A Solidar Suíça pretende recrutar um (1) Assistente de Projecto para Chimoio.
Sobre a organização:
A Solidar Suíça é uma organização não-governamental que trabalha no campo de cooperação para o desenvolvimento e ajuda humanitária em Moçambique e outros países de África, América Latina, Ásia e Europa de Leste, estando presente em Moçambique a mais de 40 anos, trabalhando nos programas de Democracia & Sociedade Civil, Economia e Trabalho e Assistência Humanitária, especialmente na região centro, nas províncias de Tete, Sofala e Manica.
No âmbito de um projecto que conta com o financiamento da GIZ, a Solidar Suíça pretende contratar um Assistente de Projectos baseado no Distrito de Bárue.
Objectivo do cargo:
O Assistente de Projecto deverá sob supervisão do Oficial de Programa, Administrar e supervisionar a implementação do projeto WE4D Sustainable community development through skills training and promotion of environmentally friendly employment initiatives, no âmbito do programa economia e trabalho com abordagem de formação e desenvolvimento do capital humano com foco em associações, grupos liderados por mulheres, referente a estratégias e abordagens inovadoras para melhorar as oportunidades socioeconómicas e o emprego decente e iniciativas de emprego ambientalmente sustentáveis.
O Assistente de Projecto será responsável por todos os assuntos relacionados com a organização do processo de transferência de conhecimentos, e tecnologias aplicáveis amigos do ambiente nas actividades de formação técnico profissional de regime TVET para jovens, nas comunidades seleccionadas. O mesmo, assegurará o estágio utilizando a abordagem de trabalhos em grupo (micro e media empresas) na promoção do empreendedorismo, formação em competências para participantes beneficiários nos projetos de geração de renda e registo dos grupos em pequenas e media empresas.
O Assistente deverá, dirigir a implementação, o acompanhamento, a orientação, o controlo, a avaliação, a responsabilização, a aprendizagem e a gestão dos conhecimentos
relacionados com a empregabilidade de mulheres e jovens segundo a orientação do projecto.
É responsável ainda, pela execução do projecto “Sustainable community development through skills training and promotion of environmentally friendly employment initiatives”, e assegurar que os objectivos do projecto sejam atingidos com êxito.
Ele/ela coordena diretamente com o oficial do programa para uma compreensão e entrega profunda do projeto, e deverá ser um membro ativo da juventude e do desenvolvimento comunitário através da formação e trabalhos em grupo, assegurando a coordenação com todos os intervenientes chave do projecto no distrito.
Responsabilidades:
O Assistente de Projecto é responsável pelas tarefas que lhe forem delegadas pelo oficial do programa em colaboração com o oficial de projectos.
Principais tarefas:
a) Projeto de Geração de Renda (start ups):
- Apoiar a promoção da partilha de conhecimentos e da cultura de aprendizagem organizacional na área de implementação do projeto, promovendo assim a visibilidade organizacional.
- Assegurar que os grupos de mulheres e jovens existentes nas comunidades abrangidas a maioria dos quais não possuem nível de escolaridades e participantes beneficiários do projecto WE4D (mulheres e jovens), recebam formação em actividades de economia verde / ecológica amigo do ambiente).
- Promoção de construção de infraestruturas para a criação de peixe, produção de batata reno, apicultura, produção de fertilizante orgânico & hortas botânicas, sistemas de reserva de água e regadio.
- Ajudar a identificar potenciais necessidades de formação profissional para meios de subsistência nos locais de implementação do projeto com base no conceito de desenvolvimento rural inclusivo e divulgar conhecimentos relevantes e transferência de informações em redes distritais e plataformas de colaboração.
- Fornecer orientações e ou opiniões ao pessoal de Solidar Suisse, aos parceiros do projeto e a outras partes interessadas para lhes permitir a partilha de conhecimentos.
b) TVET (Technical Vocational Education and Training):
- Participar ativamente na seleção final e na formação dos artesãos/instrutores locais, consultores, prestadores de serviços e outros, inscrição e ingresso das mulheres e jovens na formação, participar na planificação curricular dos cursos de formação básica técnico profissional, nos instrumentos e materiais de formação e garantir o estágio pré profissional. (troca de experiencias).
- Participar activamente nos escrutínios dos currículos de formação TVET e sua aplicabilidade e metodologia contextual para a devida transferência de conhecimentos, informação e tecnologias; motivar a participar dos jovens na formação técnico profissional na promoção do auto emprego.
- Defender e promover ativamente as condições de saúde e segurança no local de trabalho durante a formação e facilitar a certificação oficial. Facilitar a criação de conjuntos de ferramentas iniciais para iniciativas de autoemprego através de uma abordagem de trabalho em grupo start ups – micro empresas.- Fornecer liderança técnica e de gestão e apoio aos artesãos/instrutores locais e aos parceiros para a planificação, a implementação e o acompanhamento das actividades do projeto de formação, produção e de geração de renda.
- Assegura igualmente a coordenação com todas as partes interessadas no distrito de Barué e é responsável pela elaboração de relatórios e gestão do projecto.
- Assegurar que as mulheres 70% e jovens realizem a sua formação profissional nível básico de curta duração com acompanhamento durante a vigência do projecto;
- Assegurar que os artesãos/instrutores locais recebem uma capacitação em formação de formadores na planificação e pedagogia básica e simplificada (ToT) regime intensivo;
- Assegurar que as iniciativas das mulheres em grupos existentes e de jovens sejam apoiadas com kits de ferramentas iniciais (utilizados durante a formação) e sejam organizadas em termos de aprendizagem e trabalho;
- Aplicar o quadro lógico do projeto, acompanhar e medir os resultados do projecto;
- Estabelecer uma linha média e progressiva de compilação de dados e informações para definir as lições aprendidas e as boas práticas, bem como para elaborar relatórios sobre os projectos;
- Prestar assistência na tomada de decisões durante a fase de execução dos projectos, com base em dados e relatórios de resultados.
- Contribuir para a elaboração do relatório final sobre a conclusão do projeto em colaboração com os serviços públicos do governo distrital.
- Colaborar direitamente com os sectores SDEJT, SDAE, SDSMAS, SDPI nas actividades correspondentes;
- Assegurar a entrega atempada dos planos de trabalho, orçamentos e processos de aquisição de materiais e equipamentos estabelecidos para o projeto, monitorizando a implementação dos mesmos para atingir os objectivos do projeto.
- Assegurar a gestão e a supervisão dos parceiros de implementação e dos prestadores de serviços para obter resultados técnicos de alta qualidade, recolher todos os dados necessários para avaliar o progresso do Projeto no sentido de alcançar os resultados pretendidos.
- Participar nas reuniões distritais sempre que necessário, apresentar atempadamente aos responsáveis de programas de desenvolvimento na Solidar (Economia & Trabalho, Democracia & Sociedade Civil).
- Preparar relatório mensais trimestrais, semestrais e anuais;
- Realizar outras actividades relevantes consideradas necessárias para o bom funcionamento das actividades no Programa de Desenvolvimento de Solidar Suisse.
- Ser o ponto focal dentro do grupo de trabalho NEXUS para a mobilização de recursos, inovação e visibilidade no distrito.
- Promover troca de experiências com os start ups de outros distritos em regime de estágio laboral.
c) Responsabilidades financeiras
- Preparar um orçamento operacional trimestral em colaboração com o Oficial de Projeto/Programa, o Coordenador Representante e o Departamento de Finanças e Recursos Humanos para assuntos relacionados com a formação de mulheres e jovens nos projectos geração de renda no distrito de Barué durante a fase de implementação do projeto.
- Participar no inventário interno dentro da área geográfica do projeto e faz recomendações.
- Participar e preparar todos os documentos de aquisição em colaboração com artesãos locais, fornecedores de serviços, consultores, serviços distritais e beneficiários participantes seguindo os princípios recomendados pela Solidar Suíça.
d) Competências:
- Representar a Solidar a nível distrital no âmbito da sua área de responsabilidade.
- Possuir o nível de formação ensino superior nas áreas de ciências sociais e humanidade.
- Experiência desejável na gestão e administração de projectos financiados por doadores, com capacidade comprovada para coordenar e gerir com êxito o trabalho do projeto de formação e desenvolvimento capital humano com produção orientado para o mercado.
- Dinâmico, capaz de trabalhar com um mínimo de supervisão, possui uma formação agrícola favorável, experiência em programas de desenvolvimento rural, compreende a temática das alterações climáticas e dos empregos verdes para os jovens e mulheres.
- Experiência em desenvolvimento do capital humano através da formação de competências dos artesãos, jovens, gestão, motivação e acompanhamento; competências de gestão de pequenas empresas abordagem de trabalho em grupo start ups, formação em competências técnicas TVET e/ou experiência de ensino relevante no projeto e capacidade para explicar claramente as questões do projeto aos parceiros e às partes interessadas.
- Experiência em apresentações; conhecimentos em matéria de acompanhamento/ monitoria e avaliação; capacidade de redação de relatórios, com um registo comprovado de entrega atempada.
- Experi6encia no trabalho de desenvolvimento sustentável na zona rural na formação, produção e empreendedorismo/orientado para o mercado nas seguintes áreas de renda:
- i. Produção de peixe telapia em tanques;
- ii. Produção de batata reno;
- iii. Produção de mel e;
- iv. Produção de fertilizantes orgânicos & horta orgânica / plantas e ervas medicinais.
- Possuir capacidade de transmitir os princípios da abordagem “Personal Initiative Training” modelo GiZ. This will focus on building entrepreneurship mindset capacities and pro-active behaviors in individuals to enhance business skills knowledge to overcome obstacles and achieve goals in business development. Acima de tudo orientação em agro processamento e empreendedorismo.
- Ser um tecnocrata, fluente nas línguas portuguesa, cimanyica, cibarue e cisena.
- O conhecimento da língua inglesa básica é uma vantagem adicional.
- Bons conhecimentos de informática: word, excel, power point.
- O candidato deve ter pleno conhecimento da posição geográfica, climática e cultura do povo Macombe – Barué 03 Postos Administrativos (áreas de implementação do projeto);
- Ser um defensor da economia e empregos verdes em resposta aos desafios das alterações climáticas.
- Possuir experiência de trabalho com comunidades rurais, cientes dos participantes beneficiários com baixo nível de literacia e numeracia, capacidade de efectuar a transferência de conhecimentos e tecnoclogia na formação em competências do saber fazer para o autossustento das mulheres e jovens.
- Disponível em fixar residência em Catandica vila Sede do distrito de Barué, respeitando a língua, cultura, costumes e valores do povo Barué no conceito de integração harmonial para o desenvolvimento sustentável;
- Experiência no uso de motorizada em zonas arenosas, de lama e montanhosa.
- Recomenda se o uso de material de proteção e segurança no uso da motorizada (capeceta, luvas, botas e outros materiais de protecção pessoal).
Processo de candidatura:
Os candidatos interessados devem submeter as candidaturas para o seguinte email: recruitment@solidarmoz.org, ou pelo endereço: Rua da Zâmbia 524, Bairro 2 – Chimoio.
DATA LIMITE DE CANDIDATURA: 26 de Setembro de 2025