ANÚNCIO DE VAGA

Chefe de Serviço de Recuperação Especializada de Crédito para Clientes Particulares, Private e Alta Renda

CIDADE DE MAPUTO

REQUISITOS:

  • Licenciatura em Direito, Economia, Finanças, Contabilidade ou Gestão de Empresas;
  • Possuir bom conhecimento do processo de cobrança de créditos em incumprimento e das funções de gestão e estabelecer critérios relacionados a assuntos de rotina;
  • Conhecimento de questões processuais e legais envolvidas na resolução de dívidas, evoluindo de um entendimento claro das disposições de todos os requisitos legais relevantes;
  • Conhecimento de vários requisitos legais, particularmente no que diz respeito à recuperação nos processos de liquidação/insolvência/administração/liquidação de dívidas;
  • Compreensão dos sistemas, políticas e procedimentos do Banco, para optimizar as informações disponíveis para gerir e controlar a carteira de crédito vencido (NPL) e garantir o envio oportuno de todos os retornos e relatórios mensais/trimestrais;
  • Conhecimento do processo de gestão de desempenho;
  • Bons conhecimentos dos produtos para empréstimos do Banco; e
  • Conhecimento de informática na óptica de utilizador.

RESPONSABILIDADES E ATRIBUIÇÕES

  • Gestão das actividades diárias das equipas;
  • Gestão e liderança da equipa para garantir a minimização de perdas para o Banco, melhorando constantemente as cobranças do crédito vencido (NPL);
  • Gestão da política de reabilitação e retenção, para que os créditos sejam redefinidos coocorrentes;  Garantir que em termos de competência a equipa seja treinada o suficiente e que as tácticas de recuperação apropriadas sejam implementadas;
  • Garantir que os colaterais/garantias sejam recuperados com rapidez e eficiência, possibilitando a sua realização atempada, bem como a manutenção dos níveis desejados de provisões, para que as cobranças por redução ao valor recuperável estejam em conformidade com as diretrizes da política;
  • Manter boas relações de trabalho com as outras unidades de negócios do Banco e com as partes interessadas externas;
  • Garantir que todos os sistemas e controlos necessários estejam em vigor para gerir adequadamente a carteira de incumprimento e maximizar a reabilitação das contas em atraso;
  • Gerir e controlar estratégias e campanhas de cobranças no ambiente NPL, com o objectivo de maximizar a eficácia e a eficiência no processo de cobranças;
  • Garantir processos de retoma eficazes e eficientes ainda instalações de armazenamento seguras;
  • Operar dentro dos níveis de autoridade delegada e garantir que os colaboradores que reportam tenham níveis suficientes de mandato para realizar operações diárias;
  • Controlar e gerir a regularização de contas.

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS ESPECIAIS

  • Boa capacidade comunicativa e interpessoal;
  • Capacidade de gerir e controlar diversos projectos complexos;
  • Capacidade de gestão de conflitos;
  • Capacidade de trabalhar sob pressão e com altos níveis de exigência de concentração;
  • Capacidade de liderança e de gestão de pessoas em ambiente multidisciplinar;
  • Capacidade de organização e disciplina;
  • Visão sistémica e analítica;
  • Automotivação e energia;
  • Capacidade de discernir e estabelecer prioridades;
  •  Conhecimento das boas práticas de gestão de projectos e das metodologias de testes de software.

COMO CANDIDATAR-SE

Para candidatar-se, aceda ao link: https://lnkd.in/de8fTV3k