ANÚNCIO DE VAGA 

A SAVE THE CHILDREN INTERNACIONAL (SCI), uma organização humanitária sem fins lucrativos com seu enfoque virado ao bem-estar da criança, está a recrutar candidatos para a vaga abaixo mencionada: 

(1) Especialista – Proteção à Criança em Emergências – CD- SC 37/25 – (Cabo Delgado – Pemba)  

O objetivo geral do Especialista em Proteção à Criança em Emergências (CPiE) é fornecer liderança estratégica e técnica para garantir a qualidade e a eficácia das atividades de Proteção à Criança e SMAPS em resposta à emergência causada pelo conflito, pandemias e desastres naturais em Cabo Delgado e outras províncias do país.

O/a Especialista em CPiE irá lidarerar a revisão, adaptação, desenvolvimento e implementação de diretrizes, ferramentas, Procedimentos Operacionais Padrão (POPs) e materiais de treinamento para Proteção à Criança em Emergências e SMAPS, garantindo o alinhamento com os padrões e melhores práticas globais (incluindo as diretrizes de SMAPS do CPMS e do IASC). Ele/a fornecerá suporte técnico às equipes de campo, realizará visitas regulares de monitoramento, identificará lacunas e oportunidades de melhoria do programa e garantirá o fortalecimento da capacidade da equipe do SCI, parceiros e trabalhadores comunitários em tópicos-chave de CPiE e SMAPS.

Além disso, a função apoiará ativamente a elaboração de relatórios, o desenvolvimento de propostas, a avaliação de necessidades e a coordenação externa, garantindo que as intervenções de Proteção à Criança e de Saúde Mental e Apoio Psicossocial (SMAPS) sejam bem integradas e atendam às necessidades urgentes das crianças afetadas.

O/a Especialista em CPiE se reporta diretamente ao Chefe de Preparação e Resposta a Emergências (HEPR) e, mediante solicitação e necessidade, pode ser destacado para apoiar a Equipe de Resposta Rápida a Emergências após emergências em qualquer Província, com aviso prévio de curto prazo. Ele se reporta tecnicamente ao Assessor Técnico de Proteção à Criança (TA) e trabalhará em estreita colaboração com outros departamentos, como MEAL, finanças, RH e Logística. O/a titular do cargo gerencia o Psicólogo e o Coordenador de Gênero e Inclusão.

Qualificações.  

  • Formação acadêmica em nível de bacharelado em Serviço Social, Direitos Humanos, Direito, Educação, Relações Internacionais, Ciências Sociais, Psicologia, Estudos de Desenvolvimento ou experiência em campo equivalente.Experiência e Habilidades. 

 

 

Essencial 

  • Pelo menos 4 anos de experiência em coordenação de Proteção à Criança em Emergências e experiência em programas de trabalho em contextos frágeis/emergenciais.
  • Sólida experiência e conhecimento técnico em SMAPS para crianças e atividades para promover o bem-estar infantil.
  • Sólida experiência e habilidades em programação de Reintegração da UASC, FTR e Gestão de Casos, SMAPS, VSG, monitoramento dos Direitos da Criança e programação da CAAFAG.
  • Experiência anterior em gestão de equipes, incluindo recrutamento e mentoria e coaching no local de trabalho.
  • Experiência em programação integrada e gestão de projetos, e programação nexus.
  • Capacidade de identificar as principais lacunas nos programas de CPiE e fornecer suporte técnico personalizado à equipe de campo.
  • Capacidade de integrar a Proteção à Criança em projetos que envolvam outros setores, como WASH, FSL, Saúde, Nutrição, etc.
  • Bom conhecimento e experiência na utilização de padrões e diretrizes interinstitucionais estabelecidos em proteção à criança, como as Diretrizes Interinstitucionais sobre Crianças Separadas e Desacompanhadas, os Princípios de Paris, o MRM, o Manual de Espaços Amigos da Criança da Carolina do Sul e os Padrões Mínimos para a Proteção da Criança em Ações Humanitárias, os Padrões Humanitários Fundamentais e os Padrões Sphere.
  • Experiência e compromisso com o trabalho por meio de sistemas de participação e responsabilização comunitária.
  • Experiência em monitoramento e avaliação de programas de CPiE em diferentes contextos, como emergências de início rápido e lento, recuperação, transição e fases de desenvolvimento (abordagem NEXUS).
  • Experiência em capacitação e fortalecimento da compreensão e da resposta de diversos responsáveis à proteção da criança, incluindo a facilitação de treinamentos em diferentes tópicos relacionados ao CPiE.
  • Experiência em trabalhar e apoiar parceiros locais.
  • Capacidade de redigir relatórios de avaliação e projeto claros e bem fundamentados.
  • Excelentes habilidades de comunicação e relacionamento interpessoal.
  • Fortes habilidades de influência e experiência em advocacy.
  • Sensibilidade política e cultural, com qualidades de paciência, tato e diplomacia.
  • Capacidade e disposição para ser extremamente flexível e receptivo em circunstâncias de trabalho difíceis e, às vezes, inseguras.
  • Compromisso e compreensão dos direitos da criança, dos objetivos e princípios da SC e de padrões humanitários, como a Carta Sphere e o Código de Conduta. Uma boa compreensão do mandato do SC e do foco na criança, além da capacidade de garantir que isso continue a sustentar nosso apoio.

 

Desejável 

  • Experiência ou conhecimento de trabalho e vivência em regiões/contextos frágeis e de difícil acesso.
  • Mantém e amplia uma rede eficaz de indivíduos dentro da organização e com parceiros governamentais e humanitários.
  • Experiência de trabalho com crianças e famílias, especialmente conhecimento dos direitos das crianças e participação significativa.

Conhecimento de línguas locais (macua, kinwani e maconde) e kiswahili altamente desejável.Os (As) candidatos(as) interessados(as) deverão submeter o Certificado de Habilitações, BI, CV, e a carta de motivação em Português e Inglês até ao dia 31 de Julho de 2025.  Através do seguinte link:   

https://hcri.fa.em2.oraclecloud.com:443/hcmUI/CandidateExperience/en/job/13525?utm_medium=jobboard

“Somos um empregador de oportunidades iguais, encorajamos a candidatura de mulheres e pessoas com deficiência. A Save the Children compromete-se a garantir que todos os seus funcionários e programas sejam absolutamente seguros para as crianças. 

Aplicamos procedimentos rigorosos para garantir que somente os candidatos adequados para trabalhar com crianças tenham permissão para se juntar à nossa organização e todos os candidatos serão, portanto, sujeitos a este escrutínio.”  AVISO LEGAL: 

A SAVE THE CHILDREN INTERNACIONAL NÃO FAZ NENHUM TIPO DE COBRANÇAS EM QUAISQUER DAS FASES DO PROCESSO DE RECRUTAMENTO E NÃO PROCEDE POR VIA DE AGENTES DE RECRUTAMENTO. 

NB:Somente os candidatos seleccionados serão contactados.   

COMO CANDIDATAR-SE

Para se candidatar, aceda ao seguinte link:

Especialista – Proteção à Criança em Emergências (Cabo Delgado – Pemba) – SCI Career Site Careers