Descrição da empresa

SNV é uma organização não-lucrativa de desenvolvimento internacional. Fundada na Holanda há mais de 50 anos, construímos uma presença local, a longo prazo em mais de 25 países mais pobres na Ásia, África e América Latina. A nossa visão é um mundo onde, em todas as sociedades, todas as pessoas vivem com dignidade e tem oportunidades equitativas a prosperar de forma sustentável. A nossa missão é reforçar as capacidades e catalisar parcerias que transformam os sistemas de Agro-alimentar, Energia e Água que permitem vidas sustentáveis e mais equitativas para todos.

A SNV está a implementar o Programa T WASH II (2023 – 2026) financiado pela FCDO, com o objetivo de apoiar o Governo de Moçambique a melhorar a qualidade dos serviços de WASH nas Áreas Rurais através do PRONASAR, em um processo contínuo de capacitação das agências governamentais responsáveis pela execução do programa a nível central, provincial e distrital. Como parte deste programa, a SNV criou uma Equipe de Gestão de Fundos (FM) que visa apoiar o governo na gestão de diferentes empreiteiros privados para realização de actividades do programa, incluindo a construção de infraestruturas de WASH e Campanhas de Mobilização Comunitária, e uma Equipe de Capacitação (CBA) que centra-se nas principais províncias-alvo: Zambézia e Nampula, para trabalhar com os governos províncias e distritais no fortalecimento de sistemas de prestação descentralizada de serviços de WASH e Nutrição.

O objectivo principal da posição é de fornecer conhecimentos técnicos e serviços de assessoria em Finanças Públicas e Procurement e intervenções ao projecto, fornecendo o seu contributo ao Gestor da Equipe de Gestão de Fundos e aos parceiros do programa, a fim de cumprir os objectivos acordados, realizar intervenções bem-sucedidas, identificar oportunidades e áreas a melhorar, para assegurar resultados de qualidade.

Descrição do emprego

Responsabilidades Chave:

  • Fortalecer os mecanismos de transparência na utilização dos fundos do projecto alocados ao Governo de Moçambique (MOPHRH, DPOP and SDPI), a fim de cumprir com as políticas de regulamento de gestão das finanças pública;
  • Desenvolver e harmonizar os sistemas de planificação financeira e orçamentação nas unidades governamentais, com ênfase especial na inclusão do orçamento das actividades de água e saneamento;
  • Reforçar o uso de procedimentos operacionais e da aplicação da legislação nacional relacionados com a empreitada de obras e aquisição de bens e serviços públicos;
  • Desenvolver a implementação de uma auditoria e mecanismos de controlo interno aos fundos alocados ao governo para uma maior responsabilização e transparência;
  • Apoiar na monitoria e controlo do orçamento do programa alocado a Unidade de Gestão e tomar acções corretivas para estar em conformidade com o plano de trabalho do projecto;
  • Dar apoio nos lançamentos contabilísticos das despesas dos fundos do programa alocados a Unidade de Gestão e apoiar na elaboração das correções necessárias;
  • Contribuir na preparação e submissão dos relatórios financeiros dos fundos do programa alocados a Unidade de Gestão e realizar as análises financeiras correspondentes;
  • Desenvolver e reforçar parcerias eficazes orientadas para a partilha de conhecimentos entre os intervenientes relevantes.

Habilitações

Requisitos Chaves:

  • Mínimo de Licenciatura em Administração de Empresas, Finanças, Contabilidade, Administração Pública ou outra área afim;
  • Pelo menos 5 anos de experiência de trabalho relevante na gestão das finanças públicas e 2 anos de experiência de trabalho relevante na gestão financeira de projectos de assistência técnica;
  • Conhecimento e experiência com o funcionamento do sector público, sector privado e organizações da sociedade civil em Moçambique;
  • Experiência em dar formação/orientação/capacitar nas políticas de gestão das finanças públicas e seus regulamentos;
  • Conhecimento e experiência de trabalho em projectos do sector da Água e Saneamento e uma vantagem significativa;
  • Fortes habilidades interpessoais;
  • Habilidades comprovadas na análise de dados e elaboração de relatórios;
  • Disponibilidade para viagens frequentes em território nacional;
  • Proficiência oral e escrita em Inglês e Português.

Informações adicionais

A SNV é uma organização de oportunidades iguais e encoraja positivamente as candidatas qualificadas e elegíveis do género feminino, indepentemente da sua raça, condição fisica, idade, religião ou estado civil a submeter candidaturas.

 

Candidaturas:

Caso tenha as habilidades e atributos adequados, envie a sua candidatura e CV até o dia 28 de Março de 2025

Somente os/as candidatos/as selecionados/as para entrevista serão contactados no prazo de duas semanas após a data de encerramento das candidaturas.