ANÚNCIO DO CONCURSO PÚBLICO N.º RFQ 202509-22-006
AVALIAÇÃO DO NÍVEL DE IMPLEMENTAÇÃO DO PROGRAMA
TRIPLA RESILIÊNCIA NA PROMOÇÃO DA RESILIÊNCIA SOCIAL,
ECONÓMICA E CLIMÁTICA NO CORREDOR DA BEIRA
Sobre a IFDC
O Internacional Fertilizer Development Center (IFDC) e uma instituição de Pesquisa e Desenvolvimento sem fins lucrativos com acçoes que visam contribuir para a produtividade agrícola nos países em desenvolvimento com economias emergentes através do uso de fertilizantes melhorados e tecnologias relacionadas, e ligações dos produtores aos mercados agrários. O IFDC foi fundado pelo Decreto Presidencial 1977, de 14 de Marco de 1977 em Washington DC, Estados Unidos de América (EUA) como uma organização Internacional Publica com o mandato de promover praticas sustentáveis de maneio da fertilidade do solo e políticas agrarias integradas. Em Moçambique, o IFDC este registado no Ministério dos Negócios Estrangeiros e Cooperação como uma Organização Não Governamental (ONG) sem fins lucrativos, segundo- do o Decreto n.º 55/98, de 13 de Outubro.
Antecedentes do Programa
O Programa Tripla Resiliência (3R) e uma iniciativa plurianual de desenvolvimento integrado destinada a fortalecer a resiliência climática, social e económica das comunidades vulneráveis no Corredor da Beira de Moçambique. Implementado por um consorcio composto por NPA, ICEI, AKSM e Fundação Levas Flor e financiado pela Agencia Sueca de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (SIDA), o programa opera em distritos visados das províncias de Sofala (Dondo, Buzi, Nhamatanda, Chibabava, Cheringoma e Muanza) e Manica (Gondola, Sussundenga e Manica), regiões frequentemente afectadas por choques climáticos como ciclones, inundações e secas prolongadas, bem como perturbações socioeconómicas.
Objectivo e resultados do programa
Em sua essência, o Programa de Tripla Resiliência (3R) visa capacitar pequenos agricultores, mulheres, jovens, pessoas deslocadas internamente (IDPs) e beneficiários de Desarmamento, Desmobilização e Reintegração (DDR), aumentando suas capacidades de antecipar, absorver e se adaptar aos choques ambientais e económicos. A abordagem integrada do programa e construída em torno de três pilares interligados de resiliência:
- Resiliência social – promover estruturas comunitárias inclusivas, reforçar a participação das mulheres e dos jovens e melhorar a coesão social.
- Resiliência climática – promover a agricultura inteligente em termos climáticos (CSA) e práticas sustentáveis de uso da terra.
- Resiliência Económica – apoiar o acesso a factores de produção, mercados, financiamento e oportunidades de empreendedorismo através de cooperativas, associações e Associações de Poupança e Empréstimo de Aldeias (VSLAs).
O principal objectivo deste trabalho e realizar um estudo de avaliação de impacto do Programa 3R, incidindo sobre as suas três componentes principais, nos distritos de implementação, com maior foco nas comunidades abrangidas pelo programa, no período compreendido entre Outubro de 2023 e Dezembro de 2025. Para este fim, convidam-se consultores individuais e empresas de consultoria qualificadas a manifestarem o seu interesse para a realização de uma avaliação independente do Programa 3R no Corredor da Beira.
Lote |
Objectivo do Concurso |
Prazo de Entrega de Propostas |
Abertura das Propostas |
Modalidade |
Lote 1 |
Contratação de Consultores individuais ou empresas de consultoria qualificadas para a realização de uma avaliação independente do programa Tripla Resiliência no corredor da Beira |
10/10/2025 – 17.00 horas |
13/10/2025 – 10.00 horas |
Concurso Limitado |
Os Termos de Referência detalhados encontram-se incluídos no documento do concurso.
COMO CANDIDATAR-SE:
As empresas interessadas poderão solicitar o referido documento através do e-mail: jchapepa@ifdc.org ou dirigir-se ao nosso endereço físico: International Fertilizer Development Center (IFDC) Bairro Palmeira 1, Rua Vasco da Gama (proximo ao Complexo Solange Beach Club) Cidade da Beira, Provincia de Sofala – Moçambique.
O documento do concurso devidamente preenchidos deverão ser apresentados na língua inglesa, requisito essencial para passar para outra fase.
Os mesmos deverão ser submetidos em envelope fechado, no endereço acima mencionado, ou enviados por via eletrónica para o seguinte e-mail: procurementmozambique@ifdc.org ate as 17.00 horas do dia 10 de Outubro de 2025.
Bairro Palmeira 1, Rua Vasco da Gama, Beira – Provincia de Sofala, Mocambique