Contratação de um Especialista em Gestão Financeira para Projecto EDGE
O Governo de Moçambique recebeu um Donativo do Banco Mundial para financiar o Projecto de Economia Digital e Governo Electrónico (EDGE) e pretende aplicar parte dos fundos para custear serviços de Consultoria.
Os serviços incluem não só, mas também:
- Desenvolver e manter sistema financeiro funcional com cronograma de implementação;
- Actualizar o manual de implementação do projecto;
- Preparar orçamentos e apoiar as agências beneficiárias na gestão de custos;
- Implementar e melhorar sistemas de controlo interno;
- Garantir conformidade com regras do Banco Mundial e do Governo;
- . Elaborar demonstrações financeiras e relatórios periódicos (mensais, trimestrais, anuais);
- Manter registos actualizados de contas, contratos, activos e reconciliações bancárias;
- Preparar e submeter pedidos de desembolso e reembolsos;
- Prestar assistência e colaborar durante as auditorias internas e externas e preparar documentação necessária;
- Apoiar o treinamento da equipa da UIP, Agência de Implementação e garantir o cumprimento das normas contabilísticas, financeiras e práticas éticas;
- Participar de reuniões técnicas, contribuir para o aperfeiçoamento dos sistemas financeiros;
- Garantir a correcta identificação, segurança e reconciliação de activos fixos;
- Reportar ao Coordenador da UIP e colaborar com consultores e fornecedores
Para esta consultoria pretende-se contratar um consultor individual, com experiência relevante na área. Para ser considerado qualificado para executar os serviços, o consultor deverá ser capaz de demonstrar qualificações académicas apropriadas e habilidade para executar todas tarefas especificadas nos termos de referência e, especificamente, ele / ela deve ser capaz de demonstrar:
- Licenciatura em Contabilidade, Finanças, Economia, Administração de Empresas ou outras áreas afins;
- Pelo menos cinco (5) anos de experiência na gestão de processos financeiros em Projectos financiados por organizações internacionais multilaterais de desenvolvimento (preferencialmente o Banco Mundial);
- Cinco (5) anos de experiência profissional comprovada e relevante;
- Experiência prática em contabilidade em múltiplos Projectos financiados por doadores;
- Conhecimento das normas internacionais de contabilidade e auditoria nos sectores público e privado;
- Proficiência no uso de aplicativos de software e planilhas;
- Capacidade de administração de escritório será bastante apreciada;
- A familiaridade com o e-SISTAFE bem como Procedimentos Contabilísticos e de Administração Financeira do Estado é uma vantagem;
- Habilidades de comunicação e capacidade de apresentar, negociar e resolver questões complexas;
- Conhecimento de técnicas de auditoria é um diferencial;
- Fluência na comunicação escrita e oral em português e inglês;
- Capacidade de trabalhar sob pressão;
- Excelente capacidade de organização.
O MJCR convida consultores individuais elegíveis a manifestar o seu interesse para a prestação deste serviço de consultoria. Os consultores interessados devem fornecer informações indicando que estão qualificados para prestar os serviços (CV, descrição de serviços similares, experiência em condições similares, etc.).
Um consultor será seleccionado de acordo com os procedimentos estabelecidos no Regulamento de Aquisições para Mutuários de Operações de Financiamento de Projectos de Investimento, de Setembro de 2023. O candidato seleccionado deverá inscrever-se no CEF- Cadastro Electrónico de Fornecedores de Bens e Serviços.
Os Termos de Referência detalhados e informações adicionais, poderão ser solicitados através do endereço electrónico: edge.aquisicoes@gmail.com
Processo de candidatura
As manifestações de interesse devem ser entregues no endereço abaixo até ao dia 8 de Julho de 2025.
Ministério da Justiça, Assuntos Constitucionais e Religiosos
Av. Avenida Zedequias Manganhela, Torre 2, n.º 510, Parcela 260, 6º Andar
Maputo-Moçambique