MINISTÉRIO DAS FINANÇAS
Direcção Nacional do Tesouro e Cooperação Financeira
MOÇAMBIQUE: PROJECTO DE ACESSO AO FINANCIAMENTO E OPORTUNIDADES ECONÓMICAS: MAIS OPORTUNIDADES
Unidade de Coordenação do Projecto
SOLICITAÇÃO DE MANIFESTAÇÃO DE INTERESSE
(Serviços de Consultoria Individual)
Identificação: Projecto N.º P17865 Crédito IDA n.º 7278
Objecto: GESTOR FINANCEIRO PARA UNIDADE DE GESTÃO DO FUNDO
CATALÍTICO PARA INOVAÇÃO E DESENVOLVIMENTO (FCID)
Referencia: Concurso N .: MZ-MEF-DNT-521783-CS-INDV
O Governo de Moçambique (GdM), através do Ministério das Finanças recebeu um financiamento do Banco Mundial para o custo do Projecto de Acesso ao Financiamento e Oportunidades Económicas: Mais Oportunidades e pretende aplicar parte dos recursos em Serviços de Consultoria de Gestor Financeiro para Unidade de Gestão do Fundo Catalítico para Inovação e Desenvolvi- mento (FCID).
Os serviços de Consultoria (“Serviços”) incluem:
- Garantir uma gestão eficiente e transparente dos fundos, em conformidade com os procedimentos aprovados e com as regras do BM;
- Estabelecer um sistema de registo, controlo e arquivo da documentação contabilística de modo a assegurar a exatidão e fiabilidade da informação financeira;
- Participar na orçamentação do Plano de Trabalho Anual, sua implementação e sempre que necessário efectuar as devidas revisões orçamentais;
- Elaborar relatórios financeiros e apurar os respectivos saldos orçamentais;
- Assistir e treinar as instituições beneficiarias dos fundos do projecto, na organização e aplicação correcta dos procedimentos aprovados, no decorrer da implementação das suas actividades;
- Acompanhar do ponto de vista das diretrizes do Manual de Políticas de subvenções o procurement de aquisição de bens para os subprojectos e as implicações financeiras do mesmo;
- Assistir em matérias de gestão financeira e procurement as PMEs beneficiárias das subvenções do âmbito dos projectos financiados pelo Banco Mundial;
- Assistir as PMEs na elaboração das propostas completas e participar na equipa de avaliação das mesmas;
- Desenvolver modelos financeiros dos subprojectos do Fundo Catalítico de acordo com a dimensão das empresas;
- Elaborar os acordos de subvenção, incorporando as condições de desembolso propostas pela UGF;
- Elaborar o inventario dos activos, incluindo os bens em uso nas instituições beneficiarias e assegurar que este e consistente com os documentos financeiros;
- Elaborar pedido de transferência de fundos para actividades programadas de acordo com o Plano de Trabalho e orçamento;
- Apoiar na elaboração do orçamento e na organização logística de workshops e cursos de formação;
- Preparar e participar nas auditorias e missões de avaliação e assegurar o acesso a toda a documentação e informação financeira;
- Desenvolver outras actividades relacionadas com a implementação dos programas de financiamento as PMEs.
Os termos de referência (TOR) detalhados para a Consultoria podem ser econtrados no endereço abaixo ou podem ser fornecidos mediante solicitação para o seguinte e-mail: procurement.pled@gmail.com
O Ministério das Finanças (MF) convida consultores individuais elegíveis a submeterem sua manifestação de interesse para a posição de Especialista de Contabilidade para o Projecto. Os consultores interessados devem fornecer informações que demonstrem que possuem as qualificações exigidas e a experiência relevante para prestar os serviços (CV, experiencia de trabalho em condições similares, disponibilidade, etc).
O Gestor Financeiro deve ter no mínimo as seguintes qualificações e experiência:
- Formação Académica: Licenciatura em Contabilidade e Finanças, Economia, Gestão ou Administração de Empresas;
- Conhecimentos Técnicos:
- Controlo Interno e Auditoria;
- Normas Internacionais de Relato Financeiro;
- Domínio profundo das disposições da legislação nacional aplicável;
- Analise de crédito e avaliação de viabilidade sustentabilidade de projectos;
- Familiaridade com os vários requisitos institucionais para os possíveis cumprimentos legais.
Experiência Profissional:
- Mínima de 5 anos, dos quais 3 anos em gestão financeira;
- Experiência comprovada em gestão financeira de programas financiados por doadores;
Competências Linguísticas: Excelente capacidade de comunicação em português (fala e escrita) e inglês (fala e escrita);
Competências Informáticas: Experiência com programas informáticos de contabilidade internacionais;
Outros Requisitos: Disponibilidade para viajar e deslocar-se para zonas rurais e flexibilidade horária de trabalho.
Competências administrativas
- Capacidade de resolução de problemas;
- Aptidões numéricas;
- Organização e planeamento;
- Competências de comunicação;
- Competências analíticas;
- Forte resistência a pressão;
- Boas Competências de Construção de Equipas.
Competências Comportamentais
- Integridade
- Criatividade
- Logico e Analítico
A duração do contrato e de 12 meses, com possibilidade de renovação (em períodos sucessivos) conforme a avaliação do desempenho anual.
O consultor será seleccionado de acordo com o método de selecção de consultor individual estabelecido no Regulamento de Aquisições do Banco Mundial.
Mais informações podem ser obtidas no endereço abaixo, entre as 8.30 e 15.30 horas, durante os dias normais de expediente.
COMO CANDIDATAR-SE:
As manifestações de interesse deverão ser submetidas por escrito no endereço abaixo (pessoalmente ou, preferencialmente por e-mail), ate 14.30 horas, do dia 29 de Dezembro de 2025.
Ministério das Finanças
Direcção Nacional do Tesouro e Cooperação Financeira
Projecto de Acesso ao Financiamento e Oportunidades Económicas: Mais Oportunidades
Unidade de Coordenação do Projecto
Av. do Zimbabwe, n.º 1374
Maputo – Moçambique
Telefone: +258 21081643
Email: procurement.pled@gmail.com