MINISTÉRIO DAS FINANÇAS

Direcção Nacional do Tesouro e Cooperação Financeira

MOÇAMBIQUE: PROJECTO DE ACESSO AO FINANCIAMENTO E OPORTUNIDADES ECONÓMICAS: MAIS OPORTUNIDADES

Unidade de Coordenação do Projecto

SOLICITAÇÃO DE MANIFESTAÇÃO DE INTERESSE

(Serviços de Consultoria Individual)

Identificação: Projecto N.º P17865 Crédito IDA n.º 7278

Objecto: GESTOR FINANCEIRO PARA UNIDADE DE GESTÃO DO FUNDO

CATALÍTICO PARA INOVAÇÃO E DESENVOLVIMENTO (FCID)

Referencia: Concurso N .: MZ-MEF-DNT-521783-CS-INDV

O Governo de Moçambique (GdM), através do Ministério das Finanças recebeu um financiamento do Banco Mundial para o custo do Projecto de Acesso ao Financiamento e Oportunidades Económicas: Mais Oportunidades e pretende aplicar parte dos recursos em Serviços de Consultoria de Gestor Financeiro para Unidade de Gestão do Fundo Catalítico para Inovação e Desenvolvi- mento (FCID).

Os serviços de Consultoria (“Serviços”) incluem:

  • Garantir uma gestão eficiente e transparente dos fundos, em conformidade com os procedimentos aprovados e com as regras do BM;
  • Estabelecer um sistema de registo, controlo e arquivo da documentação contabilística de modo a assegurar a exatidão e fiabilidade da informação financeira;
  • Participar na orçamentação do Plano de Trabalho Anual, sua implementação e sempre que necessário efectuar as devidas revisões orçamentais;
  • Elaborar relatórios financeiros e apurar os respectivos saldos orçamentais;
  • Assistir e treinar as instituições beneficiarias dos fundos do projecto, na organização e aplicação correcta dos procedimentos aprovados, no decorrer da implementação das suas actividades;
  • Acompanhar do ponto de vista das diretrizes do Manual de Políticas de subvenções o procurement de aquisição de bens para os subprojectos e as implicações financeiras do mesmo;
  • Assistir em matérias de gestão financeira e procurement as PMEs beneficiárias das subvenções do âmbito dos projectos financiados pelo Banco Mundial;
  • Assistir as PMEs na elaboração das propostas completas e participar na equipa de avaliação das mesmas;
  • Desenvolver modelos financeiros dos subprojectos do Fundo Catalítico de acordo com a dimensão das empresas;
  • Elaborar os acordos de subvenção, incorporando as condições de desembolso propostas pela UGF;
  • Elaborar o inventario dos activos, incluindo os bens em uso nas instituições beneficiarias e assegurar que este e consistente com os documentos financeiros;
  • Elaborar pedido de transferência de fundos para actividades programadas de acordo com o Plano de Trabalho e orçamento;
  • Apoiar na elaboração do orçamento e na organização logística de workshops e cursos de formação;
  • Preparar e participar nas auditorias e missões de avaliação e assegurar o acesso a toda a documentação e informação financeira;
  • Desenvolver outras actividades relacionadas com a implementação dos programas de financiamento as PMEs.

Os termos de referência (TOR) detalhados para a Consultoria podem ser econtrados no endereço abaixo ou podem ser fornecidos mediante solicitação para o seguinte e-mail: procurement.pled@gmail.com

O Ministério das Finanças (MF) convida consultores individuais elegíveis a submeterem sua manifestação de interesse para a posição de Especialista de Contabilidade para o Projecto. Os consultores interessados devem fornecer informações que demonstrem que possuem as qualificações exigidas e a experiência relevante para prestar os serviços (CV, experiencia de trabalho em condições similares, disponibilidade, etc).

O Gestor Financeiro deve ter no mínimo as seguintes qualificações e experiência:

  • Formação Académica: Licenciatura em Contabilidade e Finanças, Economia, Gestão ou Administração de Empresas;
  • Conhecimentos Técnicos:
  • Controlo Interno e Auditoria;
  • Normas Internacionais de Relato Financeiro;
  • Domínio profundo das disposições da legislação nacional aplicável;
  • Analise de crédito e avaliação de viabilidade sustentabilidade de projectos;
  • Familiaridade com os vários requisitos institucionais para os possíveis cumprimentos legais.

 Experiência Profissional:

  • Mínima de 5 anos, dos quais 3 anos em gestão financeira;
  • Experiência comprovada em gestão financeira de programas financiados por doadores;

Competências Linguísticas: Excelente capacidade de comunicação em português (fala e escrita) e inglês (fala e escrita);

Competências Informáticas: Experiência com programas informáticos de contabilidade internacionais;

Outros Requisitos: Disponibilidade para viajar e deslocar-se para zonas rurais e flexibilidade horária de trabalho.

Competências administrativas

  • Capacidade de resolução de problemas;
  • Aptidões numéricas;
  • Organização e planeamento;
  • Competências de comunicação;
  • Competências analíticas;
  • Forte resistência a pressão;
  • Boas Competências de Construção de Equipas.

Competências Comportamentais

  • Integridade
  • Criatividade
  • Logico e Analítico

A duração do contrato e de 12 meses, com possibilidade de renovação (em períodos sucessivos) conforme a avaliação do desempenho anual.

O consultor será seleccionado de acordo com o método de selecção de consultor individual estabelecido no Regulamento de Aquisições do Banco Mundial.

Mais informações podem ser obtidas no endereço abaixo, entre as 8.30 e 15.30 horas, durante os dias normais de expediente.

COMO CANDIDATAR-SE:

As manifestações de interesse deverão ser submetidas por escrito no endereço abaixo (pessoalmente ou, preferencialmente por e-mail), ate 14.30 horas, do dia 29 de Dezembro de 2025.

Ministério das Finanças

Direcção Nacional do Tesouro e Cooperação Financeira

Projecto de Acesso ao Financiamento e Oportunidades Económicas: Mais Oportunidades

Unidade de Coordenação do Projecto

Av. do Zimbabwe, n.º 1374

Maputo – Moçambique

Telefone: +258 21081643

Email: procurement.pled@gmail.com