Job Description

 A SAVE THE CHILDREN INTERNACIONAL (SCI), uma organização humanitária sem fins lucrativos com seu enfoque virado ao bem-estar da criança, está a recrutar candidatos para a vaga abaixo mencionada:

Especialista – Técnico de Educação (Maputo)

Propósito 

Especialista Técnico de Educação fornece liderança técnica em todo o ciclo do programa, garantindo o planejamento, a execução, o aprendizado e a garantia da qualidade das intervenções educacionais em Moçambique.

A função lidera e contribui para o desenvolvimento de propostas competitivas e de alta qualidade, bem como para orçamentos gerais robustos, apoia a captação de recursos estratégica e o desenvolvimento de parcerias e garante o alinhamento completo com as políticas do Ministério da Educação, os Padrões Mínimos da INEE, as práticas globais baseadas em evidências e o Plano Estratégico Nacional da Save the Children.

O titular do cargo impulsiona o fortalecimento de capacidades direcionado para a equipa e os parceiros implementadores, promove a integração intersectorial intencional, particularmente com Protecção à Criança, Saúde e Nutrição, Governança dos Direitos da Criança e Resiliência Climática, e contribui activamente para a coordenação interinstitucional e os esforços coletivos de advocacia. Há um foco específico no avanço do Cuidado e Desenvolvimento na Primeira Infância e nos resultados de aprendizagem fundamentais em contextos humanitários e de desenvolvimento.

Para esta oportunidade de trabalho, estaremos apenas a considerar cidadãos moçambicanos.

Qualificações

  • Mestrado em educação ou áreas afins.

Experiência

  • Mínimo de oito anos de experiência progressivamente responsável na liderança do planeamento, execução e gestão de programas educacionais em contextos humanitários e de desenvolvimento;
  • Sólido conhecimento do panorama do sector educacional em Moçambique, incluindo principais partes interessadas, políticas e desafios operacionais;
  • Compreensão sólida dos sistemas educacionais em contextos humanitários e de desenvolvimento, incluindo mecanismos de coordenação relevantes (por exemplo, sistema de clusters), os Padrões Mínimos da INEE e marcos globais de educação, como o Objectivo de Desenvolvimento Sustentável 4 sobre educação inclusiva, equitativa e de qualidade e aprendizagem ao longo da vida;
  • Conhecimento comprovado e aplicação prática de inteligência artificial e inovações digitais em sistemas educacionais, incluindo seu potencial para aprimorar os resultados de aprendizagem, a equidade, a eficiência do sistema e a tomada de decisões baseada em evidências;
  • Sucesso comprovado na mobilização de recursos e desenvolvimento de negócios com doadores institucionais e mecanismos de financiamento, incluindo, entre outros, a Parceria Global para a Educação, Educar uma Criança, UE, ECHO, ECW, FCDO, USDA, Banco Mundial, Norad e parceiros similares;
  • Sólidas competências em design de programas, monitoramento, avaliação e aprendizagem (MEAL), incluindo a capacidade de articular teorias de mudança e caminhos para um impacto sustentável e escalável;
  • Experiência comprovada em planeamento estratégico, posicionamento de programas e desenvolvimento de estratégias plurianuais;
  • Experiência na condução de análises de contexto, capacidade e políticas, e no engajamento em esforços de advocacia e influência em níveis nacional, regional e/ou internacional para promover a responsabilização pelos direitos da criança;
  • Habilidades bem desenvolvidas em representação externa, coordenação, trabalho em rede e construção de parcerias para apoiar a aprendizagem, fortalecer o engajamento da sociedade civil e alavancar recursos;
  • Capacidade de gerar, interpretar e aplicar dados e evidências para impulsionar a inovação, a programação adaptativa, a aprendizagem organizacional e o compartilhamento de conhecimento sobre o que funciona para as crianças;
  • Experiência na integração de qualidade, equidade e impacto por meio de um ou mais temas transversais, incluindo igualdade de género e inclusão, direitos da criança, inclusão de pessoas com deficiência, migração e deslocamento, ou programação mais segura e adaptativa;
  • Experiência no apoio às fases de preparação humanitária, resposta a emergências e recuperação em contextos complexos e frágeis;
  • Ampla experiência em desenvolvimento de pessoal, incluindo ministração de treinamentos, fortalecimento de capacidades e mentoria;
  • Proficiência plena em inglês, com excelentes habilidades de comunicação escrita;
  • Proficiência plena em português, com excelentes habilidades de comunicação escrita.

COMO CANDIDATAR-SE:

Os (As) candidatos(as) interessados(as) deverão submeter o Certificado de Habilitações, BI, CV, e a carta de motivação em Português e Inglês até ao dia 09 de Janeiro de 2026.  Através do seguinte link:  Especialista – Técnico de Educação (Maputo) – SCI Career Site Careers

“Na Save the Children celebramos a diversidade e promovemos a equidade e inclusão, pelo que encorajamos candidaturas de mulheres e pessoas com deficiência. No entanto, ninguém é obrigado a revelar a sua identidade de gênero, condição física, sensorial, intelectual ou outras. A Save the Children compromete-se em garantir que todos os seus funcionários e programas sejam absolutamente seguros para as crianças. 

Aplicamos procedimentos rigorosos para garantir que somente os candidatos adequados para trabalhar com crianças tenham permissão para se juntar à nossa organização e todos os candidatos serão, portanto, sujeitos a este escrutínio.” 

AVISO LEGAL: 

A SAVE THE CHILDREN INTERNACIONAL NÃO FAZ NENHUM TIPO DE COBRANÇAS EM QUAISQUER DAS FASES DO PROCESSO DE RECRUTAMENTO E NÃO PROCEDE POR VIA DE AGENTES DE RECRUTAMENTO. 

NB: Somente os candidatos seleccionados serão contactados