O Centro de Aprendizagem e Capacitação da Sociedade Civil (CESC) pretende recrutar três (3) Facilitadores Distritais (Lago, Chimbonila e Mecanhelas).

O CESC – Centro de Aprendizagem e Capacitação da Sociedade Civil  é uma organização moçambicana, sem fins lucrativos, que tem como missão Fortalecer a capacidade de participação activa do cidadão e das Organizações da Sociedade Civil nos processos de desenvolvimento socioeconómico e político, investindo na promoção de ferramentas e facilitação de engajamento cívico, na partilha de aprendizagem, monitoria e advocacia em prol de políticas e serviços públicos que respondem as necessidades dos cidadãos.

No âmbito da implementação de Projecto Projecto de Governação de Terras e Recursos Naturais, o CESC pretende recrutar 3 (três) Facilitadores Distritais para Niassa, 1 em casa distrito (Lago, Chimbonila e Mecanhelas)

Abaixo, é apresentado o escopo da função e os requisitos que os candidatos devem reunir para o adequado exercício da mesma.

1. Missão

O/A Facilitador(a) Distrital tem a missão de estabelecer comunicação e interação entre uma organização ou Projecto e a comunidade local, promovendo o diálogo, a participação e desenvolvimento social de modo a garantir que as acções e iniciativas sejam relevantes, eficazes e sustentáveis para a comunidade.

2. Responsabilidades e Tarefas

A/O Facilitador(a) Comunitário será responsável pelas seguintes tarefas:

  • Implementar actividades previstas nos planos de trabalho, desde a mobilização, engajamento, preparação social, criação de agendas comunitárias de desenvolvimento para a criação e operacionalização de Fundos de Desenvolvimento Comunitário resultantes da partilha de benefícios da exploração dos recursos naturais;
  • Apoiar as instituições que processam e canalizam fundos para as comunidades, com ferramentas e recursos de modo a aumentarem a eficiência e eficácia, bem como transparência e prestação de contas;
  • Apoiar as instituições públicas na operacionalização da canalização dos 2.75% das receitas da indústria extrativa, bem como dos 20% angariados na exploração de recursos florestais e faunísticos;
  • Garantir a implementação de abordagens que garantam que nas OCBs haja inclusão de mulheres jovens e pessoas com de deficiência e grupos vulneráveis, deslocados internos nas decisões dos Fundos de Desenvolvimento Comunitário e igualdade de género no acesso aos benefícios e oportunidades gerados pelos projectos comunitários;
  • Garantir que os projectos respeitem as boas práticas ambientais, devendo sensibilizar as comunidades para a sua observação, bem como correção caso surjam, bem como conduzir estudos de viabilidade ambiental, social e inclusão de acordo com os critérios definidos no projecto;
  • Garantir a formação em boas práticas de governança e observância de mecanismos de responsabilização e auditoria comunitária, incluindo a divulgação periódica das receitas e despesas dos fundos de desenvolvimento comunitário;
  • Alinhar as propostas para que cumpram com os critérios do LAGO;
  • Assistir comunidades, grupos comunitários e Organizações Comunitárias de Base (OCBs) na implementação dos projectos comunitários;
  • Apoiar a implementação de abordagens de Inclusão nas OCB’s beneficiarias;
  • Facilitar formações temáticas previstas no âmbito do projecto;
  • Ajudar na documentação e prestação de contas dos projectos comunitários/Fundos de Desenvolvimento Comunitário;
  • Elaborar/produzir planos e relatórios regulares (mensais, trimestrais, semestrais e anuais);
  • Realizar visitas de monitoramento em conjunto com autoridades locais para acompanhar o progresso das comunidades;
  • Prestar suporte e comunicar-se de maneira eficaz com outras áreas administrativas e programáticas da organização para alinhar prioridades e necessidades;
  • Efectuar a divulgação e socialização da plataforma OLAVULA e acompanhar as reclamações apresentadas através desta, bem como da resolução coordenada e atempada dos conflitos suscitados;
  • Realizar outras funções relacionadas ao cargo e indicadas pelo supervisor(a);
  • Prestar apoio e comunicar-se de maneira eficaz com outras áreas administrativas e programáticas da organização para alinhamento de prioridades e necessidades da área;
  • Realizar outras funções relacionadas ao cargo e indicadas pelo supervisor(a).

3. Requisitos Profissionais

3.1 Habilitações Académicas

  • Licenciatura em áreas relevantes (Desenvolvimento Comunitário, Engenharia Florestal, Desenvolvimento Rural, Ciências Sociais ou outras).

3.2 Conhecimentos Técnico-Profissionais

  • O conhecimento aprofundado dos distritos, suas comunidades, sua cultura e o funcionamento das escolas locais é uma grande vantagem para o sucesso na função;
  • Familiaridade com a constituição, organização e funcionamento de Grupos de Referência para o Mecanismo Multissectorial;
  • Experiência prévia em projectos semelhantes será uma vantagem;
  • Habilidade na elaboração de relatórios;
  • Experiência em formação de actores locais;
  • Capacidade de trabalho em equipa;
  • Experiência em trabalhar de forma autônoma;
  • Conhecimento de línguas locais da província;
  • Experiência de trabalho em equipas multiculturais e diversificadas.
  • Sólidos conhecimentos de ferramentas informáticas (MS Word, Excel, PowerPoint, Outlook, Teams, etc).

3.3 Competências de Gestão e Comportamentais

A/O Facilitador(a) Comunitário Educação deverá possuir as seguintes competências Comportamentais:

3.3.1 Competências Comportamentais

  • Integridade e Transparência;
  • Boa capacidade de comunicação, capaz de comunicar conceitos complexos de forma clara e concisa aos gestores e coordenadores, e outros;
  • Orientação para resultados planeados;
  • Criativo e com flexibilidade de adaptação a mudanças;
  • Relacionamento Interpessoal;
  • Resiliência, Inovação e Aprendizagem continua;
  • Observância de Normas e Procedimentos.

3.4 Tempo de Experiência

A função requer um mínimo de 2 anos de experiência comprovada na implementação de Projectos de inclusão social em contextos de desenvolvimento sustentável.

3.5 Expectativa Salarial

  • O(A) candidato(a) deve identificar o intervalo de expectativa salarial.

4. Estimativa de Calendário de Inicio de Actividade

  • Setembro de 2025.

5. Documentação a submeter pelo candidato

  • CV actualizado em português (incluindo referências);
  • Carta de Motivação da candidatura;
  • Cópia do Certificado de Habilitações.

COMO CANDIDATAR-SE:

 Link para candidatura: https://app.whirelab.com/vacancy/68a45f2ed3a0a1a6d7aa7538. Serão seleccionados preferencialmente os candidatos residentes em Niassa. Encoraja-se a candidatura das mulheres!

Aviso

O CESC não recorre aos serviços de terceiros para proceder o recrutamento de candidatos a emprego e muito menos, procede qualquer tipo de cobrança aos candidatos. Para denuncias aceda ao portal: https://denuncia.cescmoz.org.