Analista de Controlo de Operações
Requisitos
- Licenciatura em Gestão de Empresas, Auditoria e Contabilidade, ou áreas afins;
- Pelo menos cinco (5) anos de experiência em Controlo Interno ou Governação e Controlo, Auditoria Interna, Risco Operacional ou funções similares;
- Amplo conhecimento dos processos e técnicas de controlo de operações, financeiras, compliance, risco e outras áreas de suporte ao negócio;
- Domínio dos padrões de gestão de risco empresarial (Enterprise Risk Managment Framework);
- Conhecimento detalhado dos produtos e processos do Banco;
- Compreensão abrangente dos processos de transacções bancárias relevantes para produtos e serviços oferecidos aos Clientes;
- Conhecimento da legislação aplicável;
- Compreensão de banca (nos seus diferentes segmentos de negócio) e a interface entre as diferentes funções de suporte;
- Habilidades de identificação, avaliação e mitigação de riscos;
- Habilidades de negociação;
- Capacidade de analisar tendências e fazer previsões;
- Fluência nas línguas portuguesa e inglesa; e
- Conhecimentos profundos de informática (Microsoft Office incluído ferramentas que permitam análise de risco e de dados) e outros aplicativos de computador.
Responsabilidades e Atribuições
- Planear, liderar e executar actividades de monitoria na Direcção de Operacoes baseadas em padrões internos e de gestão estabelecidos.
- Apoiar as diferentes áreas das Operações durante o processo de revisões de garantias, e assegurar que os planos de acções correctivas respondem aos riscos identificados;
- Gerir os riscos sob responsabilidade do Director de Operações;
- Monitorar a resolução de fecho de acções correctivas resultantes das diversas revisões de garantia realizadas nas Operações.
- Participar de iniciativas de negócio e áreas de suporte, incluindo fóruns e comités (por ex. comité de gestão de mudanças, etc.). E suportar no processo de análise de riscos das mesmas, para garantir que os requisitos de desenho, implementação e monitoria de controlo sejam considerados, adequadamente executados, sustentáveis e devidamente reportados.
- Garantir a implementação eficaz das ferramentas de controlo de processos, controlo de perdas, gestão de incidentes, RCSA e KRIs, BCM, IRM de acordo com as ferramentas de gestão de risco aprovadas.
- Fomentar um ambiente de inovação para soluções proporcionais ao risco, simples, sustentáveis e, ainda assim, eficazes para aprimorar os recursos de Controle chave dentro da função de Controlo.
- Educar, disseminar boas práticas e fornecer directrizes as áreas operativas das Operações.
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS ESPECIAIS
- Capacidade de definir prioridades, acompanhar tarefas atribuídas com supervisão limitada;
- Ser capaz de identificar e compreender a necessidade do negócio e sua estratégia com foco em dar suporte na gestão do risco;
- Capacidade de identificar nós de estrangulamento e recomendar a sua eliminação e a devida actualização no manual de normas e procedimentos;
- Excelentes habilidades de comunicação (escrita e oral), capacidade de comunicar claramente quando interpretar e explicar informação relacionada com Controlo de Operações;
- Capacidade para trabalhar de forma independente e ser um bom membro da equipa;
- Alto sentido de responsabilidade;
- Elevado nível de integridade e profissionalismo;
- Alta capacidade de análise;
- Capacidade de trabalhar sob pressão;
- Capacidade de organização;
- Criatividade e disciplina; e
- Orientado aos resultados.
COMO CANDIDATAR-SE
Para candidatar-se, por favor aceda ao link:
Analista de Controlo de Operações | Standard Bank Moçambique