A Republic of Mozambique Pipeline Investments Company (ROMPCO) é uma joint venture entre o governo da África do Sul (representado pela South African Gas Development Company (iGas)), o governo de Moçambique (representado pela Companhia Moçambicana de Gasoduto (CMG)) e a Sasol. A ROMPCO foi criada para transportar gás natural dos campos de gás de Pande e Temane em Moçambique para os mercados em Moçambique e na África do Sul, visando o benefício econômico da região.

A vaga disponível encontra-se em nossos escritórios em Maputo, com viagens regulares principalmente dentro de Moçambique e África do Sul (Híbrido).

Visão geral e objetivo do trabalho:

  • O objetivo principal é ser responsável pelo funcionamento bem-sucedido, manutenção e autoridade técnica do gasoduto e infraestrutura associada da ROMPCO.
  • Definir e executar estratégias de gestão de ativos, garantindo o desempenho ideal dos ativos e conformidade com os padrões de segurança, regulamentação e ambientais.
  • Supervisionar o desenvolvimento e a implementação de estratégias operacionais de longo prazo, planos de manutenção e programas de investimentos em capital.
  • Gerenciar e otimizar o desempenho financeiro e operacional em todas as operações da ROMPCO.
  • Impulsionar a excelência operacional por meio de programas de manutenção, planos de gestão de confiabilidade e execução de projetos de capital.
  • Garantir operações de ativos seguras, confiáveis e eficientes, mantendo uma uma relação sólida com as principais partes interessadas e elevados padrões de governança e conformidade.
  • Supervisionar a gestão do direito de passagem, garantindo a integridade da infraestrutura do gasoduto e o engajamento com os proprietários de terras impactados.
  • Liderar e gerenciar a equipe de operações, promovendo uma cultura de alto desempenho e impulsionando iniciativas de melhoria contínua.
  • Garantir a disciplina financeira e sustentabilidade das atividades operacionais, impulsionando o desempenho orçamentário e a gestão de custos.

Responsabilidades:

Gestão Geral da Função de Operações

  • Liderar e gerenciar a função de operações, garantindo o desempenho de acordo com os KPIs acordados.
  • Fomentar o desenvolvimento da equipe e otimizar o desempenho dos ativos para melhorar a eficiência operacional e a estabilidade do gasoduto.
  • Definir e executar o orçamento de operações, a estratégia, as metas operacionais e os planos estratégicos.

Estratégia de Operações

  • Desenvolver e implementar programas de excelência em manutenção, planos de gestão de confiabilidade e planos de investimentos no gasoduto para alcançar o desempenho ideal dos ativos operacionais.
  • Planejar e aprovar projetos de manutenção anuais, garantindo a execução segura e eficiente alinhada aos planos operacionais.

Planejamento de Investimentos e Manutenção

  • Desenvolver e implementar programas de excelência em manutenção, planos de gestão de confiabilidade e planos de projetos de manutenção anuais.
  • Garantir que os programas de manutenção de ativos sejam executados de forma segura, eficiente e alinhados aos planos operacionais.s.

Gestão do Direito de Passagem

  • Monitorar a integridade do direito de passagem e desenvolver planos de implementação.
  • Engajar-se com os proprietários de terras impactados para garantir a gestão contínua das operações.

Gestão de Projetos de Capital

  • Definir, planejar e escopo de projetos de capital em consulta com prestadores de serviços.
  • Garantir a execução de projetos de capital de acordo com o escopo, cronograma e orçamento, mantendo as políticas e padrões de HSE e QA/QC.
  • Fornecer expertise, orientação e capacidade para contratantes e prestadores de serviços.

Gestão de Prestadores de Serviços

  • Desenvolver planos e estratégias de contratação para solicitação, avaliação e concessão de contratos para operações e manutenção do gasoduto e projetos de capital.
  • Monitorar o desempenho dos prestadores de serviços para garantir a conformidade regulatória, desempenho adequado, conclusão de marcos e qualidade do trabalho.

Normas Técnicas/Segurança e Conformidade

  • Atuar como autoridade técnica da ROMPCO, garantindo operações de ativos seguras, confiáveis e eficientes.
  • Definir a filosofia operacional do gasoduto e os requisitos necessários.
  • Garantir a conformidade com os requisitos legislativos e manter a disciplina contratual, financeira e contábil das unidades subordinadas.

Gestão Financeira

  • Supervisionar a gestão de custos operacionais e o desempenho do orçamento.

Qualificações:

Qualificações mínimas:

  • Licenciatura em engenharia (Mecânica, Química, Civil ou Petróleo) ou equivalente

Qualificações adicionais:

  • Mestrado (engenharia ou administração de empresas)
  • Certificação em Gestão de Projetos.

Experiência mínima:

  • 10+ anos na indústria de energia/utilidades, preferencialmente em transmissão de óleo/gás ou operações.
  • 5+ anos de experiência em gestão sênior, incluindo supervisão de orçamentos de CAPEX (> $10M) e projetos em grande escala.
  • Experiência comprovada em liderança comercial e estratégica.
  • Experiência em gestão de projetos e mudanças, incluindo melhoria de processos.
  • Experiência em gerenciar grandes equipes técnicas e supervisionar projetos técnicos complexos.
  • Capacidade comprovada de liderar tanto equipes técnicas quanto não técnicas, promovendo colaboração e desempenho.
  • Conhecimento aprofundado de normas e regulamentos HSE, incluindo governança e conformidade.
  • Compreensão abrangente dos padrões HSE, governança e conformidade regulatória.

Experiência adicional:

Liderança de equipes multidisciplinares em diversas culturas

Nível de Senioridade: Executivo

Indústria: Petróleo e Gás

Tipo de Emprego: Tempo integral

Funções de Trabalho:

  • Liderança Estratégica
  • Desenvolvimento e Liderança De Equipes
  • Gestão de Partes Interessadas e Relacionamentos
  • Gestão de Recursos e Orçamentos
  • Supervisão De Riscos e Conformidade
  • Inovação e Melhoria Contínua
  • Excelência Operacional
  • Supervisão Financeira

Habilidades:

  • Língua inglesa
  • Pensamento estratégico
  • Comunicação
  • Responsabilidade
  • Resolução de problemas
  • Orientação para resultados
  • Gestão de mudanças
  • Negociação
  • Desenvolvimento de pessoas
  • Construção de coalizões e parcerias
  • Gestão de projetos
  • Engenharia
  • Conformidade e regulamentação
  • Gestão de riscos
  • Planejamento financeiro
  • Análise financeira e de negócios
  • Acuidade comercial

Processo de candidatura:

Os candidatos interessados devem enviar um currículo detalhado para mpho.sekoala@rompco.co.za

DATA LIMITE DE CANDIDATURA: 28 de Novembro de 2025