliar na carga e descarga de materiais, quando necessário.

Executar outras tarefas de complexidade e natureza similares.

Requisitos:

Ensino secundário completo;

Possuir carta de condução ligeira;

Ter sentido de responsabilidade e conduzir defensivamente;

Ter pelo menos 5 anos de experiência como motorista (incluindo veículos 4×4), com boas referências de serviço;

Boas competências de comunicação;

Bom conhecimento de diversos locais públicos (restaurantes, autoridades, escritórios de ONGs/ONU, hotéis, bancos, etc.);

Conhecimento de mecânica de motores a diesel e gasolina é uma vantagem;

Falar inglês e conhecer idiomas locais de Cabo Delgado, como o Swahili, é uma vantagem;

Capacidade de liderança.

Forma de Candidatura:

Os candidatos interessados devem enviar o seu CV e carta de apresentação descrevendo a experiência para o e-mail: npamozjobs@npaid.org, indicando o título da vaga no assunto do e-mail, até sexta feira, dia 18 de Abril de 2005.

Encoraja-se candidaturas de mulheres

Para a vaga de Motorista, os candidatos residentes em Pemba / Cabo Delgado podem entregar as candidaturas pessoalmente no Escritório da APN em Pemba, sita no Bairro E. Mondlane-Expansão, Rua EM 025.