Oficial de Protecção e Género (4 Vagas – Niassa)
Descrição da Organização:
A Agência de Desenvolvimento Económico Local de Cabo Delgado (ADEL CD), organização sem fins lucrativos com 17 anos de experiência na implementação de projectos de desenvolvimento, emergência e humanitários no norte de Moçambique, vai implementar, em parceira com o governo e parceiros, um novo projecto nos distritos de Lichinga, Cuamba, Ngauma, Mandimba e Mecanhelas.
O projecto tem como objectivo fortalecer a resiliência económica, a segurança alimentar, a geração de renda e a inclusão social de famílias vulneráveis. Deverá ser implementado um pacote integrado de actividades que inclui transferências monetárias às famílias, programas de trabalhos comunitários, que promovem oportunidades de emprego e desenvolvimento na comunidade.
Funções/Responsabilidades:
- Integrar os princípios de protecção, igualdade de género e inclusão social em todas as actividades do projecto.
- Identificar riscos de protecção e vulnerabilidades específicas de género nas comunidades beneficiárias.
- Desenvolver e implementar actividades de sensibilização sobre direitos, prevenção de violência baseada no género (VBG) e mecanismos de reporte.
- Prestar apoio básico e encaminhamento de casos de protecção e VBG para os serviços especializados.
- Capacitar a equipe do projecto e parceiros comunitários em normas mínimas de protecção e abordagem sensível ao género.
Requisitos:
- Licenciatura em Direito, Psicologia, Trabalho Social, Género e Desenvolvimento ou áreas afins.
- Pelo menos 3 anos de experiência em programação de protecção, género ou direitos humanos em contextos humanitários/comunitários.
- Conhecimento sólido das normas e princípios humanitários internacionais de protecção e das políticas nacionais de género.
- Habilidade para trabalhar com sensibilidade e confidencialidade com populações vulneráveis.
- Excelente capacidade de facilitação e diálogo comunitário (conhecimento de língua local).
COMO CANDIDATR-SE:
Envie uma carta de Manifestação de Interesse , Curriculum Vitae, Certificado de Habilitações , Carta de referência de empregos anteriores para recursos.humanos@adel-cd.org.mz, com o assunto ” Oficial de Protecção e Género “.
Nota: Só serão contactados/as os/as candidatos/as pré-selecionados/as.
Os documentos submetidos para a candidatura não serão devolvidos.
Encorajamos a candidatura de mulheres.
Prazo de candidatura: Até 16 de Fevereiro de 2026.