ANÚNCIO DE VAGA- CARGOS DE DIRECTOR
O Instituto de Gestão Macroeconómica e Financeira da Africa Oriental e Austral (MEFMI) e um instituto regional com 15 países-membros, actualmente: Angola, Botswana, Burundi, Eswatini, Quénia, Lesoto, Malawi, Moçambique, Namíbia, Ruanda, Sudão do Sul, Tanzânia,
Uganda, Zâmbia e Zimbabwe. O MEFMI foi criado em 1997, com o objectivo de desenvolver capacidades sustentáveis em áreas-chave identificadas nos ministérios das Finanças, comissões de Planeamento e bancos centrais ou instituições equivalentes. O MEFMI procura melhorar a capacidade humana e institucional sustentáveis, nas áreas críticas da gestão macroeconómica e financeira; promover as melhores praticas nas instituições relacionadas; e dar a conhecer os riscos e oportunidades emergentes aos quadros da Administração. O instituto procura, ainda, alcançar, nos seus países-membros, uma gestão macroeconómica prudente, uma gestão competente e eficiente das finanças publicas, sectores financeiros sólidos, eficientes e estáveis e economias com um crescimento forte e sustentável. O Secretariado do MEFMI está sediado em Harare, no Zimbabwe.
O MEFMI convida profissionais qualificados e experientes, bem como cidadãos dos países-membros a candidatarem-se para os seguintes cargos de liderança sénior:
- Director de Programa de Gestão do Sector Financeiro (responde ao Director Executivo)
Resumo da funcão
Esta função proporciona liderança estratégica na concepção, implementação e avaliação de programas que reforçam o desenvolvimento, a estabilidade e inovacão do sector financeiro em toda a região do MEFMI. O director trabalhara em estreita colaboração com os países membros, reguladores e principais partes interessadas para promover as melhores praticas e construir sistemas financeiros sustentáveis.
Áreas-chave de desempenho
i. Liderar o desenvolvimento e a implementação de estratégias e programas de gestão do sector financeiro.
ii. Apoiar os países-membros no reforço da regulamentação, supervisão e inovação financeiras.
iii. Desenvolver e implementar módulos de formação centrados em tecnologias emergentes, tais como fintech, blockchain, inteligência artificial (IA), ciberseguranca e moedas digitais.
iv. Monitorizar as tendências globais e os desenvolvimentos regulamentares em tecnologias emergentes e prestar apoio em termos de assessoria aos reguladores. Promover a integração e a estabilidade financeira regional.
v. Realizar e divulgar pesquisas sobre questões emergentes do sector financeiro.
vi. Elaborar um programa de trabalho anual em matéria de gestão do sector financeiro para inclusão no MEFMI Prospectus.
vii. Estabelecer parcerias solidas com reguladores financeiros e promover a partilha de conhecimentos entre as partes interessadas.
viii. Ajudar na seleção de candidatos a membros, desenvolver um plano de formação personalizado (CTP) para os membros e garantir a utilização eficaz dos membros graduados e acreditados em actividades de capacitação no Programa de Gestão do Sector Financeiro.
ix. Mobilizar recursos e garantir a estabilidade dos programas do sector financeiro.
Habilitações e Experiência
a) Mestrado em Economia, Finanças, Gestão Bancaria ou Administração de Empresas.
b) Pelo menos 10 anos de experiência progressiva, dos quais 5 anos em cargos de nível sénior, nas áreas de gestão, politicas e regulamentação do sector financeiro ou liderança de programas/departamentos.
c) Formação especializada em Tecnologia Financeira (FinTech) ou Finanças Digitais e altamente desejável.
d) Compreensão comprovada dos sistemas de gestão do sector financeiro.
e) Experiência de trabalho num banco central, ministério das Finanças, outros órgãos reguladores do sector financeiro e/ou organização regional/internacional.
f) Histórico comprovado na concepção e implementação de programas de capacitação.
2. Director de Programa de Gestao Macroeconomica (responde ao Director Executivo)
Resumo da função
Esta função proporciona orientação estratégica e supervisão de programas que apoiam a formulação de políticas macroeconómicas, governação económica e o desenvolvimento sustentável nos países membros. O Director supervisionara a concepcao e a implementação de módulos de formacão em teoria macroeconómica, analise de políticas, política fiscal e monetária e previsões económicas. Alem disso, espera-se que o Director colabore com governos, bancos centrais, instituições académicas e organizações internacionais para compreender as necessidades de formação e alinhar os programas de formação e as iniciativas de investigação de forma adequada.
Áreas-chave de desempenho
i. Liderar o desenvolvimento e a implementação de estratégias e programas de gestão do sector financeiro.
ii. Apoiar os países-membros no reforço da regulamentação, supervisão e inovação financeiras.
iii. Desenvolver e implementar módulos de formação centrados em tecnologias emergentes, tais como fintech, blockchain, inteligencia artificial (IA), ciberseguranca e moedas digitais.
iv. Monitorizar as tendências globais e os desenvolvimentos regulamentares em tecnologias emergentes e prestar apoio em termos de assessoria aos reguladores. Promover a integração e a estabilidade financeira regional.
v. Realizar e divulgar pesquisas sobre questões emergentes do sector financeiro.
vi. Elaborar um programa de trabalho anual em matéria de gestão do sector financeiro para inclusao no MEFMI Prospectus.
vii. Estabelecer parcerias solidas com reguladores financeiros e promover a partilha de conhecimentos entre as partes interessadas.
vii. Ajudar na selecção de candidatos a membros, desenvolver um plano de formação personalizado (CTP) para os membros e garantir a utilização eficaz dos membros graduados e acreditados em actividades de capacitação no Programa de Gestão do Sector Financeiro. Mobilizar recursos e garantir a estabilidade dos programas do sector financeiro.
Habilitacões e Experiência
a) Mestrado em Economia, Estudos de Desenvolvimento e Políticas Publicas.
b) Pelo menos 10 anos de experiência progressiva, dos quais 5 anos em cargos de nível sénior em política macroeconómica, investigação ou liderança de programas/departamentos.
c) Experiência na concepção e implementação de programas de capacitação.
d) Excelentes competências analíticas, de pensamento estratégico e de estabelecimento de parcerias.
e) Excelentes competências de comunicação e apresentação.
f) Compreensão comprovada dos sistemas de gestão macroeconómica.
g) Experiência de trabalho num banco central, ministério das Finanças, grupo de reflexão económica e organização regional/internacional.
Vantagens adicionais para ambas os cargos
Os seguintes elementos constituem vantagem adicional:
a) Doutoramento numa área relevante.
b) Ser um membro do MEFMI.
c) Experiência em investigação e/ou capacitação.
d) Conhecimento da língua portuguesa.
Competências para ambas os cargos
a) Fortes competências qualitativas, quantitativas e analíticas.
b) Capacidade comprovada para conceber, implementar e avaliar programas de grande impacto.
c) Excelente capacidade de comunicação, networking e mobilização de recursos.
d) Fortes competências de liderança e gestão de equipas, num ambiente regional ou multinacional.
Benefícios
O candidato selecionado será contratado por um período fixo de três (3) anos, renovável mediante desempenho satisfatório. E oferecido um pacote remuneratório atraente em dólares americanos, competitivo em relação a outras organizações regionais similares.
Local
As funções serão exercidas no Secretariado do MEFMI, em Harare, Zimbabwe, e a língua oficial do Instituto é o inglês.
PROCEDIMENTO DE CANDIDATURA
- As candidaturas devem ser apresentadas ate 30 de Setembro de 2025, as 16h30.
- O MEFMI e uma entidade empregadora que promove a igualdade de oportunidades e incentiva candidatos do sexo masculino e feminino a candidatarem-se.
- Os candidatos interessados devem enviar as suas candidaturas, incluindo um CV detalhado e uma carta de apresentação (mencionando o cargo ao qual se candidatam), para_recruitment@mefmi.org.
- Nesta fase, os candidatos devem enviar apenas por e-mail o seu curriculum actualizado e detalhado e uma carta de apresentação (sem certificados). Não serão aceites candidaturas em suporte físico.
- NOTA: Apenas os candidatos pré-selecionados serão contactados.