Quem Somos
A Republic of Mozambique Pipeline Investments Company (ROMPCO) e uma joint venture entre o governo da Africa do Sul (representado pela South African Gas Development Company (iGas)), o governo de Mocambique (representado pela Companhia Moçambicana de Gasoduto (CMG)) e a Sasol. A ROMPCO foi criada para transportar gas natural dos campos de gás de Pande e Temane em Moçambique para os mercados em Moçambique e na Africa do Sul, visando o beneficio económico da região.
A vaga encontra-se disponível para nossos escritórios em Maputo, com viagens regulares principalmente dentro de Moçambique e Africa do Sul (Hibrido).
Vaga: Director de Operações
Visão Geral e Objetivo do Trabalho
O objetivo principal e ser responsável pelo funcionamento bem-sucedido, manutenção e autoridade técnica do gasoduto e infraestrutura associada da ROMPCO.
- Definir e executar estratégias de gestão de ativos, garantindo o desempenho ideal dos ativos e conformidade com os padrões de segurança, regulamentação e ambientais.
- Supervisionar o desenvolvimento e a implementação de estratégias operacionais de longo prazo, planos de manutenção e programas de investimentos em capital.
- Gerenciar e otimizar o desempenho financeiro e operacional em todas as operações da ROMPCO.
- Impulsionar a excelência operacional por meio de programas de manutenção, planos de gestão de confiabilidade e execução de projetos de capital.
- Garantir operações de ativos seguras, confiáveis e eficientes, mantendo uma uma relação solida com as principais partes interessadas e elevados padrões de governança e conformidade.
- Supervisionar a gestão do direito de passagem, garantindo a integridade da infraestrutura do gasoduto e o engajamento com os proprietários de terras impactados.
- Liderar e gerenciar a equipe de operações, promovendo uma cultura de alto desempenho e impulsionando iniciativas de melhoria continua.
- Garantir a disciplina financeira e sustentabilidade das atividades operacionais, impulsionando o desempenho orçamentário e a gestão de custos.
Responsabilidades
- Gestão Geral da Função de Operações
- Liderar e gerenciar a função de operações, garantindo o desempenho de acordo com os KPis acordados.
- Fomentar o desenvolvimento da equipe e otimizar o desempenho dos ativos para melhorar a eficiência operacional e a estabilidade do gasoduto.
- Definir e executar o orçamento de operações, a estratégia, as metas operacionais e os planos estratégicos. Estratégia de Operações
- Desenvolver e implementar programas de excelência em manutenção, planos de gestão de confiabilidade e planos de investimentos no gasoduto para alcançar o desempenho ideal dos ativos operacionais.
- Planejar e aprovar projetos de manutenção anuais, garantindo a execução segura e eficiente alinhada aos planos operacionais ..
- Planejamento de Investimentos e Manutenção
- Desenvolver e implementar programas de excelência em manutenção, planos de gestão de confiabilidade e planos de projetos de manutenção anuais.
- Garantir que os programas de manutenção de ativos sejam executados de forma segura, eficiente e alinhados aos planos operacionais.
- Gestão do Direito de Passagem
- Monitorar a integridade do direito de passagem e desenvolver planos de implementação.
- Engajar-se com os proprietários de terras impactados para garantir a gestão continua das operações.
Gestão de Projetos de Capital
- Definir, planejar e escopo de projetos de capital em consulta com prestadores de serviços.
- Garantir a execução de projetos de capital de acordo com o escopo, cronograma e orçamento, mantendo as políticas e padrões de HSE e QA/QC.
- Fornecer expertise, orientação e capacidade para contratantes e prestadores de serviços.
Gestão de Prestadores de Serviços
- Desenvolver planos e estratégias de contratação para solicitação, avaliação e concessão de contratos para operações e manutenção do gasoduto e projetos de capital.
- Monitorar o desempenho dos prestadores de serviços para garantir a conformidade regulatória, desempenho adequado, conclusão de marcos e qualidade do trabalho.
- Normas Técnicas/Segurança e Conformidade
- Atuar como autoridade técnica da ROMPCO, garantindo operações de ativos seguras, confiáveis e eficientes.
- Definir a filosofia operacional do gasoduto e os requisitos necessários.
- Garantir a conformidade com os requisitos legislativos e manter a disciplina contratual, financeira e contábil das unidades subordinadas.
Gestão Financeira
- Supervisionar a gestão de custos operacionais e o desempenho do orçamento.
Qualificações
Qualificações mínimas
- Licenciatura em engenharia (Mecânica, Química, Civil ou Petróleo) ou equivalente
Qualificações adicionais
- Mestrado (engenharia ou administração de empresas)
- Certificação em Gestão de Projetos.
Minimum experience
- 10+ anos na indústria de energia/utilidades, preferencialmente em transmissão de óleo/gás ou operações.
- 5+ anos de experiência em gestão sénior, incluindo supervisão de orçamentos de CAPEX (> $10M) e projetos em grande escala.
- Experiência comprovada em liderança comercial e estratégica.
- Experiência em gestão de projetos e mudanças, incluindo melhoria de processos.
- Experiência em gerenciar grandes equipes técnicas e supervisionar projetos técnicos complexos.
- Capacidade comprovada de liderar tanto equipes técnicas quanto não técnicas, promovendo colaboração e desempenho.
- Conhecimento aprofundado de normas e regulamentos HSE, incluindo governança e conformidade.
- Compreensão abrangente dos padrões HSE, governança e conformidade regulatória.
Experiência adicional
- Liderança de equipes multidisciplinares em diversas culturas
Nível de Senioridade
O Executivo
- Indústria
- Petróleo e Gás
Tipo de Emprego
- Tempo integral
Funções de Trabalho
- O Liderança Estratégica
- Desenvolvimento e Liderança De Equipes
- Gestão de Partes Interessadas e Relacionamentos
- Gestão de Recursos e Orçamentos
- Supervisão De Riscos e Conformidade
- Inovação e Melhoria Continua
- Excelência Operacional
- O Supervisão Financeira
Habilidades
- Língua inglesa
- Pensamento estratégico
- Comunicação
- Responsabilidade
- Resolução de problemas
- Orientação para resultados
- Gestão de mudanças
- Negociação Desenvolvimento de pessoas
- Construção de coalizões e parcerias
- Gestão de projetos
- Engenharia
- Conformidade e regulamentação
- Gestão de riscos
- Planejamento financeiro
- Analise financeira e de negócios
- Acuidade comercial
COMO CANDIDATAR-SE:
Os candidatos interessados devem enviar um curriculo detalhado para mpho.sekoala@rompco.co.za ate 28 de novembro de 2025.
Por favor, visite o nosso site www.rompco.co.za para mais informações sobre o nosso trabalho.
A ROMPCO e um empregador de igualdade de oportunidades. O plano de Equidade de Emprego aprovado da ROMPCO e as suas metas serão considerados como parte do processo de recrutamento.