Coordenador Técnico Biólogo
ICEI – Instituto de Cooperação Económica Internacional
Descrição
- O ICEI pretende contratar um (1) Coordenador Técnico Biólogo (m/f), para liderar a componente técnica do projecto, assegurando a coordenação das actividades de conservação marinha e costeira e garantindo rigor científico em todas as intervenções. A função envolve a supervisão directa da equipa técnica no terreno, assegurando a implementação eficaz das acções de restauração, monitoria ecológica e governança comunitária, em alinhamento com as autoridades competentes e os parceiros institucionais
- O Coordenador Técnico Biólogo (m/f) será responsável por planificar, orientar e monitorar as actividades técnicas do projecto, assegurando coerência com os objectivos estratégicos e os padrões de qualidade exigidos. Esta posição reporta diretacmente à Coordenação do Projeto e requer uma forte capacidade de articulação com actores governamentais, parceiros locais e comunidades beneficiárias
Funções
Assessoria técnica
- Estabelecer um processo de diálogo com as comunidades locais e apoiá-las no seu fortalecimento garantindo os princípios de inclusividade e equidade de género na tomada de decisões
- Liderar o trabalho com as comunidades para a criação de áreas de co-gestão
- Capacitar e dar assistência técnica aos Conselhos Comunitários de Pesca e Associações de Gestão dos Recursos Naturais (CGRN) para o desenvolvimento Planos de Gestão
- Assegurar que as Comunidades locais são plenamente envolvidos no processo de desenvolvimento através da auscultação e da capacitação
- Acompanhar o trabalho realizado por consultores externos
- Apoiar a equipe técnica do projecto em questões ligada à boa governação
Programação
- Preparar os planos anuais, trimestrais e mensais/semanais das actividades do projecto com cronogramas, planos de trabalho e orçamentos em linha com os objectivos dos projectos sob a supervisão da Coordenadora Provincial
- Elaboração de relatórios para autoridades nacionais, assim como para o doador
- Apoiar a Coordenação do projecto na elaboração de planos financeiros
Implementação, gestão e monitoria
- Supervisionar a implementação do projeto para garantir que as actividades sejam realizadas de acordo com os planos e com rigor técnico
- Acompanhar o andamento das actividades e preparar os relatórios sobre as actividades em curso
- Participar na análise dos resultados e na avaliação do projecto em coordenação com o Oficial de Monitoria & Avaliação (M&A)
- Apoiar o departamento administrativo e financeiro nos processos de compras/procurement, tendo em conta os procedimentos da organização
- Preparar relatórios das actividades de acordo com o regulamento interno da organização e dos doadores com o apoio da Coordenação do projecto
- Organizar e executar as actividades de sua responsabilidade de forma autónoma e em colaboração com a equipe do projecto e dos outros departamentos
- Coordenar a contratação de prestadores de serviços com atenção à qualidade, preço e tempo de execução, privilegiando a utilização dos recursos locais sempre que possível
- Apoiar a Coordenação do Projecto na gestão das relações e actividades de comunicação do projecto
- Construir e manter bons relacionamentos e colaborações com colegas e todas as partes interessadas do projeto, nomeadamente as autoridades locais
- Formar, acompanhar, motivar e apoiar o trabalho da equipa
Gestão administrativa-financeira
- Gerir os documentos das actividades, nomeadamente as fontes de verificação das actividades da sua responsabilidade (lista de presenças, relatórios, etc.)
- Colaborar com o logístico para as compras em conformidade com os regulamentos administrativos internos e do doador
- Em coordenação com o departamento de administração, apoiar na gestão dos recibos de despesas e outros documentos necessários
Requisitos
- Nacionalidade moçambicana
- Formação superior em Biologia Marinha, Ecologia, Conservação ou áreas afins
- Experiência em conservação, restauro de ecossistemas marinho ou gestão costeira em Moçambique
- Mínimo de 5 (cinco) anos de experiência em coordenação de projectos
- Conhecimento das normas da ANAC e legislação marinha, constitui uma vantagem
- Experiência de trabalho com comunidades costeiras, incluindo facilitação de processos participativos
- Fluência oral e escrita da língua portuguesa; conhecimento da língua inglesa (nível B1); e capacidade de comunicar em Changan, constitui uma vantagem
- Competência na elaboração de relatórios técnicos e narrativos
- Domínio de ferramentas TIC: Word, Excel, PowerPoint, Teams, Outlook e navegação na internet
- Excelente capacidade de planificação, organização, comunicação, mediação e gestão de conflitos
- Capacidade de trabalhar de forma independente, com foco em resultados, bem como em equipa, com flexibilidade e adaptabilidade
- Elevado sentido de integridade, responsabilidade e respeito pelos valores da organização
- Capacidade de representar o ICEI em reuniões técnicas, fóruns e processos de consulta, interagindo e mediando com diversos interlocutores
- Capacidade de manter boas relações institucionais com comunidades locais, autoridades governamentais e parceiros
Documentação
- Carta de Apresentação
- Curriculum Vitae
- Certificado de Habilitações Literárias
- Cópia de documento de identificação
Notas
- Apenas candidatos pré-seleccionados serão contactados
- O CV ou a carta de apresentação devem incluir os detalhes de 3 contactos para referências (Nome, título/posição, número de telefone e e-mail)
- As candidaturas incompletas não serão consideradas
- A organização se reserva o direito de selecionar o candidato antes do término da data de submissão do concurso se encontrar o candidato ideal, portanto é desejável submeter a sua candidatura com antecedência
- Duração do Contrato: 12 meses, com possibilidade de renovação
- Intervalo Salarial: 100.000,00 – 120.000,00 (Dependendo da experiência comprovada)
Perfil da empresa
- O ICEI, é uma Organização Não-Governamental (ONG), empenhada na solidariedade internacional, cooperação para o desenvolvimento rural e protecção ambiental. O ICEI trabalha com as pessoas e as comunidades locais para melhorar as condições sociais e económicas e para promover sociedades inclusivas, justas e sustentáveis de forma participativa. Implementamos intervenções de desenvolvimento em Itália e no mundo nas áreas da cidadania intercultural, da inclusão laboral e, com especial incidência no ambiente, na agricultura sustentável (incluindo a segurança alimentar e a nutrição) e no turismo responsável. O nosso grupo-alvo prioritário em todas as áreas temáticas são as pessoas vulneráveis, com especial atenção para as mulheres e os jovens
- O ICEI trabalha em Moçambique desde 2016 em vários distritos das Províncias da Zambézia, Sofala, Manica e Maputo em Moçambique, implementando projectos nas áreas de Agricultura Sustentável e Segurança Alimentar, Gestão de Recursos Naturais e Turismo Responsável, através do trabalho com as comunidades locais e em colaboração com vários parceiros, autoridades nacional e provinciais, e doadores internacionais nomeadamente: AICS, UE, FAO, Banco Africano de Desenvolvimento e ONGs internacionais e nacionais
COMO CANDIDATAR-SE
Para candidatar-se, aceda ao link: