ANÚNCIO DE VAGA

Título do Cargo: OFICIAL DE DESENVOLVIMENTO JUVENIL

Local de Trabalho: Pemba

Supervisor: Coordenador de Desenvolvimento Comunitário

Duração de Contrato: 1 Ano Renovável, mediante desempenho

A Aldeias de Crianças SOS Internacional (CVI) – www.sos-chil-drensvillages.org – é uma organização global de desenvolvimento social, presente em mais de 134 países, cuja missão ebgarantir o bem-estar de crianças privadas de cuidados parentais ou em risco de perde-los.

 Em Moçambique, a organização esta estabelecida em seis capitais provinciais (Maputo, Inhambane, Beira, Chimoio, Tete e Pemba), incluindo a Escola Primária e Secundária SOS Hermann Gmeiner em Maputo. No âmbito do reforço das suas intervenções comunitárias, pretende recrutar de Oficial de Desenvolvimento Juvenil Pemba

Resumo do Cargo e das responsabilidades

O(A) Oficial de Desenvolvimento Juvenil e responsável por acompanhar, orientar e apoiar os jovens da Aldeia SOS, da comunidade e dos lares de acolhimento, promovendo o seu desenvolvimento social, educativo e emocional, bem como a preparação para uma vida independente. Atua como conselheiro(a), facilitador(a) e modelo positivo, contribuindo para que os jovens se tornem adultos autónomos, responsáveis e plenamente integrados na sociedade.

As principais responsabilidades incluem o acompanhamento do desenvolvimento pessoal dos jovens, a elaboração e monitoria dos Planos de Desenvolvimento Individual, o apoio psicossocial, educativo e vocacional, bem como a orientação académica, profissional e de carreira. O cargo envolve ainda a promoção da responsabilidade individual, da participação comunitária, do voluntariado e da cidadania activa, incentivando competências de vida, liderança e empreendedorismo.

Compete igualmente ao Oficial de Desenvolvimento de Jovens fortalecer a ligação entre os jovens, os Pais SOS, as famílias e a comunidade, apoiar os processos de patrocínio, assegurar a gestão rigorosa de registos e a proteção de dados, bem como articular com parceiros e instituições para criar oportunidades de formação, estágios, emprego e iniciativas de desenvolvimento juvenil.

Requisitos e Qualificações:

  • Nacionalidade moçambicana;
  • Licenciatura em Psicologia, Ciências Sociais, Educação Familiar, Serviço Social, Orientação e Aconselhamento, com pelo menos 3 anos de experiência;
  • Capacidade comprovada na resolução de problemas, aconselhamento individual e em grupo para adolescentes/ | jovens, boa comunicação, planeamento, competências interpessoais e organizacionais, pesquisa social capacidade de redação de relatórios;
  • Experiência previa na coordenação de actividades para jovens é altamente desejável;

COMO SE CANDIDATAR

Caso sua experiência e habilidades estejam alinhadas com a posição acima, envie seu Curriculum Vitae (CV) detalhado e cópias dos certificados académicos, através do seguinte endereço: Recruitment.SOS@soscvs.org.mz

com o assunto YDO-SOSCVMZ-2026 PEMBA.

Só serão contactados os candidatos pré-selecionados.

Nota Importante sobre Salvaguarda:

A SOS Aldeias de Crianças tem tolerância zero relativamente à exploração e abuso sexual, assédio, fraude, corrupção e quaisquer outras formas de ma conduta. Esta função esta sujeita a verificações rigorosas de antecedentes, incluindo referências profissionais e antecedentes criminais, com o objectivo de garantir a segurança e proteção das crianças.

Valorizamos a motivação, compromisso com os direitos humanos e uma abordagem ética e responsável a salvaguarda. Durante o processo de seleção, serão igualmente avaliadas competências comportamentais e valores institucionais.

Encoraja-se a candidatura de pessoas de sexo feminino!