O Centro de Aprendizagem e Capacitação da Sociedade Civil (CESC) pretende contratar oito (8) Facilitadores(as) Distritais para Maputo Cidade (3) e Maputo Província (5).
Contexto
O CESC – Centro de Aprendizagem e Capacitação da Sociedade Civil é uma organização moçambicana, sem fins lucrativos, que tem como missão Fortalecer a capacidade de participação activa do cidadão e das Organizações da Sociedade Civil nos processos de desenvolvimento socioeconómico e político, investindo na promoção de ferramentas e facilitação de engajamento cívico, na partilha de aprendizagem, monitoria e advocacia em prol de políticas e serviços públicos que respondem as necessidades dos cidadãos.
No âmbito da implementação de Projecto na área de Educação, o CESC pretende recrutar 8 (oito) Facilitador(a) Distrital para Maputo Cidade (3) e Maputo Província (5), por um período de 6 meses.
Abaixo, é apresentado o escopo da função e os requisitos que os candidatos devem reunir para o adequado exercício da mesma.
1. Missão
O/A Facilitador(a) Distrital tem a missão de implementação directa e eficaz das atividades do projeto de educação nos distritos, escolas e comunidades de um grupo de distritos, promovendo o envolvimento local e contribuindo para o alcance dos resultados esperados e a sustentabilidade das intervenções educativas.
2. Responsabilidades e Tarefas
A/O Facilitador(a) Comunitário Educação será responsável pelas seguintes tarefas:
- Implementar as actividades previstas nos planos de trabalho, tais como capacitar os Grupos de Referência sobre o Mecanismo Multissectorial;
- Visitar regularmente as escolas e comunidades para monitorar o progresso das actividades, identificar desafios e oportunidades, e recolher dados relevantes para a avaliação.
- Prestar apoio direto a professores e diretores de escola na aplicação do Mecanismo Multissectorial, comunicação para mudanças de comportamento e na Mentoria Escolar;
- Ajudar na documentação dos resultados e mudanças;
- Elaborar/produzir planos e relatórios regulares (mensais, trimestrais, semestrais e anuais) de progresso descrevendo as atividades realizadas, os desafios encontrados, as lições aprendidas e as recomendações para o Coordenador Provincial;
- Realizar visitas de monitoramento em conjunto com autoridades locais para acompanhar o progresso das escolas.
- Prestar apoio e comunicar-se de maneira eficaz com outras áreas administrativas e programáticas da organização para alinhamento de prioridades e necessidades da área.
- Realizar outras funções relacionadas ao cargo e indicadas pelo supervisor(a).
3. Requisitos Profissionais
3.1 Habilitações Académicas
- Licenciatura Ciências de Educação, Desenvolvimento Comunitário, Ciências Sociais ou outras áreas relevantes.
3.2 Conhecimentos Técnico-Profissionais
- O conhecimento aprofundado dos distritos, suas comunidades, sua cultura e o funcionamento das escolas locais é uma grande vantagem para o sucesso na função.
- Familiaridade com a constituição, organização e funcionamento de Grupos de Referência para o Mecanismo Multissectorial.
- Experiência prévia em projectos semelhantes será uma vantagem.
- Habilidade na elaboração de relatórios.
- Experiência em formação de actores locais.
- Capacidade de trabalho em equipa.
- Experiência em trabalhar de forma autônoma.
- Conhecimento de línguas locais da província.
- Experiência de trabalho em equipas multiculturais e diversificadas.
- Sólidos conhecimentos de ferramentas informáticas (MS Word, Excel, PowerPoint, Outlook, Teams, etc).
3.3 Competências de Gestão e Comportamentais
A/O Facilitador(a) Comunitário Educação deverá possuir as seguintes competências Comportamentais:
3.3.1 Competências Comportamentais
- Integridade e Transparência.
- Boa capacidade de comunicação, capaz de comunicar conceitos complexos de forma clara e concisa aos gestores e coordenadores, e outros.
- Orientação para resultados planeados;
- Criativo e com flexibilidade de adaptação a mudanças.
- Relacionamento Interpessoal.
- Resiliência, Inovação e Aprendizagem continua.
- Observância de Normas e Procedimentos.
3.4 Tempo de Experiência
- A função requer uma experiência profissional mínima de de 2 anos de experiência comprovada na implementação de Projectos de educação, inclusão social em contextos de desenvolvimento sustentável e de preferência em organizações não governamental ou sem fins lucrativos.
3.5 Expectativa Salarial
- O(A) candidato(a) deve identificar o intervalo de expectativa salarial.
4. Estimativa de Calendário de Inicio de Actividade
- Agosto de 2025
5. Documentação a submeter pelo candidato
- Curriculum Vitae actualizado em português (incluindo referências).
- Carta de Motivação da candidatura.
- Cópia do Certificado de Habilitações.
Nota: Serão seleccionados preferencialmente os candidatos residentes em Maputo. Encoraja-se a candidatura das mulheres!
Aviso
O CESC não recorre aos serviços de terceiros para proceder o recrutamento de candidatos a emprego e muito menos, procede qualquer tipo de cobrança aos candidatos.
Para denuncias aceda ao portal: https://denuncia.cescmoz.org.
Como candidatar-se
Candidate-se acedendo ao link –