O Futuro MCB está a recrutar para uma Consultoria em Actualização do Procedimento do Futuro com Ênfase na Independência das Agências, para Nampula, em Moçambique.
Funções
- Elaborar um diagnóstico detalhado sobre os processos actuais
- Documentar os processos operacionais actuais, desde o recebimento e processamento de solicitações de clientes até o desembolso, gestão completa da agência, incluindo BackOffice, caixa, tesouraria, operações comerciais (crédito e poupança) e gestão de relacionamento com o cliente
- Identificar processos que podem ser descentralizados para aumentar a independência das agências, mantendo a conformidade com as diretrizes do Futuro e as melhores práticas do mercado
- Revisar todos os procedimentos à luz da regulamentação vigente do Banco de Moçambique, garantindo conformidade com as circulares, avisos e outras diretrizes
- Avaliar os procedimentos em relação às boas práticas de mercado, incluindo o Código do Consumidor vigente
- Verificar o alinhamento das práticas de geração de receita, cobrança de taxas e comissões e aplicação de multas com a legislação em vigor e o código fiscal de Moçambique
- Identificar riscos associados à independência das agências e propor medidas mitigadoras
- Desenvolver um procedimento atualizado que promova a independência operacional das agências, garantindo conformidade com as regulamentações bancárias e fiscais
- Propor estratégias para garantir a expansão geográfica e maior capilaridade do Futuro, em conformidade com as melhores práticas do setor bancário e normas regulatórias
- Criar um framework para replicação do modelo atualizado em novas agências
- Adequar as linhas de receita, estrutura de taxas, comissões e multas às exigências da legislação vigente
Requisitos
- Consultor(a) deverá ter:
- Licenciatura em Gestão, Administração, Economia ou áreas correlatas
- Mínimo de 10 anos de experiência no sector bancário, com foco em operações e conformidade regulatória
- Experiência comprovada em consultoria para instituições financeiras, com conhecimento específico sobre regulamentação do Banco de Moçambique
- Fluência em português e/ou inglês
- Expertise em revisão de procedimentos operacionais, desenvolvimento de estratégias de expansão e conformidade com normas fiscais e regulatórias
Critérios de Seleção
- A seleção será baseada nos seguintes critérios:
- Proposta técnica detalhada (15%)
- Experiência e qualificações (30%)
- Referências de projetos semelhantes (15%)
- Proposta financeira (30%)
Notas
- Apenas candidatos pré-seleccionados serão contactados
- O(A) consultor(a) deverá providenciar seu próprio equipamento de trabalho. A proposta financeira deve incluir todas as despesas, como passagens e alojamento
COMO CANDIDATAR-SE
Para candidatar-se, aceda ao link: