ANÚNCIO DE VAGA

Engenheiro de Suporte de Aplicações de Tecnologia de Informação

Requisitos:

  • Licenciatura em Tecnologias de Informação (TI), Ciências Informáticas ou áreas afins
  • Conhecimentos de bases de dados e ferramentas de monitorização de sistemas de base de dados;
  • 2-4 anos de experiência em suporte de aplicações, de preferência no sector bancário;
  • Experiência com ferramentas de monitorização do desempenho (Dynatrace, Splunk, AppDynamics, Grafana);
  • Experiência prática com automação e criação de scripts (Python, Shell);
  • Excelentes competências de gestão e comunicação com as partes interessadas;
  • Conhecimentos de middleware e ferramentas de monitorização da Middleware; ∙Conhecimento de APIs, integrações e plataformas de nuvem;
  • Gerir incidentes de elevada prioridade e efetuar investigações aprofundadas;
  • Liderar a gestão de problemas, garantindo a implementação de correcções apresentadas no RCA e de longo prazo;
  • Optimizar o desempenho das aplicações e recomendar melhorias na infraestrutura;
  • Orientar os membros mais jovens da equipa e fornecer orientações técnicas;
  • Assegurar a conformidade com as normas de segurança (PCI DSS, GDPR, ISO 27001);
  • Participar em auditorias informáticas e fornecer a documentação necessária;
  • Preferencialmente, certificação ITIL Foundation;
  • Capacidade de trabalhar num ambiente de ritmo acelerado e cumprindo com SLAs;
  • Fluente em Português e Inglês (falado e escrito).

Responsabilidades e Atribuições

  • Como Engenheiro de Suporte de Aplicações, será responsável por garantir a disponibilidade, a estabilidade e o desempenho de aplicações bancárias críticas. Esta função segue as normas ITIL (Information Technology Infrastructure Library) para gerir incidentes, problemas e pedidos de serviço de forma eficiente. O analista trabalha em estreita colaboração com as equipas de TI, os utilizadores empresariais e os fornecedores para fornecer um apoio de elevada qualidade e uma melhoria contínua das aplicações bancárias.

Gestão de incidentes

  • Minimizar o tempo de inactividade e restabelecer as operações normais o mais rapidamente possível;
  • Assegurar a comunicação atempada com as partes interessadas durante os incidentes;
  • Identificar as causas raiz para evitar a recorrência de problemas críticos;
  • Manter os níveis de serviço, cumprindo os SLA (de acordo do nível de serviço) definidos;
  • Apresentar recomendações a terceiro nível e à equipa de arquitetura da solução para melhorar o desempenho e a eficiência da aplicação;
  • Assegurar que a aplicação seja submetida a uma manutenção aperfeiçoadora, preventiva, adaptativa, de emergência e correctiva.

Gestão de problemas

  • Identificar e eliminar as causas principais de incidentes críticos e recorrentes;
  • Reduzir o impacto e a frequência das falhas do sistema;
  • Melhorar a estabilidade e o desempenho das aplicações a longo prazo;
  • Melhorar a monitorização proactiva e a automatização para detectar potenciais problemas;
  • Assegurar a conformidade com as políticas regulamentares e de segurança, resolvendo as vulnerabilidades

Habilidades e Competências Especiais

  • Forte capacidade de comunicação e de resolução de problemas;
  • Disponibilidade para aprender e adaptar-se a ambientes de aplicações bancárias;
  • Monitorar e registar incidentes em ferramentas ITSM (por exemplo, ServiceNow, Jira);
  • Experiência na resolução de problemas básicos e resolver problemas comuns dos utilizadores;
  • Experiência em encaminhamento de incidentes complexos para membros intermédios ou superiores da equipa;
  • Ampla experiência em ajudar nas verificações de saúde do sistema e nas actividades de manutenção programadas;
  • Experiência comprovada em documentar as resoluções e criar artigos de base de conhecimentos;
  • Resolução de problemas de aplicações de nível 2;
  • Efetuar a análise da causa principal (RCA) e recomendar correcções permanentes;
  • Trabalhar com os programadores e as equipas de infra-estruturas na resolução de problemas;
  • Criar e manter documentação sobre a resolução de problemas e procedimentos padrão;
  • Experiência em micro-serviços;
  • Automatização de testes;
  • Arquitetura de aplicações distribuídas;

COMO CANDIDATAR-SE:

Os candidatos que reúnam os requisitos acima exigidos, podem submeter as suas candidaturas pelo nosso website, a partir do link:

Engenheiro de Suporte de Aplicações de Tecnologia de Informação | Standard Bank Moçambique

 As candidaturas deverão ser submetidas até ao dia 14 de Outubro de 2025. Apenas os candidatos pré-selecionados serão contactados. Encorajamos candidaturas de mulheres e de pessoas com necessidades especiais