Descrição
O nosso Cliente é uma prestigiada empresa que actua na área das finanças.
FUNÇÃO
Será responsável por: realizar o mapeamento de dados de 100 relatórios regulamentares, identificando fontes de informação e conduzindo entrevistas com os responsáveis pelos relatórios para compreender seu processo de geração, compilação, processamento e submissão ao regulador; documentar os processos, classificar os relatórios conforme o potencial de automatização/optimização e validar a conformidade regulatória; analisar todos os relatórios regulamentares do banco; identificar a origem das informações como sistemas, bases de dados e processos operacionais; determinar como cada relatório pode ser automatizado e ou optimizado e implementar essas automações/optimizações; avaliar e propor formas de automação para cada relatório, utilizando ferramentas e tecnologias apropriadas interagindo com equipas IT e compliance; colaborar com diferentes departamentos para garantir a precisão e a conformidade dos dados; na entrega final, dos relatórios é esperado: o mapeamento de dados detalhado, a documentação dos processos de criação até a submissão de cada relatório, a classificação de cada relatório quanto ao seu potencial de automação, criação de um plano estruturado de automação com base nesse mapeamento, automação/optimização dos relatórios.
Requisitos
- Licenciatura em Ciência da Computação, Engenharia de Dados, Estatística, ou área relacionada;
- Certificações em gestão de dados ou análise de dados são um diferencial;
- Experiência prévia em um ambiente bancário ou financeiro é altamente desejável;
- Experiência em mapeamento de dados, incluindo a identificação de fontes de dados e a criação de fluxos de dados;
- Compreensão profunda dos requisitos regulamentares, como FINREP, Basel III/IV, BCBS239, IFRS, EBA, entre outros;
- Experiência com bancos de dados relacionais (Oracle, SQL Server, PostgreSQL) e ferramentas de ETL;
- Proficiência em ferramentas de Business Intelligence (BI) como Tableau, Power BI, ou similares;
- Habilidade em automatizar processos de relatórios utilizando ferramentas como Python, Power BI, e SQL Server, Alteryx;
- Conhecimento em gestão de dados, incluindo a criação e manutenção de data marts e data warehouses;
- Capacidade de analisar grandes volumes de dados e identificar padrões e inconsistências;
- Excelentes habilidades de comunicação para trabalhar com diferentes equipes e apresentar resultados de forma clara e concisa;
- Capacidade de garantir a precisão e a conformidade dos dados em todos os relatórios;
- Disponibilidade para um contrato com duração de 01 ano.
Benefícios
A oportunidade de integrar uma equipa de trabalho forte e dinâmica, que proporciona um pacote de remuneração compatível com as qualificações e experiência demonstradas.
DATA LIMITE DE CANDIDATURA: 24 de Junho de 2025.
Processo de candidatura
Candidate-se acedendo ao link: