O Centro de Aprendizagem e Capacitação da Sociedade Civil (CESC) pretende contratar oito (8) Facilitadores(as) Distritais para Maputo Cidade (3) e Maputo Província (5).

Contexto

O CESC – Centro de Aprendizagem e Capacitação da Sociedade Civil é uma organização moçambicana, sem fins lucrativos, que tem como missão Fortalecer a capacidade de participação activa do cidadão e das Organizações da Sociedade Civil nos processos de desenvolvimento socioeconómico e político, investindo na promoção de ferramentas e facilitação de engajamento cívico, na partilha de aprendizagem, monitoria e advocacia em prol de políticas e serviços públicos que respondem as necessidades dos cidadãos.

No âmbito da implementação de Projecto na área de Educação, o CESC pretende recrutar 8 (oito) Facilitador(a) Distrital para Maputo Cidade (3) e Maputo Província (5), por um período de 6 meses.

Abaixo, é apresentado o escopo da função e os requisitos que os candidatos devem reunir para o adequado exercício da mesma.

1. Missão

O/A Facilitador(a) Distrital tem a missão de implementação directa e eficaz das atividades do projeto de educação nos distritos, escolas e comunidades de um grupo de distritos, promovendo o envolvimento local e contribuindo para o alcance dos resultados esperados e a sustentabilidade das intervenções educativas.

2. Responsabilidades e Tarefas

A/O Facilitador(a) Comunitário Educação será responsável pelas seguintes tarefas:

  • Implementar as actividades previstas nos planos de trabalho, tais como capacitar os Grupos de Referência sobre o Mecanismo Multissectorial;
  • Visitar regularmente as escolas e comunidades para monitorar o progresso das actividades, identificar desafios e oportunidades, e recolher dados relevantes para a avaliação.
  • Prestar apoio direto a professores e diretores de escola na aplicação do Mecanismo Multissectorial, comunicação para mudanças de comportamento e na Mentoria Escolar;
  • Ajudar na documentação dos resultados e mudanças;
  • Elaborar/produzir planos e relatórios regulares (mensais, trimestrais, semestrais e anuais) de progresso descrevendo as atividades realizadas, os desafios encontrados, as lições aprendidas e as recomendações para o Coordenador Provincial;
  • Realizar visitas de monitoramento em conjunto com autoridades locais para acompanhar o progresso das escolas.
  • Prestar apoio e comunicar-se de maneira eficaz com outras áreas administrativas e programáticas da organização para alinhamento de prioridades e necessidades da área.
  • Realizar outras funções relacionadas ao cargo e indicadas pelo supervisor(a).

3. Requisitos Profissionais

3.1 Habilitações Académicas

  • Licenciatura Ciências de Educação, Desenvolvimento Comunitário, Ciências Sociais ou outras áreas relevantes.

3.2 Conhecimentos Técnico-Profissionais

  • O conhecimento aprofundado dos distritos, suas comunidades, sua cultura e o funcionamento das escolas locais é uma grande vantagem para o sucesso na função.
  • Familiaridade com a constituição, organização e funcionamento de Grupos de Referência para o Mecanismo Multissectorial.
  • Experiência prévia em projectos semelhantes será uma vantagem.
  • Habilidade na elaboração de relatórios.
  • Experiência em formação de actores locais.
  • Capacidade de trabalho em equipa.
  • Experiência em trabalhar de forma autônoma.
  • Conhecimento de línguas locais da província.
  • Experiência de trabalho em equipas multiculturais e diversificadas.
  • Sólidos conhecimentos de ferramentas informáticas (MS Word, Excel, PowerPoint, Outlook, Teams, etc).

3.3 Competências de Gestão e Comportamentais

A/O Facilitador(a) Comunitário Educação deverá possuir as seguintes competências Comportamentais:

3.3.1 Competências Comportamentais

  • Integridade e Transparência.
  • Boa capacidade de comunicação, capaz de comunicar conceitos complexos de forma clara e concisa aos gestores e coordenadores, e outros.
  • Orientação para resultados planeados;
  • Criativo e com flexibilidade de adaptação a mudanças.
  • Relacionamento Interpessoal.
  • Resiliência, Inovação e Aprendizagem continua.
  • Observância de Normas e Procedimentos.

3.4 Tempo de Experiência

  • A função requer uma experiência profissional mínima de de 2 anos de experiência comprovada na implementação de Projectos de educação, inclusão social em contextos de desenvolvimento sustentável e de preferência em organizações não governamental ou sem fins lucrativos.

3.5 Expectativa Salarial

  • O(A) candidato(a) deve identificar o intervalo de expectativa salarial.

4. Estimativa de Calendário de Inicio de Actividade

  • Agosto de 2025

5. Documentação a submeter pelo candidato

  • Curriculum Vitae actualizado em português (incluindo referências).
  • Carta de Motivação da candidatura.
  • Cópia do Certificado de Habilitações.

Nota: Serão seleccionados preferencialmente os candidatos residentes em Maputo. Encoraja-se a candidatura das mulheres!

Aviso

O CESC não recorre aos serviços de terceiros para proceder o recrutamento de candidatos a emprego e muito menos, procede qualquer tipo de cobrança aos candidatos.

Para denuncias aceda ao portal: https://denuncia.cescmoz.org.

Como candidatar-se

Candidate-se acedendo ao link –

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