SOBRE A Acted

A Acted está empenhada em prestar ajuda humanitária imediata para apoiar as pessoas em situação de necessidade urgente e proteger a dignidade das pessoas, ao mesmo tempo que cria oportunidades a longo prazo para o crescimento sustentável e a realização do potencial das pessoas. A Acted esforça-se por responder a crises humanitárias e criar resiliência; promover o crescimento inclusivo e sustentável; co-construir uma governação eficaz e apoiar a construção da sociedade civil em todo o mundo, investindo nas pessoas e no seu potencial. O compromisso da Acted e das suas equipas é orientado por 4 valores fundamentais.

OBJECTIVOS DO TRABALHO

O/A Assistente prestará apoio directo às áreas de Recursos Humanos/Administração, Finanças e Logística sob a supervisão dos respectivos Oficiais em Pemba. Será responsável por executar tarefas administrativas e operacionais de acordo com os pedidos dos Oficiais e as directrizes do Manual da Acted.

DEVERES E RESPONSABILIDADES

  • Administração (10%)
    • Preparar requisições internas de material de escritório em coordenação com outros departamentos.
    • Actualizar mensalmente a lista de contratos administrativos e partilhar com a equipa.
    • Manter actualizado o registo de vistos dos/as expatriados/as e apoiar na entrega de documentação junto às autoridades competentes.
    • Apoiar na organização logística de reuniões.
    • Recursos Humanos (30%)
    • Apoiar a gestão de RH local, incluindo controlo de presenças, preparação de contratos e actualização de saldos de férias.
    • Assegurar que todos os/as colaboradores/as estão informados sobre alterações ao Manual de RH e assinaram o Código de Conduta.
    • Gerir documentos necessários para relatórios internos.
  • Recrutamento & Integração (5%)
    • Apoiar na organização de testes e entrevistas.
    • Realizar verificações de referências.
    • Organizar processos de onboarding (documentação, contratos, sessões de indução, etc.).
    • Logística – Procurement (30%)
    • Executar processos de aquisição (colecta de cotações, ordens de compra, etc.) segundo as normas da ACTED.
    • Preparar verificações técnicas e assegurar conformidade documental.
    • Actualizar e monitorar o registo OFFU semanalmente.
    • Logística – Gestão de Activos e Frota (20%)
    • Controlar o inventário de bens por projecto e por doador.
    • Coordenar o abastecimento de viaturas e verificar os registos de combustível.
    • Controlar os livros de bordo dos motoristas e assegurar a sua actualização e arquivo mensal.
  • Finanças (5%)
    • Apoiar no processo de pagamentos a fornecedores conforme as normas da ACTED.
    • Garantir que toda a documentação financeira seja digitalizada e arquivada adequadamente.

QUALIFICAÇÕES

  • Experiência profissional:
  • Mínimo de dois (2) anos de experiência profissional, incluindo um (1) ano em uma ONG internacional.
  • Experiência de trabalho com os serviços de apoio (Administração, RH, finanças, logística, etc.).
  • Experiência na implementação de clubes de horticultura em escolas ou na formação de crianças e adolescentes em agricultura é uma vantagem significativa.
  • Mínimo de quatro (4) anos de experiência no sector de ONGs.

Formação:

  • Licenciatura em Administração, Direito, Psicologia Organizacional ou áreas afins.

Competências:

  • Elevado sentido de organização, proactividade e capacidade de trabalhar sob pressão.
  • Fortes competências interpessoais, espírito de equipa e sensibilidade cultural.
  • Habilidade para gerenciar o tempo de forma eficaz, definir prioridades e trabalhar sob pressão.
  • Capacidade de trabalhar em equipe, com boas habilidades interpessoais, diplomacia e flexibilidade diante da mudança de prioridades.
  • Excelentes habilidades de comunicação e competências em
  • Alinhamento com os princípios e objectivos da Acted.

Idiomas:

  • Fluência em Português e Inglês.

Informática:

  • Boa proficiência em ferramentas informáticas, especialmente no pacote Microsoft Office.

Os(as) candidatos(as) interessados(as) são convidados(as) a apresentar um dossiê completo de 05 a 11 de Agosto de 2025, poe email indicando o título do cargo e o número de referência, através do endereço electrónico: jobs.mozambique@acted.org

  • Apela-se aos candidatos a escreverem o título da vaga no campo do assunto do e-mail. A Acted reserva-se ao direito de apenas contactar os candidatos apurados a próxima fase.

Adesão à política de ecologização da acted:

A estratégia ecológica da Acted visa combater a degradação ambiental e as alterações climáticas, satisfazendo simultaneamente as necessidades dos mais vulneráveis, que são frequentemente os mais afectados pelo agravamento da crise ambiental. Cada colaborador da Acted respeitará estes princípios através de responsabilidades fundamentais de programação ecológica:

  • Contribuir para a adesão e o desenvolvimento do plano estratégico de ecologização.
  • Explorar oportunidades e/ou soluções inovadoras de programação ecológica no âmbito das suas responsabilidades e funções
  • Incentivar e promover processos de protecção do ambiente e normas de programação ambiental em conformidade com os PON e as notas de orientação técnica

Adesão à política pseah da acted:

O Candidato tem a responsabilidade de respeitar a política da Acted de protecção contra a exploração sexual, os abusos e o assédio (política PSEAH). O Candidato terá de completar todas as formações obrigatórias relacionadas com o Código de Conduta e a política de PSEAH e comunicar qualquer problema de protecção, como violações das políticas organizacionais ou códigos de conduta, de acordo com os procedimentos da Acted. O Candidato está mandatado para desempenhar as suas funções de forma a não prejudicar crianças, adultos vulneráveis ou outro pessoal ou voluntários.

COMO CANDIDATAR-SE

Os/as candidatos/as interessados/as devem enviar: jobs.mozambique@acted.org

  • CV actualizado incluindo 3 referências validas e contactáveis;
  • Certificados académicos e profissionais.