Analista de Controlo de Operações

Requisitos 

  • Licenciatura em Gestão de Empresas, Auditoria e Contabilidade, ou áreas afins;
  • Pelo menos cinco (5) anos de experiência em Controlo Interno ou Governação e Controlo, Auditoria Interna, Risco Operacional ou funções similares;
  • Amplo conhecimento dos processos e técnicas de controlo de operações, financeiras, compliance, risco e outras áreas de suporte ao negócio;
  • Domínio dos padrões de gestão de risco empresarial (Enterprise Risk Managment Framework);
  • Conhecimento detalhado dos produtos e processos do Banco;
  • Compreensão abrangente dos processos de transacções bancárias relevantes para produtos e serviços oferecidos aos Clientes;
  • Conhecimento da legislação aplicável;
  • Compreensão de banca (nos seus diferentes segmentos de negócio) e a interface entre as diferentes funções de suporte;
  • Habilidades de identificação, avaliação e mitigação de riscos;
  • Habilidades de negociação;
  • Capacidade de analisar tendências e fazer previsões;
  • Fluência nas línguas portuguesa e inglesa; e
  • Conhecimentos profundos de informática (Microsoft Office incluído ferramentas que permitam análise de risco e de dados) e outros aplicativos de computador.

Responsabilidades e Atribuições

  • Planear, liderar e executar actividades de monitoria na Direcção de Operacoes baseadas em padrões internos e de gestão estabelecidos.
  • Apoiar as diferentes áreas das Operações durante o processo de revisões de garantias, e assegurar que os planos de acções correctivas respondem aos riscos identificados;
  • Gerir os riscos sob responsabilidade do Director de Operações;
  • Monitorar a resolução de fecho de acções correctivas resultantes das diversas revisões de garantia realizadas nas Operações.
  • Participar de iniciativas de negócio e áreas de suporte, incluindo fóruns e comités (por ex. comité de gestão de mudanças, etc.). E suportar no processo de análise de riscos das mesmas, para garantir que os requisitos de desenho, implementação e monitoria de controlo sejam considerados, adequadamente executados, sustentáveis e devidamente reportados.
  • Garantir a implementação eficaz das ferramentas de controlo de processos, controlo de perdas, gestão de incidentes, RCSA e KRIs, BCM, IRM de acordo com as ferramentas de gestão de risco aprovadas.
  • Fomentar um ambiente de inovação para soluções proporcionais ao risco, simples, sustentáveis e, ainda assim, eficazes para aprimorar os recursos de Controle chave dentro da função de Controlo.
  • Educar, disseminar boas práticas e fornecer directrizes as áreas operativas das Operações.

 

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS ESPECIAIS

  • Capacidade de definir prioridades, acompanhar tarefas atribuídas com supervisão limitada;
  • Ser capaz de identificar e compreender a necessidade do negócio e sua estratégia com foco em dar suporte na gestão do risco;
  • Capacidade de identificar nós de estrangulamento e recomendar a sua eliminação e a devida actualização no manual de normas e procedimentos;
  • Excelentes habilidades de comunicação (escrita e oral), capacidade de comunicar claramente quando interpretar e explicar informação relacionada com Controlo de Operações;
  • Capacidade para trabalhar de forma independente e ser um bom membro da equipa;
  • Alto sentido de responsabilidade;
  • Elevado nível de integridade e profissionalismo;
  • Alta capacidade de análise;
  • Capacidade de trabalhar sob pressão;
  • Capacidade de organização;
  • Criatividade e disciplina; e
  • Orientado aos resultados.

COMO CANDIDATAR-SE

Para candidatar-se, por favor aceda ao link:

Analista de Controlo de Operações | Standard Bank Moçambique