Posto: Oficial Projecto
Chefe de Equipa: Gestor de projecto
Local, dias e horários de trabalho: Província de Cabo Delgado – Segunda a sexta – 7.30h / 16.30h
Referência do emprego: PO/PEMBA-202430

 

SOBRE A ACTED

A ACTED está empenhada em prestar ajuda humanitária imediata para apoiar as pessoas em situação de necessidade urgente e proteger a dignidade das pessoas, ao mesmo tempo que cria oportunidades a longo prazo para o crescimento sustentável e a realização do potencial das pessoas. A ACTED esforça-se por responder a crises humanitárias e criar resiliência; promover o crescimento inclusivo e sustentável; co-construir uma governação eficaz e apoiar a construção da sociedade civil em todo o mundo, investindo nas pessoas e no seu potencial.

ESCOPO DO TRABALHO

A finalidade do Oficial Projecto é estabelecer uma ligação e trabalhar em estreita colaboração com o Gestor do Projecto na implementação dos projectos. É esperado que o Oficial seja capaz de fornecer suporte técnico geral ao projecto, como por exemplo estabelecer critérios de selecção de beneficiários, organizar pontos de entrega, coordenar com a equipe de distribuição e assegurar um processo organizado, verificar beneficiários do projecto de segurança alimentar, entre outros de acordo com as necessidades diárias durante a implementação.

PRINCIPAIS ÁREAS DE RESPONSABILIDADE (Incompleto)

  1. Acompanhamento da Implementação do Projecto
  • Preparar o plano de trabalho e os cronogramas para a implementação das actividades.
  • Coordenar e implementar as actividades diárias em campo com as partes interessadas, garantindo que a qualidade técnica e os padrões sejam respeitados durante a execução do(s) projecto(s).
  • Garantir que as actividades sejam realizadas dentro do prazo, atendam aos objectivos e estejam dentro do orçamento, utilizando sistemas eficazes de monitoramento e avaliação para alcançar os impactos desejados.
  • Apoiar o gestor do projecto na resolução de desafios imprevistos durante a implementação do projecto.
  1. Gestão Administrativa e Operacional da Implementação das Actividades
  • Previsão financeira: prever as necessidades mensais de caixa para as actividades e submetê-las ao gestor do projecto.
  • Logística:

▪ Enviar pedidos de compra precisos e confiáveis em tempo hábil.

▪ Garantir a gestão adequada e o uso eficiente dos activos e estoques do projecto.

▪ Planejar os deslocamentos da equipe com base nos recursos disponíveis e nas políticas aplicáveis.

  • Recrutamento: participar do recrutamento de pessoal técnico do sector (elaboração de organogramas, termos de referência, elaboração e avaliação de testes, entrevistas, etc.).
  • Gestão de equipa:

▪ Acompanhar os planos de trabalho e as actividades diárias da equipe.

▪ Gerir o pessoal do projecto em colaboração com o gestor do projecto.

▪ Manter um ambiente de trabalho positivo e garantir uma boa dinâmica de equipe.

  • Documentação: Conservar todos os documentos relacionados, incluindo listas de beneficiários, certificados de conclusão, folhas de presença, entre outros.
  • Segurança: garantir que cada membro da equipe esteja ciente das questões de segurança, políticas e procedimentos operacionais padrão (SOP), e que os cumpra devidamente.
  • Relações Externas

▪ Comunicação e ligação:

Realizar actividades de comunicação e interacção para consultar activamente e envolver beneficiários, informantes-chave, actores, parceiros e partes interessadas em todas as etapas da concepção e implementação do projecto.

Manter boas relações com os principais actores humanitários – locais e internacionais – incluindo autoridades governamentais e actores não estatais, participando regularmente de reuniões técnicas e bilaterais.

Garantir que os contactos com os beneficiários sejam sempre conduzidos de forma sensível e respeitosa.

  • Relatórios

▪ Actualizações regulares: fornecer actualizações regulares e pontuais sobre os progressos e desafios ao gestor do projecto e aos outros membros da equipe.

▪ Elaboração de relatórios: apoiar o gestor do projecto na preparação de relatórios de progresso e finais, garantindo a qualidade e precisão das informações técnicas das actividades.

Qualificações e Experiência

Requisitos Essenciais

  • Licenciatura em Serviço Social ou outra área relevante.
  • Mínimo de três (3) anos de experiência numa ONG humanitária ou de desenvolvimento, com enfoque específico nos processos de MEAL;
  • Pelo menos um (1) ano de experiência numa função semelhante.
  • Experiência em gestão de equipas.
  • Experiência em gestão de projectos.
  • Experiência de trabalho com serviços de suporte (finanças, logística, etc.).
  • Capacidade de redigir relatórios.
  • Habilidade para gerir o tempo de forma eficaz, priorizar tarefas e trabalhar com prazos apertados.
  • Capacidade de trabalhar em equipe, com boas competências interpessoais e diplomacia, além de flexibilidade em relação às prioridades de trabalho.
  • Excelentes habilidades de comunicação e competências em coaching.

Competências e Comportamentos (Valores na Prática)

  • Organização, disponibilidade e capacidade de trabalho em equipa;
  • Agilidade na aprendizagem e abordagem diplomática;
  • Capacidade de iniciativa, criatividade e autonomia na execução de tarefas.
  • Alinhamento com os princípios e objectivos da ACTED.

Idiomas:

  • As línguas de trabalho são o inglês e o português. O conhecimento de Makonde, Makuhwa, Mwani ou Kiswahili constitui uma vantagem.

Competências Informáticas

  • Boa proficiência em ferramentas informáticas, especialmente no Microsoft Office.

Processo de Aplicação

Os(as) candidatos(as) interessados(as) são convidados(as) a apresentar um dossiê completo indicando o título do cargo e o número de referência, através do endereço electrónico jobs.mozambique@acted.org

O dossiê de candidatura deve ser composto por: 

  • CV (contendo mínimo de 3 referências contactáveis)
  • Carta de motivação
  • Cópia dos diplomas académicos e certificados de trabalho

Nota: 

  • Apela-se aos candidatos a escreverem o título da vaga no campo do assunto do e-mail.
  • A ACTED reserva-se ao direito de apenas contactar os candidatos apurados à próxima fase.

IGUALDADE DE OPORTUNIDADES E AVISO LEGAL

A ACTED é um empregador que promove a igualdade de oportunidades e busca recrutar e atribuir funções aos profissionais mais qualificados.

Encorajamos a candidatura de mulheres.

AVISO LEGAL:

Esteja atento a indivíduos que possam utilizar o nome da ACTED para tentar cobrar taxas de candidatos interessados em vagas de emprego. Não recorremos a intermediários ou agências de recrutamento para seleccionar candidatos. Caso seja contactado por alguém oferecendo recrutamento ou colocação na ACTED mediante pagamento, não aceite e informe-nos imediatamente através do e-mail transparency@acted.org

ADESÃO À POLÍTICA DE ECOLOGIZAÇÃO DA ACTED:

A estratégia ecológica da ACTED visa combater a degradação ambiental e as alterações climáticas, satisfazendo simultaneamente as necessidades dos mais vulneráveis, que são frequentemente os mais afectados pelo agravamento da crise ambiental. Cada colaborador da ACTED respeitará estes princípios através de responsabilidades fundamentais de programação ecológica:

  • Contribuir para a adesão e o desenvolvimento do plano estratégico de ecologização.
  • Explorar oportunidades e/ou soluções inovadoras de programação ecológica no âmbito das suas responsabilidades e funções
  • Incentivar e promover processos de protecção do ambiente e normas de programação ambiental em conformidade com os PON e as notas de orientação técnica

ADESÃO À POLÍTICA PSEAH DA ACTED:

O Candidato tem a responsabilidade de respeitar a política da ACTED de protecção contra a exploração sexual, os abusos e o assédio (política PSEAH). O Candidato terá de completar todas as formações obrigatórias relacionadas com o Código de Conduta e a política de PSEAH e comunicar qualquer problema de protecção, como violações das políticas organizacionais ou códigos de conduta, de acordo com os procedimentos da ACTED. O Candidato está mandatado para desempenhar as suas funções de forma a não prejudicar crianças, adultos vulneráveis ou outro pessoal ou voluntários.