Descrição:
A Reencontro em parceria com a Childfund pretende contratar um(a) consultoria para avaliação da capacidade organizacional com os termos de referencia seguinte.
TERMOS DE REFERÊNCIA PARA UMA consultoria para avaliação da capacidade organizacional DE TRÊS ORGANIZAÇÕES LOCAIS.
Sobre a Consultoria
Como parte de sua estratégia de localização e compromisso com o fortalecimento de seus parceiros locais, a ChildFund Moçambique mantém uma parceria contínua com a Reencontro, a Associação Txivuno Txa Vanana (ATTV) e a Associação de Fortalecimento à Comunidade (AFC-UATAF), responsáveis pela implementação direta de programas comunitários nas províncias de Maputo, Inhambane e Nampula.
Para garantir a eficácia, a responsabilização e a sustentabilidade destas parcerias, e sob a supervisão técnica do ChildFund, a Reencontro (líder administrativa deste exercício) está a solicitar um serviço de consultoria para realizar uma Avaliação da Capacidade Organizacional (ACO) abrangente de organizações locais em três províncias diferentes, detalhadas abaixo. Esta avaliação proporcionará um diagnóstico aprofundado dos pontos fortes institucionais e das necessidades de desenvolvimento de cada organização. Apoiará a formulação de Planos de Ação de Capacitação personalizados, alinhados com a abordagem de fortalecimento de parcerias do ChildFund Moçambique e com a sua agenda mais ampla de localização.
- Reencontro – com sede na Cidade de Maputo
- Associação Txivuno Txa Vanana (ATTV) – com sede no Distrito de Zavala, Província de Inhambane
- Associação de Fortalecimento à Comunidade (AFC-UATAF) – com sede na Província de Nampula.
Objetivo da Tarefa
O objetivo desta consultoria é avaliar a capacidade organizacional dos Três Parceiros Locais em áreas funcionais-chave e:
- Produzir perfis abrangentes de capacidade organizacional.
- Identificar lacunas e oportunidades para o fortalecimento institucional.
- Desenvolver em conjunto Planos de Ação de Capacitação, viáveis e com prazo determinado.
- Fornecer recomendações para subsidiar as estratégias de monitoramento técnico e desenvolvimento de parcerias do ChildFund.
Escopo da Avaliação
A avaliação avaliará, entre outros, os seguintes domínios principais:
- Governança e Liderança: Visão estratégica e liderança; Estrutura e funcionamento do Conselho; Responsabilidade e supervisão organizacional.
- Gestão Organizacional e Recursos Humanos: Estrutura organizacional e coordenação interna; Capacidade da equipe e políticas de recursos humanos; Comunicação interna e dinâmica de equipe.
- Sistemas, Políticas e Procedimentos: Sistemas financeiros, administrativos e de compras; Conformidade com a legislação nacional e os requisitos dos doadores; Controles internos, documentação e gestão de riscos.
- Gestão de Programas e Prestação de Serviços: Mecanismos de planejamento, implementação e relatórios; Sistemas de Monitoramento, Avaliação, Responsabilização e Aprendizagem (MEAL); Integração de gênero, proteção à criança e inclusão.
- Sustentabilidade Financeira e Mobilização de Recursos: Estratégias de arrecadação de fundos e engajamento de doadores; Orçamento e previsão financeira; Diversificação e sustentabilidade do financiamento.
- Relações Externas e Parcerias: Mapeamento de stakeholders e práticas de colaboração; Estratégias de comunicação e visibilidade; Participação em redes e plataformas de advocacy.
- Sustentabilidade Institucional: Gestão do conhecimento e cultura de aprendizagem; Adaptabilidade e resiliência estratégica; Planejamento de sucessão e visão de longo prazo.
Metodologia
O consultor selecionado deverá:
- Propor e aplicar uma Ferramenta de Avaliação da Capacidade Organizacional validada, utilizando pontuação quantitativa e evidências qualitativas, com uma rubrica de pontuação clara (por exemplo, escala de 1 a 5 ou 1 a 10 com descritores).
- Realizar uma revisão documental de documentos relevantes (estatutos, planos estratégicos, políticas, relatórios financeiros, auditorias, etc.).
- Realizar visitas de campo presenciais a Maputo, Zavala e Nampula.
- Facilitar Entrevistas com Informantes-Chave (KIIs) e Discussões em Grupo Focal (FGDs) com membros do conselho, gerência e funcionários.
- Facilitar workshops de autoavaliação para cada Parceiro Local para validar e discutir as conclusões.
- Garantir que o processo seja inclusivo, participativo e culturalmente sensível..
Entregas e Linguagem de Relatórios
Entregável |
Lingua |
Prazos |
Relatório Inicial (metodologia, ferramenta e plano de trabalho) |
English |
25 August 2025 |
Três Relatórios de Avaliação Organizacional (Reencontro, ATTV, AFC-UATAF) |
Portuguese and English |
15 September 2025 |
Três Planos de Ação de Capacitação (um por LP) |
Portuguese and English |
15 September 2025 |
Um Relatório Consolidado de Avaliação de Capacidade Final (síntese de todas as descobertas) e um Painel do plano de Monitoramento de Capacitação. |
English |
20 September 2025 |
Apresentação em PowerPoint das principais descobertas e recomendações |
Portuguese |
25 September 2025 |
Duração e Cronograma
O projeto será concluído em 30 dias corridos, de 25 de agosto a 25 de setembro de 2025, incluindo preparação, trabalho de campo, relatórios e apresentações finais.
Qualificações do Consultor/Empresa
A empresa de consultoria selecionada deve comprovar o seguinte:
- Pelo menos 5 anos de experiência na condução de avaliações institucionais ou organizacionais para ONGs ou organizações da sociedade civil.
- Experiência comprovada em desenvolvimento organizacional, governança e capacitação.
- Capacidade comprovada de produzir relatórios analíticos de alta qualidade em português e inglês.
- Familiaridade com a sociedade civil moçambicana e o cenário de doadores.
- Disponibilidade para realizar trabalho de campo em Maputo, Zavala e Nampula.
- Fluência em português (obrigatório); bom domínio do inglês (preferencial).
Considerações Éticas
O consultor deverá respeitar a Política de Proteção à Criança, o Código de Conduta e as Diretrizes Éticas do ChildFund durante todo o processo. A participação das partes interessadas deve ser voluntária, respeitosa e baseada no consentimento informado. A confidencialidade dos dados deve ser garantida em todas as etapas.
Processo de Candidatura
As empresas de consultoria ou consultores individuais interessados devem submeter a Proposta Técnica, juntamente com os seguintes documentos, até 14 de agosto de 2025, incluindo metodologia, plano de trabalho e ferramentas para o seguinte email: rh.reencontro@gmail.com
- Proposta financeira (em meticais), incluindo impostos, viagens e despesas diversas.
- Perfil da empresa e currículos dos principais funcionários.
- Duas amostras de trabalhos semelhantes realizados nos últimos cinco anos.
- Três referências de clientes anteriores.
Orçamento
O consultor deve apresentar uma proposta financeira detalhada e orçamentada, indicando claramente:
- Taxas diárias de consultoria.
- Despesas de viagem e hospedagem.
- Custos de facilitação do workshop.
- Custos administrativos e de relatórios.
- Todos os impostos aplicáveis em conformidade com a legislação moçambicana.
- Ferramenta OCA proposta e Matriz de Pontuação.
- Modelos e Perguntas para Entrevistas com Informantes-Chave e FGDs.
- Modelos de Relatório e Plano de Capacidade.
- Plano de Trabalho e Cronograma de Visitas de Campo.
Nota importante:
- O ChildFund é uma organização de tolerância zero em relação à corrupção e práticas antiéticas. Não solicitamos nenhum pagamento em nenhuma etapa do processo de inscrição, seleção ou contratação. Qualquer solicitação desse tipo deve ser comunicada imediatamente.
Link de acesso a descricao completa dos termos de referencia.
https://drive.google.com/file/d/1c3M918uuPgiImRbcyHqLE9JRiHwGy65u/view?usp=drive_link