Designação do Posto: Director/a de País da medicusmundi em MoçambiqueLocal de Trabalho: Maputo, no escritório da medicusmundi, com possibilidades dedeslocar-se com frequência às províncias de actuação
Relaciones jerárquicas: Responde funcional e tecnicamente perante as sedes da Medicus Mundi Mediterrània (MMMed) e da Federação de Associações da Medicus Mundi de Espanha (FAMME), em Barcelona e Madrid, respectivamente.
Principal objetivo do posto:
- Definir e gerir uma resposta atempada, relevante, eficaz e eficiente às necessidades estratégicas e operacionais da organização no país, garantindo, ao mesmo tempo, a motivação, o profissionalismo e a segurança da equipa. Representar e defender os interesses da
medicusmundi em Moçambique perante terceiros, de acordo com os valores da organização, as suas políticas e princípios éticos, tendo em conta as leis nacionais e as políticas internacionais de desenvolvimento, de forma a aplicar eficazmente a estratégia no país.
Principais funções:
A) RESPONSABILIDADES NA GESTÃO DAS EQUIPAS
- Responsável por todo o pessoal expatriado e nacional.
- Gerir os recursos humanos de acordo com as leis de trabalho aplicáveis e os regulamentos internos.
Responsável pela gestão de segurança. - Definição dos perfis dos postos trabalho e solicitação à Sede de novo pessoal.
- Avaliação do desempenho do pessoal expatriado e nacional sob a sua responsabilidade
directa e estabelecimento de objectivos alinhados com os requisitos dos programas. - Assegurar o fluxo de informação, comunicação entre os diferentes níveis de decisão e gestão (provincial, nacional, Sede).
B) ESTRATÉGIA, COORDENAÇÃO E REPRESENTAÇÃO
- Formular a estratégia de país para a medicusmundi, junto com a sua equipa e a Sede, à luz do contexto político, económico e humanitário/de cooperação;Busca e apoio na formulação de novas fontes de financiamento.
Actuar como contacto-chave com a Sede, parceiros locais, ONGs, agências da ONU, autoridades locais, autoridades governamentais, doadores. - Actuar como ponto focal para emitir recomendações de políticas em colaboração com o
pessoal de terreno e com a Sede. - Representação da medicusmundi perante parceiros, ONGs, autoridades locais,
autoridades governamentais e doadores. - Representação da medicusmundi e promoção da rede “Aliança para a Saúde”.
C) GESTÃO GERAL DOS PROGRAMAS
Ser responsável e supervisionar a implementação dos programas e avaliar o seu desempenho, resultados finais e lições aprendidas para garantir que as normas técnicas e os princípios éticos da organização sejam respeitados, através de:
- Definição das prioridades, coordenação e liderança da equipa na gestão técnica, financeira e logística dos diferentes programas.
- Garantir o cumprimento dos objetivos dos programas.
- Assegurar que a organização dispõe de recursos adequados, identificar e formular novos programas em coordenação com a equipa.
- Assegurar que os programas permaneçam adequados, de acordo com a situação, o contexto e os objetivos dos mesmos.
- Planificação e diálogo permanente com o pessoal técnico e administrativo-logístico.
- Assegurar que o pessoal técnico desenvolve o seu trabalho com os devidos padrões de profissionalismo, qualidade e exigência.
- Relatórios financeiros e narrativos doadores/financiadores, parceiros e Sede.
D) GESTÃO OPERACIONAL
- Responsável pela viabilidade financeira dos programas de país: tanto nas fases iniciais de obtenção de recursos, como nas etapas intermédias e finais para garantir que os programas estejam dentro do orçamento.
- Responsável final por todos os aspectos logísticos.
- Responsável final pela gestão adequada de todos os recursos de forma transparente.
- Em todos os momentos, o/a Director/a de País é responsável perante doadores e financiadores dos programas/projectos da medicusmundi no país.
E) GESTÃO DA SEGURANÇA
Deve definir e garantir, em colaboração com a coordenação logística e a Sede, a aplicação das políticas e dos protocolos de segurança de evacuação e gestão de riscos, garantindo a segurança do pessoal da missão. Neste sentido, é o/a responsável máximo/a dos aspectos relacionados com a segurança no país:
- Responsável pela análise de riscos externos e ameaças à segurança do pessoal e das acções;
- Responsável por manter a equipa e a Sede informadas e actualizadas sobre os acontecimentos e temas relacionados com este assunto. Garantindo a participação, a motivação e a supervisão dos/das colaboradores/as no que diz respeito às práticas de segurança.
Requisitos exigidos:
A) Perfil académico
- Estudos superiores em Ciências da Saúde, Ciênciaes Sociais, Jurídicas ou Económicas. Mestrado em Saúde Pública, Saúde Internacional, Cooperação Internacional para o Desenvolvimento, Estudos de Desenvolvimento, Direitos Humanos, Género e Estudos de Desenvolvimento, Relações Internacionais, Ciências Políticas ou outras pós graduações relevantes.
- Nível Avançado (C2 ou língua materna) de português escrito e falado.
- Nível avançado (C1) de espanhol escrito e falado.
- Nível Avançado (C1) de inglês escrito e falado.
- Conhecimento e uso frequente de meios, plataformas e redes de comunicação social para a divulgação e a promoção das acções da organização.
- Uso avançado de ferramentas básicas de informática (Word, Excel, PowerPoint, Bases
de Dados, Internet).
B) Experiência profissional
- Pelo menos 5 anos de experiência prévia numa ONG internacional.
- Mínimo de 3 anos de experiência prévia num posto semelhante de coordenação numa ONG internacional.
- Experiência prévia em gestão técnica e financeira de projectos orientados a resultados.
- Conhecimento e experiência comprovada com as normas e regulamentos dos principais doadores (União Europeia, AECID, DFID ou outros).
- Experiência em gestão de segurança e situações de conflito e/ou desastre.
- Experiência em investigação académica (recomendada).
C) Competências
- Visão estratégica e operacional.
- Experiência comprovada e altas habilidades para coordenar e liderar uma equipa de forma colaborativa.
- Competências altas de comunicação assertiva e de falar em público.
- Flexibilidade, criatividade e abertura a novas situações e interligações entre o contexto laboral, cultural e social.
- Competências altas de representação e relações institucionais e públicas.
- Capacidade de enfrentar situações estressantes.
- Capacidade de adaptação ao ambiente de trabalho.
- Compromisso, respeito e identificação com os princípios e a visão da medicusmundi.
D) Remuneração
• De acordo com as tabelas internas da medicusmundi Mediterrània.
CANDIDATE-SE:
FORMAS DE SUBMISSÃO DE CANDIDATURAS
As candidaturas (carta de motivação, CV preferencialmente em língua portuguesa, constando no mínimo 3 referências de postos anteriores), com o assunto “Director/a País”, devem ser remetidas até ao dia 19/09/2025 às 23:59, através dos seguintes endereços electrónicos:
• recursoshumanos.mmed@medicusmundi.es
• administracion.maputo@medicusmundi.es
NOTA: Antes de se candidatar, recomenda-se que proceda a uma leitura exaustiva dos requisitos da vaga, nomeadamente em termos de perfil académico, experiência profissional e competências. Se você não atende a maioria destes requisitos, é prudente reconsiderar a sua candidatura.