A Associação dos Educadores dos Consumidores de Água (AMASI) pretende recrutar para o seu quadro de pessoal um (1) Consultor Para Gestão de Bases de Dados do Projecto FILOVC-AMASI.
Sumário do Projecto
A AMASI é uma ONG Moçambicana com sede na cidade de Nampula e com actividades nas Provincias de Nampula, Cabo Delgado e Niassa. Criada em 1996, a AMASI tem ampla experiência em projetos de água e saneamento e HIV, incluindo crianças órfãs e vulneráveis (COVs) e “Determinadas, Resilientes, Empoderadas, Livres de Sida, Mentoradas e Seguras” (DREAMS) para raparigas adolescentes e mulheres jovens (RAMJ).
A AMASI está a implementar o Projecto FILOVC financiado pela PEPFAR com uma duração de 5 anos (2022-2027). O projecto é liderado pela AMASI nas Províncias de Nampula, Niassa e Cabo Delgado, com a FHI 360 como parceiro de assistência técnica e Ovarelelana como parceiro local de implementação.
O projecto integra actualmente a componente de COVs (Crianças Orfãs e Vulneráveis) com maior foco para Crianças e Adolescentes Vivendo com HIV, Crianças Expostas e Filhos Biológicos de Pais HIV Positivos.
Justificativa
O FILOVC-AMASI de modo a garantir flexibilidade e prontidão na gestão das bases de dados em uso no projecto (eMAC e DHIS2) sente a necessidade de incluir um figura específica dentro do projecto para dar cobertura a mesma. Com isso, o FILOVC-AMASI pretende contractar um Consultor Para Gestão de Bases de Dados. Este consultor terá que cumprir com uma série de requisitos que incluem entregáveis específicos que servirão para medir o seu desempenho e com isso definir as remurações mensais.
Objectivo Geral
Garantir uma eficiente gestão das diversas bases de dados em uso no projecto (eMAC e DHIS2) e garantir o treinamento do pessoal técnico e de M&A no uso correcto das mesmas.
Objectivos Específicos
- Servir de ponte de ligação entre o FILOVC-AMASI e a Ologa para seguimento de assuntos relacionados ao e MAC;
- Garantir a gestão do DHIS2 e manter este funcional e actualizado;
- Capacitar as equipas técnica e de M&A do FILOVC-AMASI sobre o uso das bases de dados;
- Apoiar o sub-parceiro em questões relacionadas com as bases de dados (e MAC e DHIS2).
Actividades/ Entregáveis
- Trabalhar na gestão técnica das atividades dos distritos e do sub parceiro de implementação para o desenvolvimento ou reajuste de sistemas de gestão de dados;
- Identificar e resolver pelo menos dois problemas críticos nas bases de dados por mês, documentando as soluções;
- Apoiar na agregação e análise de dados para avaliações periódicas do desempenho dos distritos incluindo do sub parceiro;
- Liderar os processos de gestão de e MAC que inclui instalação, funcionalidades, preparação de cópias de segurança das bases de dados, manutenção da rede LAN, gestão de backups automáticos, geração de relatórios, actualização dos POPs/ manual de utilizador;
- Desenhar códigos de agregação (queries) para responder as várias necessidades de análise adicional dos dados, e que estejam alinhados às definições dos indicadores do PEPFAR;
- Prover capacitação à equipa de M&A, aos Oficiais Técnicos, e ao Sub parceiro para uso da base de dados para as diversas finalidades;
- Apoiar na realização de auditorias internas e externas de qualidade de dados, bem como na implementação dos planos de melhoria de qualidade de dados que daí resultarem;
- Liderar o processo de desenvolvimento de uma plataforma de visualização rápida de dados (Dashboard), utilizando as plataformas mais indicadas para o efeito, e garantir a sua actualização regular;
- Liderar os processos de desenvolvimento e actualização de formulários no DHIS2, gestão de DASHBOARDs e listagens necessárias e ainda definição de queries na plataforma;
- Participar nos processos de elaboração dos relatórios para o doador;
- Assegurar que o Projecto esteja a implementar de forma eficaz o seu Plano de MEL, principalmente no seguimento das definições dos principais indicadores estabelecidos pelo PEPFAR/USAID;
- Apoiar na revisão do Plano de MEL a ser submetido ao doador;
- Mecanismo de feedback e Melhoria continua: Recolher feedback mensal da equipe sobre os sistemas de dados e propor melhorias.
Resultados Esperados
- Assegurado o funcionamento em pleno das bases de dados em uso no FILOVC-AMASI;
- Assegurada a capacitação das equipas técnica e de M&A do FILOVC-AMASI no uso correcto das bases de dados;
- Asseguradas as actualizações em tempo útil das bases de dados em uso no FILOVC-AMASI;
- Assegurado o desenvolvimento ou actualizações de formulários ou queries nas bases de dados em uso no FILOVC-AMASI sempre que for necessário;
- Assegurada a ligação técnica entre o FILOVC-AMASI e as equipas de desenvolvimento das diferentes bases de dados em uso no FILOVC-AMASI.
Metodologia da Consultoria
O Consultor deverá ter um contracto flexível e o mesmo poderá estar localizado fora da província de Nampula estando a prestar assistência/ assessoria ao FILOVC-AMASI de forma remota. No entanto e sempre que for necessário o mesmo deverá estar disponível para deslocações as Províncias/ Distritos de implementação do FILOVC-AMASI.
Para remuração da prestação de serviços, o consultor contractado deverá cumprir com os pontos constantes nos entregáveis, dentro dos prazos estabelecidos e mediante apresentação de um relatório descritivo de todas acções desenvolvidas. O mesmo relatório antes deverá ser revisto e aprovado pelo Gestor de MEL do FILOVC-AMASI.
Requisitos
Formação Desejada e Experiência
- Licenciatura em Informática de Sistemas ou Engenharia Informática;
- Experiência mínima de 05 anos em desenvolvimento (incluindo programação) de bases de dados funcionais, eficazes, eficientes e de fácil uso, para projectos da área de saúde;
- Experiência demonstrada na programação em informática, utilizando as diversas linguagens existentes, incluindo o MS SQL;
- Capacidade de descrever como os elementos de um sistema de M&A se encaixam e como cada elemento contribui para o todo;
- Experiência demonstrada na realização de análises estatísticas, que permitam à equipa de gestão do Projecto aos vários níveis, identificar lacunas no desempenho, e oportunidades para melhoria;
- Experiência de trabalho em projectos ligados a HIV/SIDA será uma vantagem;
- Experiência comprovada de participação em exercícios de avaliação e melhoria de qualidade de dados;
- Orientado para detalhes, consistente, persistente, dedicado a garantir excelente qualidade de dados.
Exigências
Os candidatos interessados deverão submeter:
- Curriculum Vitae detalhado e actualizado;
- Abordagem e plano de trabalho propostos incluindo o calendário;
- Estimativa de custo mensal da consultoria em meticais, incluindo outras despesas relacionadas com o trabalho.
Critérios de Avaliação
A selecção do candidato a Consultor obedecerá os seguintes critérios:
Experiência anterior baseada no CV e entrevista caso seja realizada (Pontuação máxima)
- A formação profissional satisfaz as qualificações exigidas – 5
- Possui experiência relevante na área sistemas e Monitoria e Avaliação – 5
- Possui experiencia relevante na gestão de bases de dados em programas de COVs (eMAC, DHIS2, eOVC, SQL) – 5
- A proposta de custos – 5
- TOTAL – 20 Pontos
CANDIDATE-SE
Os candidatos interessados, poderão submeter as suas candidaturas através do link e preencha o formulário https://forms.gle/9nQPQ6G6NJUAhscbA, carrega os seus documentos num único ficheiro PDF.
Notas:
- Apenas candidatos pré-seleccionados serão contactados.
- A AMASI é um empregador com Igualdade de Oportunidades. Incentivamos candidaturas de mulheres, as pessoas com deficiência e outros grupos desfavorecidos.
- Não toleramos fraude, corrupção, qualquer tipo de assédio, Abuso e Exploração Sexual entre trabalhadores, Parceiros de Implementação e Beneficiários.