O Centro de Aprendizagem e Capacitação da Sociedade Civil (CESC) pretende contratar um/a (1) Consultor(a) para Capacitação em Mudanças Climáticas no Contexto Escolar e Elaboração de Materiais de Sensibilização Ambiental.

Contexto

O Centro de Aprendizagem e Capacitação da Sociedade Civil (CESC) é uma organização sem fins lucrativos, criada em 2009, vocacionada ao desenvolvimento de capacidades das organizações da sociedade civil, facilitação de aprendizagem e advocacia sobre políticas públicas, com vista a melhorar a qualidade da participação do cidadão nos processos de governação. No exercício da sua missão, o CESC integra vários projectos em diversas áreas e sectores da Sociedade Civil, dos quais se faz parte o Projecto Melhorando os Resultados de Aprendizagem que têm intervenção no Sector da Educação.

No âmbito do projeto “Melhorando os Resultados de Aprendizagem nas Escolas Primárias da cidade de Maputo”, financiado pela Fundação Pestalozzi e em parceria com a ACAM, Rádio Voz Coop e a Direção Municipal da Educação, o CESC atua em 28 escolas dos distritos de Kamfumo, Nlamankulo, Kamaxakeni, Kamavota e Katembe, com foco na melhoria da aprendizagem em Português e Matemática da 1ª à 3ª classes.

Em Moçambique, o acesso à educação de qualidade está cada vez mais ameaçado por fatores externos, com destaque para as mudanças climáticas, que já não são uma ameaça distante, mas uma realidade presente e agravada, especialmente em países do Sul Global. A nível mundial, eventos extremos como secas, inundações, ciclones, aumento do nível do mar e alterações nos padrões de precipitação têm causado danos severos às populações, infraestruturas e sistemas de educação.

Assim, no âmbito do Projeto “Melhorando os Resultados de Aprendizagem”, o CESC [retende contractar um(a) consultor(a) para a realização de uma capacitação sobre mudanças climáticas para 46 participantes da Escola Básica de Mavalane B, entre professores, gestores escolares e membros do conselho de escola. A formação será complementada com a produção e distribuição de panfletos e folhetos educativos sobre boas práticas ambientais e hábitos amigos do ambiente, visando fortalecer o papel da escola como promotora de uma cidadania climática ativa e consciente.

Objectivo Geral da Consultoria

Fortalecer a capacidade da comunidade escolar da Escola Básica de Mavalane B para compreender e responder às mudanças climáticas por meio de uma capacitação e materiais educativos que promovam comportamentos e práticas ambientais sustentáveis.

Objectivos Especificos

  • Promover o conhecimento básico sobre mudanças climáticas, causas, impactos e medidas de mitigação e adaptação no contexto escolar;
  •  Sensibilizar sobre a importância da educação ambiental para a construção de comunidades escolares sustentáveis;
  • Elaborar materiais educativos que incentivem práticas ecológicas entre alunos, pais, professores, gestores e famílias.

Metodologia

A capacitação deverá ser baseada em metodologias participativas, com ênfase na troca de experiências, trabalho em grupo, dinâmicas educativas e recursos visuais. Os materiais educativos devem ser elaborados em formato acessível, com linguagem simples, ilustrações e mensagens adaptadas ao contexto da escola primária.

A agenda da formação será desenvolvida em estreita colaboração entre o CESC, a Fundação Pestalozzi (PCF) e o(a) consultor(a) externo(a), contemplando os seguintes temas principais:

  •  Compreensão geral sobre o que são as mudanças climáticas, no contexto do desenvolvimento sustentável e da consciencialização sobre o tema;
  • Entendimento sobre mitigação, adaptação e redução de riscos de desastres climáticos e os seus impactos em Moçambique e nas populações locais;
  • Integração do discurso sobre mudanças climáticas no setor da educação;
  • Contributo dos projetos educativos para a adaptação e mitigação climática no âmbito da educação ambiental;
  • Adaptação e criação de materiais educativos e atividades simples que promovam a resiliência climática e que integrem ações específicas no projeto principal, com indicadores que permitam medir os avanços alcançados.

Perfil do Consultor(a)

  • Formação Superior em Ciências Ambientais, Educação Ambiental, Desenvolvimento Sustentável ou áreas afins.
  • Experiência comprovada em capacitações e formações sobre meio ambiente e mudanças climáticas, de preferência com foco no setor educativo.
  • Habilidade para desenvolver materiais e conteúdos de sensibilização adaptados a diferentes públicos.
  •  Experiência de trabalho com organizações da sociedade civil e/ou projetos educacionais.
  • Boa capacidade de comunicação oral e escrita em português.

Submissão de Candidaturas

Para submissão de candidaturas, queira por favor solicitar os TdR`s detalhados, pelo correio procurement@cescmoz.org.