Anúncio de Vaga
Facilitador de Desenvolvimento
Nhamatanda, Moçambique
Resumo do trabalho
O(A) Facilitador(a) de Desenvolvimento gerenciará e nutrirá relacionamentos com beneficiários e outras partes interessadas importantes dentro das comunidades-alvo do AP; co-facilitará o sensoriamento do sistema liderado pela comunidade (mapeamento do sistema); e co-criará e entregará soluções que criem resiliência. Ao alinhar estrategicamente os esforços de troca de valor com a missão da FH, o facilitador desempenha um papel crucial no aprimoramento do impacto e da sustentabilidade das iniciativas da FH.
Principais Responsabilidades
Envolvimento da Comunidade
Facilitar conversas significativas com beneficiários para entender as suas necessidades, desafios e aspirações.
Facilitar e equipar os beneficiários para orientar a direção do programa.
Mobilizar beneficiários, incentivando a participação ativa e a propriedade de iniciativas que melhorem seu bem-estar, desenvolvimento e transformação do sistema.
Organizar e alinhar os esforços da comunidade, garantindo que várias partes interessadas trabalhem harmoniosamente para atingir objectivos compartilhados e maximizar o impacto.
Apoiar e nutrir líderes comunitários emergentes, capacitando-os a assumir a responsabilidade pelas
iniciativas locais e impulsionar a transformação do sistema.
Relações de Troca de Valor
- Facilitar relacionamentos e coordenar actividades de forma que a troca de valor entre a FH e os beneficiários seja clara, equitativa e mutuamente benéfica, e para que todos os beneficiários, especialmente crianças e os seus cuidadores, entendam o valor que recebem do envolvimento da FH nas suas comunidades.
- Garantir a participação inclusiva e equitativa das pessoas/comunidades mais vulneráveis.
- Sistemas de Detecção e Soluções Sistêmicas Liderados pela Comunidade
- Facilitar o envolvimento de crianças e cuidadores no processo de design de soluções para garantir que as suas necessidades sejam atendidas para melhorar os resultados do desenvolvimento.
- Colaborar com o gestor de AP, coordenadores de programa e comunidade para identificar e entender desafios sistêmicos e oportunidades de mudança.
- Facilitar o envolvimento de crianças e cuidadores no processo de design de soluções para garantir que as suas necessidades sejam atendidas para melhorar o desenvolvimento e os resultados de aprendizagem das crianças.
- Garantir que as intervenções sistêmicas sejam orientadas localmente e culturalmente apropriadas.
- Apoiar a implementação de soluções lideradas pela comunidade e facilitar o envolvimento de crianças e cuidadores em programas apropriados.
- Capacitar beneficiários para promover propriedade e sustentabilidade.
Parcerias e Colaboração
- Estabelecer e manter parcerias com organizações locais, entidades governamentais e outras partes interessadas para melhorar a entrega e o impacto do programa.
- Trabalhar em colaboração com parceiros locais para alinhar esforços, compartilhar recursos e atingir objectivos comuns, promovendo um espírito de cooperação e apoio mútuo.
- Promover e gerir parcerias que melhorem a eficácia e a sustentabilidade do programa.
- Gerir, supervisionar e desenvolver a capacidade dos voluntários do programa em conformidade com as Directrizes para Voluntários da FH.
Relatórios Programáticos e M&E
- Colectar dados para monitorar o desempenho e o impacto do programa, garantindo que os dados sejam precisos, oportunos e relevantes.
- Usar o sistema de M&E para monitorar o progresso, identificar áreas de melhoria e informar a tomada de decisões.
Cultura Organizacional
- Defender a promoção da cultura, mentalidades e comportamentos da FH.
- Exemplificar e defender a cultura da FH em todas as interações, servindo como modelo.
- Liderar a integração de princípios baseados na fé nos processos de Troca de Valor, promovendo uma abordagem holística ao desenvolvimento.
- Qualquer outra tarefa poderá ser atribuída de tempos em tempos.
Experiência
- Ter no mínimo 3 a 5 anos de experiência em função de facilitação comunitária e engajamento de partes interessadas, ou desenvolvimento comunitário ou gestão de relacionamento, de preferência em uma ONG ou contexto de desenvolvimento.
- Conhecimento em Agronegócios, Agropecuária, Economia Agrária ou áreas afins.
Educação/Certificações
- Nível Técnico Médio em Comunicação, Serviço Social ou Desenvolvimento Comunitário ou áreas afins;
- Proficiência em Português e Inglês falado e escrito. Conhecimento de línguas locais da província de Sofala constitui uma vantagem.
Salário Mensal:
Vencimento Base Mensal: 683.01 USD
COMO CANDIDATURA-SE:
Os candidatos interessados devem enviar a sua candidatura Curriculum Vitae, Carta de motivação e Certificados Académicos para o e-mail: mozambique-recruitment@fh.org
indicando no assunto: “Candidatura – Facilitador(a) de Desenvolvimento – Nhamatanda”.
DATA LIMITE DE CANDIDATURA: 02 de Janeiro de 2026