Descrição da vaga

O Centro de Investigação em saúde de Manhiça (CISM), com sede na Manhiça, Província de Maputo,torna público que pretende recrutar um (01) Epidemiologista Sénior, para contribuir para o trabalho de pesquisa com enfoque em Epidemiologia, concretamente nas áreas pesquisa e áreas funcionais de Coordenação Científica (Projectos específicos e Contratos), com maior enfoque em:

  • Coordenação e condução de estudos científicos e projectos, desde o campo, laboratório e escrita de relatórios;
  • Contribuição proactiva em mentoria e capacitação do pessoal e estagiários, na condução de pesquisas/avaliações através de formações, orientação e partilha/revisão de literatura e outras fontes científicas relevante;
  • Propor proactivamente novas ideias de pesquisa científicas e busca activa de financiamentos; 
  • Assegurar submissões das novas propostas à financiamento dentro dos prazos estabelecidos;
  • Revisão técnico-científica de propostas e artigos científicos;
  • Maximização de produção científica com enfoque ao uso de dados e amostras existentes nos acervos do Centro. 
Funções

Preparação de propostas (Pré-Financiamento)

  • Procurar de forma proactiva, analisar e alertar ao grupo de investigadores sobre potenciais chamadas para financiamentos públicos ou privados, de nível nacional e internacional;
  • Desenvolver ideas/notas conceptuais, para novas propostas de projectos;
  • Apoiar na elaboração de propostas orçamentais e planos de implementação de pesquisas na fase de pré-financiamento (chamadas para concorrer ou busca activa de financiamento), juntamente com a equipas de pesquisa, Unidade  de Pre-Award e de Contratos e Subvenções;
  • Elaborar cronogramas de seguimento dos processos de preparação das propostas de pesquisa;
  • Fazer seguimento das respostas submetidas para financiamentos juntamente ao departamentos de Pré-Financiamento e Contractos.
  • Planificação Projectos
  • Coordenar a elaboração do plano operacional das pesquisas de campo e laboratorial juntamente com as equipas de investigadores, técnicos e Departamentos de apoio relevantes;
  • Coordenar a elaboração do plano de necessidades técnicas chaves, desde a reunião com grupos chaves (interno e/ou externo), competência técnica,materiais e outros afins garantindo uma preparação e alocação atempada de recursos aos projectos;
  • Coordenar a elaboração de um cronograma ajustado ao escopo do contrato de pesquisa, juntamente com o grupo de investigadores e departamentos relevantes e parceiros, abrangindo  desde elaboração conceptual à entrega dos resultados.
  • Implementação Seguimentos e Monitoria de projectos
  • Proceder a supervisão das actividades de pesquisa  a nível dos projeto, de acordo com o protocolo e procedimentos institucionalmente aprovados;
  • Supervisionar o pessoal de investigação que reporta directamente a esta posição e supervisionar a contratação, coaching contínuo, mentoria, formação, feedback e apoio para desenvolver a sua capacidade para promover a missão da instituição;
  • Prestar assistência técnica na operação diária das actividades de pesquisa, campo e coleta de dados; 
  • Fazer viagens de campo para supervisionar a implementação de actividades, participação em reuniões com autoridades locais, provinciais e nacionais conforme necessário; 
  • Garantir o andamento adequado das atividades de pesquisa dentro do escopo e cronogramas acordados;
  • Apoiar proactivamente no funcionamento eficiente do circuito de dados, desde a recolha, revisão, upload, limpeza/edição na plataforma de gestão de dados;
  • Assegurar proactivamente na avaliação dos procedimentos do estudo e no desenho de medidas corretivas quando precisas;
  • Coordenar a recolha e análise de dados de investigação juntamente com a equipa de investigadores internos e parceiros;
  • Apoiar na compilação dos relatórios de recrutamento, registo de entrada de amostras no sistema de gestão (p.e SERVOLAB, REDCAP) e verificar se não há perdas de amostras.
  • Protocolos e Procedimentos
  • Desenvolver protocolos de pesquisa que descrevam claramente os objetivos da pesquisa e os procedimentos necessários para testar as hipóteses de pesquisa;
  • Experiência no desenvolvimento de protocolos de pesquisa para revisão do Comité nacional de Bioética (CNBS) e gestão de correspondência e requisitos dos comités de bioética a nível nacional e internacionalmente;
  • Participar proactivamente no desenho/revisão dos instrumentos de M&A e outros documentos do projecto que permitam a recolha de informação adequada para alimentar os indicadores do projecto;
  • Criar e assegurar as aprovações necessárias pelos comités internos e/ou externos aplicáveis (exemplo: Comités de Ética, Conselhos Científicos, etc) assim como os procedimentos normalizados de trabalho;
  • Garantir um arquivo adequado do estudo (cópias impressas ou documentação electrónica) de todos documentos relacionados com o estudo (Protocolos, acordos, PEE, POPs, Consentimentos, Correspondências, etc.
  • Relatórios, Manuscritos e Publicações
  • Proceder a redação e edição de relatórios e manuscritos para publicação ou apresentação em workshops e eventos científicos nacionais e internacionais;
  • Gerenciamento de processos de publicação, preparação de congressos e seminários científicos.
  • Comunicação;
  • Servir como ponto focal para comunicações internas e externas, mantendo contacto com financiadores e parceiros;
  • Garantir uma boa comunicação entre os membros da equipa de pesquisa, bem como entre outros departamentos relevantes;
  • Garantir relatórios atempados e a disseminação apropriada internamente e para as partes interessadas, parceiros e financiadores dos projectos;
  • Pontos de mais valia;
  • Publicações em revistas especializadas/com revisão de pares será uma vantagem;
  • Credibilidade acadêmica com histórico de pesquisa activa e de alta qualidade e de ter liderado projectos de pesquisa.
Requisitos
  • Mestrado/Doutoramento Medicina, Epidemiologia, Saúde Pública, Ciências de Saúde, Bioestatística e outras áreas relacionadas, com 5 anos (Doutorado) a 10 anos (Mestrado) de experiencia, com um forte enfoque análise, gestão de informação, monitoria e avaliação; 
  • Vasta experiência em vigilância epidemiológica e análise de dados relativos a doenças transmissíveis a nível regional, nacional e/ou internacional, doenças bacterianas, virais ou tropicais negligenciadas é uma vantagem;
  • Experiência e competência comprovadas em análise de dados e interpretação de informação científica e em epidemiologia analítica com utilização de software estatístico como o STATA, R, SAS ou outros;
  • Experiência comprovada de comunicação de informação científica a autoridades e pares, bem como a um público mais vasto, particularmente por meio de apresentações orais e pela publicação de artigos científicos;
  • Experiência com desenho, implementação e monitoria de estudos epidemiologicos;
  • Conhecimento de metodologias de avaliação, colecta e análise de dados;
  • Experiência com Sistemas de Informação em Saúde e Estatística Sanitária (p.e plataforma DHIS2, ODK);
  • Experiência em sistemas/plataformas demográficas;
  • Experiência em programação estatística e análise geoespacial (incluindo experiência com R, SAS, STATA, ArcGIS e/ou outro software relevante);
  • Capacidade para elaborar procedimentos operacionais padrões (POPs) de estudo;
  • Experiência em actividades de coordenação de estudo, no âmbito de recrutamento, recolha de dados clinicos, fazer UPLOAD, fazer o download do data set REDCap;
  • Experiência na Limpeza/edição em REDCap e resolução de “queries”;
  • Competências excepcionais na análise epidemiológica de dados de saúde e na aplicação de análises para a tomada de decisões;
  • Habilidades de liderança e de resolução de problemas/conflitos;
  • Capacidade de trabalhar de forma independente e em equipa múltiplas;
  • Experiência de trabalho em ambientes de elevada pressão, orientados para a produtividade;
  • Experiência de vida ou trabalho em ambientes com recursos limitados ou áreas rurais;
  • Comunicação fluente na língua Portuguesa, Inglesa e local;
  • Capacidade de pensar e agir estrategicamente;
  • Capacidade de demonstrar uma compreensão clara da pesquisa e de como os resultados da pesquisa podem ser apresentados aos parceiros e a uma comunidade científica mais ampla; 
  • Capacidade comprovada de gerir uma carga de trabalho grande e complexa, trabalhando às vezes com prazos curtos.

COMO CANDIDATAR-SE

Para candidatar-se, aceda ao link:

CISM Candidaturas