O Centro de Aprendizagem e Capacitação da Sociedade Civil (CESC) pretende contratar um (1) Consultor para Facilitação da Co-criação do Plano de Implementação do Programa Participativo (PIP).
Contexto
O Programa Voz e Liderança das Mulheres (WVL) foi lançado em 2017 como uma das iniciativas emblemáticas da Política Feminista de Assistência Internacional do Canadá. Através deste programa, o Governo do Canadá responde às lacunas estruturais de financiamento enfrentadas por organizações locais de direitos das mulheres (WROs), grupos LBTQI+ e redes feministas que promovem a igualdade de género e os direitos das mulheres e raparigas em toda a sua diversidade. A Programa WVL renovado reforça esse compromisso, com ênfase em contextos de conflito e crises múltiplas, apoiando a resiliência das organizações e movimentos feministas, o cuidado colectivo como estratégia de resistência e a acção transformadora feminista como resposta às desigualdades sistémicas.
Uma das componentes centrais do WVL-Aliadas renovado é a co-criação do Plano de Implementação do Programa (PIPs) com as organizações parceiras. O PIP é concebido como ferramenta estratégica de reflexão e planeamento do programa como um todo. A sua função é orientar o programa sobre prioridades, sua teoria de mudança, as estratégias e a estrutura do programa com base em processos participativos e inclusivos.
O PIP é desenvolvido com base em princípios feministas, de escuta activa, de corresponsabilidade e de autonomia institucional, e deverá reflectir as dinâmicas locais, os desafios interseccionais enfrentados pelas mulheres e pessoas LBTQI+, pelas organizações e colectivos feministas, e o contexto sociopolítico, cultural e económico mais amplo de actuação dos movimentos de direitos das mulheres em Moçambique.
Para apoiar este processo, o CESC pretende contratar um(a) Consultor(a) com experiência em facilitação de processos participativos, planeamento estratégico e fortalecimento institucional de organizações da sociedade civil, com enfoque em abordagens feministas e interseccionais.
Objectivo da Consultoria
O principal objectivo da consultoria é facilitar o processo de desenvolvimento do Plano de Implementação do Programa WVL – Aliadas em co-criação com as organizações parceiras do Programa WVL–Aliadas, de forma colaborativa, inclusiva e alinhada com os princípios feministas do programa, e os seus resultados estratégicos.
O PIP Co-criado do WVL-Aliadas vai descrever como o CESC e as parceiras irão implementar o programa ao longo de sua duração e vai oferecer uma visão abrangente e actualizada do desenho e da implementação do programa. O detalhe do que se espera do PIP é apresentado em anexo no guião do PIP.
Resultados Esperados
Espera-se que, ao final da consultoria, estejam alcançados os seguintes resultados:
- Processo facilitado de forma horizontal e participativa, envolvendo as organizações parceiras selecionadas, respeitando o seu contexto, identidade, saberes e níveis de maturidade institucional, assegurando igualmente a integração de outros colectivos e individualidades feministas.
- Documento do PIP elaborado com base no modelo acordado, incluindo modelo de implementação, teoria de mudança, mecanismos de monitoria, acções prioritárias e outros produtos indicados no guião do PIP.
- Relatório final da consultoria, incluindo uma síntese dos principais aprendizados, desafios e recomendações para o fortalecimento contínuo das organizações, suas alianças e práticas de cuidado colectivo.
Perfil do(a) Consultor(a)
Procura-se um(a) consultor(a) com sólido compromisso com os valores feministas e com trajectória reconhecida na facilitação de processos colectivos de transformação social. A pessoa deverá demonstrar sensibilidade política, escuta empática, e capacidade de co-criar ambientes de trabalho baseados na ética do cuidado, no respeito à diversidade e na promoção da justiça social.
Requisitos Essenciais
- Formação Superior em Ciências Sociais, Estudos de Género, Planeamento de Projectos ou áreas afins, com ênfase em abordagens feministas.
- Experiência mínima de 5 anos na concepção, gestão e/ou avaliação de projectos de cooperação internacional, com foco em igualdade de género, direitos humanos e fortalecimento de movimentos sociais.
- Experiência comprovada na aplicação de metodologias participativas, com capacidade de facilitar espaços inclusivos, horizontais e politicamente comprometidos com os feminismos interseccionais.
- Domínio das ferramentas de gestão por resultados (RBM), análise de género (GBA+), e monitoria feminista (fMEAL), com capacidade de as adaptar a contextos locais e a dinâmicas de pequenos colectivos e movimentos emergentes.
Conhecimento das directrizes e ferramentas do Global Affairs Canada será considerado uma vantagem.
Perfil Desejado
- Capacidade comprovada de fomentar ambientes de trabalho éticos, seguros, colaborativos e interculturais, onde o cuidado colectivo e a escuta activa sejam práticas estruturantes.
- Conhecimento e experiência com movimentos feministas do Sul Global, especialmente no continente africano, com compreensão das especificidades históricas, culturais e políticas dos feminismos africanos são uma mais valia.
Manifestação de Interesse e Submissão de Candidaturas
Tod@s interssad@s, poderão solicitar os Termos de Referência detalhados, pelo seguinte correio: procurement@cescmoz.org, indicando no assunto a seguinte legenda: \”TdR_PIP ALIADAS\”.