OFERTA DE ESTÁGIO COMUNICAÇÃO
O CENTRO CULTURAL FRANCO-MOÇAMBICANO (CCFM) O CCFM é um centro binacional criado em 1995, sob a dupla tutela do Ministério da Educação e Cultura e da Embaixada da França em Moçambique. A sua principal vocação é a promoção e valorização da cultura moçambicana contemporânea e a divulgação das culturas francófonas e da língua francesa em Moçambique.

Contextualização
Anualmente, o CCFM realiza uma chamada de projetos para a recepção de
propostas de artes performativas (música, dança, teatro e performances
multidisciplinares) que irão compor a programação do ano seguinte. Após a
recepção das propostas, estas são submetidas a uma avaliação criteriosa realizada por uma Comissão de Avaliação de Projectos, composta pela Direcção do CCFM, pelos representantes das entidades tutelares  Embaixada de França e Ministério da Cultura e Turismo – e por agentes culturais locais, tanto do sector público como privado. Os projectos selecionados são, em seguida, agendados de acordo com a disponibilidade do calendário.
Após a calendarização, o Departamento de Comunicação assume um papel
central, sendo responsável por todo o processo de promoção e divulgação dos eventos agendados. Este departamento acompanha a criação de materiais publicitários, tanto em formato físico como digital, assegura o contacto com os órgãos de comunicação social e promove a divulgação dos eventos através das plataformas do CCFM, como redes sociais, website e newsletters. Além disso, o departamento desenvolve estratégias para maximizar o alcance e o impacto das iniciativas culturais do CCFM, incluindo a elaboração de notas de imprensa, o desenvolvimento de parcerias com órgãos de comunicação social e influenciadores culturais, e a análise dos resultados das campanhas de comunicação. Com um foco em eficiência e inovação, a equipa garante que cada evento atinja o público-alvo de forma eficaz, reforçando o envolvimento da comunidade com a programação do CCFM. Dessa forma, o Departamento de Comunicação desempenha um papel fundamental na promoção das atividades culturais e na consolidação do CCFM como uma referência artística e cultural em Moçambique e no estrangeiro.

O CCFM pretende recrutar, por um período de 6 (seis) meses, 1 (um) estagiário para a área de Comunicação.

DESCRIÇÃO DE TAREFAS

Sob supervisão da Encarregada de Comunicação, o estagiário de Comunicação:
Coordena, com o Encarregada de Programação e a Coordenadora de
Marketing e Desenvolvimento de Cursos, todas as necessidades gráficas
mensais, físicas e digitais;
Comunica com os artistas para o levantamento de materiais e toda a
informação útil para a criação de material de comunicação;
Coordena com a (s) gráfica (s) sobre o levantamento dos cartazes físicos
para posterior distribuição em pontos previamente estabelecidos e de
acordo com o grupo alvo que se pretende alcançar;
Auxilia a redacção de comunicados de imprensa e textos para publicações
nas redes sociais (Facebook, Instagram, WhatsApp e website e newsletter)
Coordena as entrevistas com os artistas nas rádios, televisões, ou mesmo no CCFM, durante os ensaios e cria conteúdos digitais complementares (por
exemplo: vídeos curtos e /ou fotografias captados por smartphones) para
publicação nas redes sociais em tempo real (se aplicável);
Participa dos eventos realizados pelo CCFM e cria conteúdos para
publicação após a realização do evento;
Auxilia no estabelecimento de comunicação para a recolha dos conteúdos
registados pela imprensa durante os eventos (material videográfico captado
pela televisão com com a qual o CCFM, no caso, a TVM);
Efectua o seguimento das estatísticas de adesão, visualização, reacções e
partilha de conteúdos nas plataformas do CCFM;
Auxilia na criação de uma base de dados de agentes culturais locais;

Participa, se necessário, de todas as reuniões mensais de comunicação,
dirigidas pelo Secretário Geral.

Perfil:
Estar vinculado à uma instituição de ensino superior;
Formação académica em Comunicação, Jornalismo, Marketing, Relações
Públicas, Publicidade ou áreas afins;
Domínio de ferramentas digitais e redes sociais;
Proactividade e criatividade no desenvolvimento de estratégias de comunicação.
Boa capacida de criação de conteúdos;
Excelente capacidade de expressão escrita e oral em português;
Capacidade de organização e atenção ao detalhe;
Capacidade de trabalhar em equipa e sob pressão;
Disponibilidade para trabalhar durante o período da noite em dias de
eventos, e aos Sábados (aplicável para os dias de festivais), se necessário;
Autónomo, comunicativo, dinâmico e proactivo;

Calendarização:

Candidaturas: de 22 de Julho a 15 de Agosto de 2025;
Pré-selecção: de 18 a 22 de Agosto de 2025;
Entrevistas: de 25 a 29 de Agosto de 2025;
Comunicação dos resultados finais: entre 1 e 5 de Setembo de 2025;
Início de estágio: 15 de Setembro de 2025;
Duração: 6 meses
Carga horária: 32 horas semanais

Condições

Em conformidade com as disposições da lei laboral moçambicana, este
cargo é reservado a uma pessoa de nacionalidade moçambicana;
Disponibilidade para trabalhar durante o período da noite em dias de
eventos, e aos Sábados (aplicável para os dias de festivais), se necessário;
Subsídio mensal de MZN 10.000 por mês.

CANDIDATE-SE

Procedimento de Candidatura:

Envie a sua candidatura (CV e uma carta de
motivação) até ao dia 15 de Agosto de 2025 para seguinte endereço electrónico:
communication@ccfmoz.com