A SAVE THE CHILDREN INTERNACIONAL (SCI), uma organização humanitária sem fins lucrativos com seu enfoque virado ao bem-estar da criança, está a recrutar candidatos para a vaga abaixo mencionada:
Especialista – Técnico de Educação (Maputo)
Propósito
O Especialista Técnico de Educação fornece liderança técnica em todo o ciclo do programa, garantindo o planejamento, a execução, o aprendizado e a garantia da qualidade das intervenções educacionais em Moçambique.
A função lidera e contribui para o desenvolvimento de propostas competitivas e de alta qualidade, bem como para orçamentos gerais robustos, apoia a captação de recursos estratégica e o desenvolvimento de parcerias e garante o alinhamento completo com as políticas do Ministério da Educação, os Padrões Mínimos da INEE, as práticas globais baseadas em evidências e o Plano Estratégico Nacional da Save the Children.
O titular do cargo impulsiona o fortalecimento de capacidades direcionado para a equipa e os parceiros implementadores, promove a integração intersectorial intencional, particularmente com Protecção à Criança, Saúde e Nutrição, Governança dos Direitos da Criança e Resiliência Climática, e contribui activamente para a coordenação interinstitucional e os esforços coletivos de advocacia. Há um foco específico no avanço do Cuidado e Desenvolvimento na Primeira Infância e nos resultados de aprendizagem fundamentais em contextos humanitários e de desenvolvimento.
Para esta oportunidade de trabalho, estaremos apenas a considerar cidadãos moçambicanos.
Qualificações
- Mestrado em educação ou áreas afins.
Experiência
- Mínimo de oito anos de experiência progressivamente responsável na liderança do planeamento, execução e gestão de programas educacionais em contextos humanitários e de desenvolvimento;
- Sólido conhecimento do panorama do sector educacional em Moçambique, incluindo principais partes interessadas, políticas e desafios operacionais;
- Compreensão sólida dos sistemas educacionais em contextos humanitários e de desenvolvimento, incluindo mecanismos de coordenação relevantes (por exemplo, sistema de clusters), os Padrões Mínimos da INEE e marcos globais de educação, como o Objectivo de Desenvolvimento Sustentável 4 sobre educação inclusiva, equitativa e de qualidade e aprendizagem ao longo da vida;
- Conhecimento comprovado e aplicação prática de inteligência artificial e inovações digitais em sistemas educacionais, incluindo seu potencial para aprimorar os resultados de aprendizagem, a equidade, a eficiência do sistema e a tomada de decisões baseada em evidências;
- Sucesso comprovado na mobilização de recursos e desenvolvimento de negócios com doadores institucionais e mecanismos de financiamento, incluindo, entre outros, a Parceria Global para a Educação, Educar uma Criança, UE, ECHO, ECW, FCDO, USDA, Banco Mundial, Norad e parceiros similares;
- Sólidas competências em design de programas, monitoramento, avaliação e aprendizagem (MEAL), incluindo a capacidade de articular teorias de mudança e caminhos para um impacto sustentável e escalável;
- Experiência comprovada em planeamento estratégico, posicionamento de programas e desenvolvimento de estratégias plurianuais;
- Experiência na condução de análises de contexto, capacidade e políticas, e no engajamento em esforços de advocacia e influência em níveis nacional, regional e/ou internacional para promover a responsabilização pelos direitos da criança;
- Habilidades bem desenvolvidas em representação externa, coordenação, trabalho em rede e construção de parcerias para apoiar a aprendizagem, fortalecer o engajamento da sociedade civil e alavancar recursos;
- Capacidade de gerar, interpretar e aplicar dados e evidências para impulsionar a inovação, a programação adaptativa, a aprendizagem organizacional e o compartilhamento de conhecimento sobre o que funciona para as crianças;
- Experiência na integração de qualidade, equidade e impacto por meio de um ou mais temas transversais, incluindo igualdade de género e inclusão, direitos da criança, inclusão de pessoas com deficiência, migração e deslocamento, ou programação mais segura e adaptativa;
- Experiência no apoio às fases de preparação humanitária, resposta a emergências e recuperação em contextos complexos e frágeis;
- Ampla experiência em desenvolvimento de pessoal, incluindo ministração de treinamentos, fortalecimento de capacidades e mentoria;
- Proficiência plena em inglês, com excelentes habilidades de comunicação escrita;
- Proficiência plena em português, com excelentes habilidades de comunicação escrita.