Descrição

  • Definir e implementar a visão estratégica do banco, em articulação com o Conselho de Administração;
  • Supervisionar o desenvolvimento e implementação da estratégia global do banco para impulsionar o crescimento e o sucesso dos negócios;
  • Representar o banco junto de entidades reguladoras, parceiros institucionais, investidores e outras partes interessadas;
  • Fornecer orientação, direcção e avaliações do trabalho realizado por outros líderes executivos dentro da organização;
  • Criar e executar um plano estratégico que define o rumo das actividades e operações da empresa;
  • Monitorizar o desempenho financeiro e operacional da instituição, propondo acções correctivas sempre que necessário;
  • Assegurar o cumprimento de todas as obrigações legais, regulamentares e de compliance;
  • Avaliar o desempenho da organização no cumprimento de seus objectivos e metas para impulsionar o sucesso e crescimento contínuo;
  • Assegurar uma gestão robusta de riscos (crédito, mercado, operacional e reputacional), garantindo a sustentabilidade financeira da instituição.
  • Promover a inovação e a transformação digital, liderando iniciativas que melhorem a experiência do cliente e a eficiência operacional.
  • Atrair, desenvolver e reter talento de alto desempenho, fomentando uma cultura organizacional inclusiva, colaborativa e orientada para resultados;
  • Garantir elevados padrões de ética e responsabilidade social, assegurando que o banco contribui activamente para o desenvolvimento económico e social das comunidades em que opera;
  • Fortalecer a relação com clientes e stakeholders-chave, antecipando necessidades e alinhando soluções financeiras ao contexto do mercado;
  • Prestar contas de forma transparente ao Conselho de Administração, fornecendo relatórios regulares sobre a performance, os riscos e as oportunidades estratégicas;
  • Liderar processos de mudança e de adaptação regulatória, garantindo que a instituição responde com agilidade a novas exigências do sector financeiro.

Requisitos

  • Licenciatura em Economia, Finanças, Gestão, Contabilidade ou áreas afins;
  • Pós-graduação, Mestrado ou MBA em Economia, Gestão, Finanças ou Contabilidade constitui vantagem;
  • Experiência mínima de 10 anos relevante no sector bancário em cargos de direcção;
  • Entre 35 e 50 anos;
  • Domínio de língua Portuguesa e língua Inglesa;
  • Experiência comprovada em cargos de liderança sénior no sector bancário ou financeiro, preferencialmente em funções executivas ou de direcção geral;
  • Conhecimento aprofundado da legislação e regulamentação financeira vigente em Moçambique, bem como das melhores práticas internacionais;
  • Domínio de ferramentas de gestão, análise financeira e controlo de risco, com capacidade de avaliar e mitigar riscos complexos;
  • Conhecimento aprofundado da legislação e regulamentação financeira vigente em Moçambique;
  • Domínio de ferramentas de gestão, análise financeira e controlo de risco;
  • Domínio de informática na óptica do utilizador.

COMO CANDIDATAR-SE

Para candidatar-se, aceda ao link:

Director Executivo – SDO Mocambique

Detalhes da Vaga

No. de Vagas 1

Empresa SDO

Data de Expiração Indefinido

Nível Académico Licenciatura

Fonte da Publicação SDO

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