Job Description

 

Fornecer apoio as áreas Comerciais e ao segmento de Retalho em soluções de informação e dados, efectuando análises especializadas com vista a recomendar melhorias na qualidade, uso, tratamento e gestão dos dados para tomada de decisões.

  • I. Análise e Tratamento Dados

  • Contribuir para a melhoria  as decisões de negócio, fornecendo inteligência de negócio (informação e dados) precisa e fiável, juntamente com a análise de tendências.
  • Usar tecnicas e ferramentas ( Power BI, Excell, SQL) para analisar tendencias, comportamentos, perfis e relacionamentos comportamentais de transações, performance de produtos, clientes para auxilio de decisões de gestão.
  •  Criar, testar e implementar painéis e soluções de Bunissess Iinteligence  que melhorem os resultados de negócio, com foco na redução de riscos e custos, aumento da rentabilidade, optimização da eficiência e facilitação da tomada de decisões estratégicas.
  • Analisar informações derivadas para criar conhecimento de valor acrescentado sobre os produtos, canais, níveis de serviço, tendências ou clientes do banco.
  • Obter e tratar dados de diversas fontes ( Core Banking, MIS Tool, DataBase).
  • Indentificar e corrigir incosistencias e erros na fonte de dados de modo a garantir informação correcta e adequada.
  • Monitorar procativamente a peformance do negócio de acordo com os principais indicadores de performance (KPI) e propor melhorias e recomendar soluções com base em Business Inteligence.
  • Inovar identificando a solução mais adequada para cada situação, como flexibilidade na entrega e soluções personalizadas que resultem em resultados mais eficientes.
  • Gerir os custos ou despesas no âmbito do orçamento aprovado para obter eficiência.
  • Identificar, controlar e fazer escalar os potenciais riscos que possam implicar um aumento dos custos.
  • Executar projectos/iniciativas de inteligência de negócio ou análise relevantes, alinhados com os objetivos
  • Colaborar com as unidades do segmento de Retalho e outras (IT, Produtos, Risco, Credito, Compliance) de modo a perceber os desafios e propor soluções com base em analise de dados.

 

II. Relatórios

  • Compilar resultados de analises em relatórios ou apresentações para a gestão do segmento e outros parceiros de negocio.
  • Fornecer aos usuarios internos informações relevantes  sobre o desempenho das  opções de produtos e serviços.
  • Assegurar que a prestação de serviços de informação e dado é exacta, atempada e de elevado nível de qualidade.
  • Distribuir relatórios regulares sobre a prestação dos varios produtos serviços em relação aos acordos de nível de serviço acordados e em termos de objectivos gerais do segmento de Retalho.
  • Recollher informação para analisar o progresso da performance , que contribua para a elaboração de relatórios, a tomada de decisões e a identificação de oportunidades de melhoria.
  • Ponto focal de elaboração de relatórios de gestão e desempenho do Segmento de Retalho.
  • Melhorar e automatizar continuamente relatórios recorrentes para impulsionar a eficiência de negócio.

Indetificar tendencias, riscos e oportunidades para o segemento de Retalho na compenente transacional, de crédito

 

III. Governança e Comformidade

  • Assegurar o cumprimento dos requisitos estatutários, legislativos, políticos e de governação relevantes na área de responsabilidade.
  • Assegurar a aplicação das políticas, da governação e das normas práticas pertinentes ao níve do negócio.
  • Manter um conhecimento especializado das alterações legislativas relevantes, das melhores práticas do sector e dos procedimentos e requisitos internos de compliance.
  • Assegurar que sejam adoptadas as acções de compliance em termos de sistemas e procedimentos, conforme estabelecido pela organização.
  • Implementar e contribuir para o desenvolvimento de procedimentos e processos de governação e compliance na área de especialização e identificar riscos.
  • . estratégicos, com medidas de desempenho específicas e sistemas de controlo para acompanhar o progresso.
  • Envolvimento em novos projectos, concepção e desenvolvimento de soluções analíticas de dados em linha com os requisitos de engócio e pedidos de serviços ad hoc através de informações dos clientes de acordo com o prazo e especificações exigidos.
  • Manter-se a par das inovações nos serviços financeiros e formular recomendações sobre melhorias de processos para ajudar a alcançar os objetivos de negócio.
  • Cumprir os objectivos operacionais e de custos.
  • Desenvolver relações que permitam a gestão das expectativas, a partilha de conhecimentos e de perspectivas diversas e a criação de uma base de suporte.
  • Estabelecer relações interfuncionais para obter e prestar apoio as outras unidades do segemento de Retalho.

 

Experiência e Qualificação Exigida

  • Licenciatura em Estatistica, Engenharia Informatica, Analise de dados, Gestão ou Finanças
  • Fluência em Inglês e Português
  • Formação ou solidos conhecimentos  em analise de dados/ Data Querying
  • Mínimo de 3 anos em análise de dados
  • Dominio avançado de Excell e outras ferrramentas

 

Competências

  • Soóida capacidade analitica, atenção ao detalhe e mentalidade de resolução de problemas.
  • Conhecimento de produtos e serviços bancários.
  • Capacidade criativa e de inovação

 

#post
#FNB
#LI

 

Job Details

 

Take note that applications will not be accepted on the below date and onwards, kindly submit applications ahead of the closing date indicated below.

 

 

30/06/25

 

All appointments will be made in line with FirstRand Group’s Employment Equity plan. The Bank supports the recruitment and advancement of individuals with disabilities. In order for us to fulfill this purpose, candidates can disclose their disability information on a voluntary basis. The Bank will keep this information confidential unless we are required by law to disclose this information to other parties.

Como candidatar-se:

Candidate-se acedendo ao link –

Careers