Job Description

Resumo da posição:
Garantir o suporte legal às áreas de negócio, procedendo com a elaboração de pareceres, contratos de crédito e assistência aos processos de recuperação de crédito.

Responsabilidades

Responsabilidades Primárias :

  • Elaboração e verificação de contratos de empréstimo, Cartas de Crédito, Garantias de crédito, Garantias Bancária e documentação relacionada;
  • Cultivar e gerir relações de trabalho com uma variedade de stakeholders, Serviços Jurídicos do FNB e externas;
  • Manutenção de conhecimentos especializado sobre emendas legislativas relevantes, melhores práticas do sector e prestação de consultoria proactiva e soluções para os Stakeholders;
  • Desenvolver e manter métodos de controlo e gestão de processos de recuperação de crédito;
  • Gestão de escritório de advogados nos processos de recuperação de crédito;
  • Produzir relatórios sobre a base de dados dos processos de crédito em vigor bem como processos de recuperação de crédito;
  • Garantir a organização dos processos de crédito, o qual deverá conter toda documentação;
  • Garantir o registo e controlo dos processos de crédito;
  • Cumprir com a gestão e documentação dos processos de crédito de acordo com as normas e procedimentos do regulador;
  • Proceder a assistência das áreas de negócio nos processos de crédito em negociação, elaborando os respectivos pareceres caso sejam solicitados;
  • Remeter os processos de crédito e recuperação quando solicitados pelas áreas relevantes do Banco bem como as equipas de auditoria;
  • Garantir o envio da correcta informação aos stakeholdiers;
  • Elaboração de relatórios mensais (estatísticas) dos processos de crédito e garantias numa base mensal e enviar ao Head of LCO;
  • Proceder a gestão dos imóveis adjudicados ao Banco no âmbito do processo judiciais;
  • Conhecer os procedimentos de aprovação de crédito;
  • Participar nos diferentes comités de Crédito do qual sejamos solicitados;
  • Proceder ao controlo do prazo de validade dos vínculos contratuais com as firmas de advogados que compõe o painel;

Responsabilidades Secundarias:

  • Auxiliar as áreas internas do Banco, concretamente, Crédito e Negócio;
  • Participar de formações atinentes a gestão de processos de recuperação de Crédito e Gestão de carteira de Crédito em incumprimento;
  • Demonstrar interesse em desenvolver e melhorar as suas capacidades (pesquisas, leitura de documentos relevantes, troca de experiências com outras áreas do banco e entidades externas);
  • Aplicação dos conhecimentos obtidos nas formações;
  • Propor alterações com vista a melhoria dos processos.

Requisitos Académicos

  • Licenciatura ou Mestrado em
  • Formação universitária nas áreas jurídicas e de gestão empresarial

Experiência Profissional

  • 3 anos de experiência em gestão de operações ou áreas similares

Conhecimento e Especialidade

Essencial

  • Conhecimento geral dos processos e procedimentos do Banco relativos a Contratação de Créditos, Perfeição de garantias e os processos de recuperação de Crédito;
  • Gestão de processos de venda de imóveis hipotecados ao Banco no âmbito dos processos de cobrança de dívida;
  • Gestão da carteira de imóveis adjudicidos ao Banco;
  • Conhecimento profundo sobre os processos judiciais de recuperação de crédito;
  • Noções sobre os requistos legais relativos a obrigatoriedade de gestão de colaterais, tanto baseados em Moçambique como Offshore;
  • Conhecimento básico de produtos objecto de garantia;

Preferência

  • Boa capacidade de comunicação e negociação;
  • Habilidade de trabalhar e em equipe;
  • Conhecimentos da língua inglesa ao nível oral e escrito;

COMO CANDIDATAR-SE

Para candidatar-se, aceda ao link:

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