Coordenador – Proteção a Criança em Emergência (Gaza)
ANÚNCIO DE VAGA
A SAVE THE CHILDREN INTERNACIONAL (SCI), uma organização humanitária sem fins lucrativos com seu enfoque virado ao bem-estar da criança, está a recrutar candidatos para a vaga abaixo mencionada:
Coordenador de Proteção à Criança em Emergência (Gaza)
Propósito
O objetivo geral do cargo de Coordenador de Proteção à Criança (CP) é liderar a expansão e a implementação das atividades de proteção infantil em resposta à emergência causada pelas cheias, pandemias, epidemias e outros desastres naturais em Gaza. O Coordenador de CP faz parte de uma equipa integrada composta por Proteção à Criança, Gestão de Casos, MHPSS, GBV, WASH, FSL e Construção da Paz, garantindo um projeto integrado para meninas e meninos e suas famílias. O Coordenador de Proteção à Criança reportará ao Gestor de Programa, trabalhando em estreita colaboração com os Assessores Técnicos de CPiE e assegurando que os objetivos e metas do programa sejam alcançados. Com delegação, ele/ela garantirá a coordenação interna e externa das intervenções da SCI.
O Coordenador de CP liderará a implementação da resposta de CPiE, colaborará com o governo no fortalecimento dos sistemas de proteção, incluindo Gestão de Casos, Busca e Reunião Familiar (FTR) e cuidados alternativos adequados para crianças desacompanhadas e separadas, bem como no fortalecimento de mecanismos comunitários de proteção infantil, Gestão de Casos e intervenções de Saúde Mental e Apoio Psicossocial. Ele/Ela será responsável por fortalecer as ligações dos beneficiários com outros serviços. Será também responsável pela elaboração de relatórios de projeto e participação em avaliações.
O Coordenador de CP fará a gestão direta dos Oficiais de Proteção à Criança, trabalhará em estreita colaboração com outros membros da equipa e fornecerá liderança para a supervisão diária, orientação técnica, formação prática e mentoria para a equipa, parceiros e trabalhadores comunitários, sempre que necessário.
Para esta oportunidade de trabalho, estaremos apenas a considerar cidadãos Moçambicanos.
Qualificações
- Licenciatura em Serviço Social, Direitos Humanos, Direito, Educação, Relações Internacionais, Ciências Sociais, Psicologia, Estudos de Desenvolvimento ou experiência equivalente na área.
- 3 a 4 anos de experiência em coordenação e implementação de programas de Proteção à Criança, trabalhando em contextos frágeis/emergenciais.
- Sólida experiência e competências em programação de Reintegração de UASC, Inclusão, FTR e Gestão de Casos, MHPSS, SGBV e monitoria dos Direitos da Criança.
- Experiência prévia em gestão de equipas, incluindo recrutamento, mentoria e coaching no local de trabalho.
- Experiência em programação integrada, gestão de projetos e programação.
- Capacidade de identificar as principais lacunas na proteção infantil no contexto dado, a fim de informar uma resposta holística para as crianças.
- Bom conhecimento e experiência na utilização de normas e diretrizes interagências reconhecidas em proteção infantil, tais como as Diretrizes Interagências sobre Crianças Separadas e Desacompanhadas, VBG, MRM, Manual de Espaços Amigos da Criança da SC e os Padrões Mínimos para a Proteção da Criança na Ação Humanitária, Padrões Humanitários Essenciais e Padrões da Esfera.
- Experiência e compromisso em trabalhar por meio de sistemas de participação comunitária e responsabilização.
- Experiência em monitorizar e avaliar programas de proteção à criança em contextos de emergência, transição e desenvolvimento.
- Experiência em capacitação e no reforço da compreensão e resposta de diversos responsáveis pelo cumprimento de deveres em matéria de proteção à criança.
- Experiência de trabalho com e de apoio a parceiros locais.
- Capacidade de redigir avaliações e relatórios de projeto de forma clara e bem fundamentada.
- Excelentes competências de comunicação e interpessoais.
- Fortes competências de influência e experiência em advocacia.
- Sensibilidade política e cultural, demonstrando paciência, tato e diplomacia.
- Capacidade e disposição para ser extremamente flexível e adaptável em circunstâncias difíceis e, por vezes, inseguras.
- Compromisso e compreensão dos direitos da criança, dos objetivos e princípios da Save the Children, e das normas humanitárias, como a Carta Esfera e o Código de Conduta. Em particular, uma boa compreensão do mandato da Save the Children e do foco na criança, bem como a capacidade de garantir que isso continue a orientar o nosso apoio.
- Demonstra e compartilha conhecimento e expertise técnica detalhada.
- Experiência ou conhecimento de trabalho e vida em regiões/contextos de difícil acesso e frágeis.
- Mantém e amplia uma rede eficaz de indivíduos dentro da organização e com o governo e parceiros de desenvolvimento.
- Experiência de trabalho com crianças e famílias, especialmente conhecimento sobre direitos da criança e participação.
- Experiência prévia em ONG, incluindo compreensão do estatuto neutro de uma organização internacional.
- Conhecimento de base em proteção infantil/juvenil, educação, direitos da criança e emergências.
- Conhecimento de línguas locais é desejável.
- Compromisso para entender e aplicar os valores, objectivos e princípios da Save the Children.
COMO CANDIDATAR-SE:
Os (As) candidatos(as) interessados(as) deverão submeter o Certificado de Habilitações, BI, CV, e a carta de motivação em Português e Inglês até ao dia 07 de Fevereiro de 2026. Através do seguinte link:
Coordenador – Proteccao a Crianca em Emergencia (Gaza) – SCI Career Site Careers