1. SOBRE A Acted
 
A Acted está empenhada em prestar ajuda humanitária imediata para apoiar as pessoas em situação de necessidade urgente e proteger a dignidade das pessoas, ao mesmo tempo que cria oportunidades a longo prazo para o crescimento sustentável e a realização do potencial das pessoas. A Acted esforça se por responder a crises humanitárias e criar resiliência; promover o crescimento inclusivo e sustentável; co-construir uma governação eficaz e apoiar a construção da sociedade civil em todo o mundo, investindo nas pessoas e no seu potencial. O compromisso da Acted e das suas equipas é orientado por 4 valores fundamentais.
 
A Acted, organização humanitária internacional, está à procura de um(a) Gestor(a) de Projecto – Horticultura de Mercado, para integrar a equipa do programa em Mocímboa da Praia, província de Cabo Delgado.
Informações principais da vaga:
  • Título: Gestor de Projecto – Horticultura de Mercado
  • Referência: Horticultura/PEMBA-202507
  • Local: Mocímboa da Praia
  • Horário: Segunda a sexta-feira, das 07h30 às 16h30
  • Subordinação: Director de País
  • Período de candidaturas: 25 de Julho a 04 de Agosto de 2025
  • Modo de candidatura: Por e-mail, para jobs.mozambique@acted.org, indicando o título da vaga no assunto.
2. OBJECTIVOS DO TRABALHO
  • O/A Gestor de Projecto de Horticultura será responsável pela implementação das actividades agrícolas do projecto, em colaboração com as equipes das ONGs parceiras e demais partes interessadas.
  • Ele(a) será responsável pela instalação de hortas escolares e pela criação de clubes de horticultura, acompanhados de formações e exercícios adaptados às diferentes faixas etárias.
  • O/A Gestor de Projecto também será encarregado(a) da coordenação das actividades com os demais actores do projecto, as escolas, as autoridades governamentais e os parceiros humanitários.
  • Ele(a) garantirá uma comunicação eficaz com os membros do consórcio, principalmente por meio do compartilhamento dos planos de trabalho, da participação regular em reuniões de coordenação e da
    disseminação activa de informações relevantes.
  • Suas competências em gestão de projectos, assim como sua expertise na área agrícola — especialmente em horticultura — permitirão ao programa implementar intervenções de alta qualidade e trabalhar continuamente para melhorar o impacto do projecto.
Deveres  e Responsabilidades
  1. Gestão de projectos em horticultura de mercado;
  2. Garantir a gestão do projecto visando alcançar os objectivos definidos, dentro dos prazos e do orçamento estabelecidos;
  3. Exercer uma liderança sólida em todo o projecto, assegurando impactos positivos de curto e longo prazo para os beneficiários, as autoridades locais e as equipes operacionais;
  4. Gerenciar os prestadores de serviços, incluindo o planejamento das actividades, a definição de prazos e o acompanhamento orçamentário.
  5. Implementar estratégias agrícolas e hortícolas apropriadas e eficazes, em concertação com os membros da equipe do projecto e as equipes pedagógicas das escolas parceiras;
  6. Definir objectivos claros e indicadores de desempenho para as actividades, em colaboração com a equipe de coordenação, as equipes de campo, os professores e, se necessário, as comunidades locais;
  7. Assegurar um acompanhamento rigoroso e uma supervisão contínua das actividades, controlando a concepção técnica, a implementação e a avaliação dos avanços com base em dados quantitativos e qualitativos.
  8. Garantir a participação dos beneficiários e reforçar a responsabilização em todas as etapas do projecto.
  9. Redigir relatórios de actividades claros, precisos e pontuais, conforme os prazos estabelecidos pela direcção do projecto, o consórcio, os doadores e outras partes interessadas;
  10. Contribuir para o desenvolvimento de novas propostas, incluindo a elaboração de orçamentos, em alinhamento com a estratégia do país, em colaboração com os responsáveis no terreno;
Gestão administrativa e operacional da implementação das actividades
Previsão financeira:
Antecipar as necessidades mensais de caixa relacionadas às actividades e
submetê-las ao(à) Gestor de Projecto.
Logística:
  1. Submeter pedidos de compras precisos, confiáveis e dentro dos prazos estabelecidos.
  2. Garantir uma gestão rigorosa e o uso eficiente dos bens e estoques do projecto.
  3. Planejar os deslocamentos da equipe com base nos recursos disponíveis e nas políticas organizacionais vigentes.

Recrutamento:

  1. Participar do processo de recrutamento do pessoal técnico do sector, incluindo a elaboração de organogramas, termos de referência, testes deselecção e condução de entrevistas.
Gestão de equipe:
  1. Acompanhar os planos de trabalho e as actividades diárias dos membros da equipe.
  2. Supervisionar o pessoal do projecto em coordenação com o(a) Gestor de Projecto.
  3. Promover um ambiente de trabalho saudável e colaborativo, garantindo uma boa dinâmica de equipe.
Documentação:
  1. Garantir a organização, o arquivamento e a actualização de todos os
    documentos relacionados ao projecto, como listas de beneficiários, certificados de participação, folhas de presença, entre outros.
Elaboração de relatórios:
  1. Apoiar o(a) Responsável de Programa na elaboração dos relatórios de progresso e finais, assegurando a exactidão, relevância e qualidade das informações técnicas sobre as actividades. 
Segurança:
  1. Garantir que todos os membros da equipe estejam plenamente informados sobre os aspectos de segurança, as políticas internas e os Procedimentos Operacionais Padrão (SOP), e que os cumpram rigorosamente;
  2. Informar o(a) Responsável do Departamento de Segurança sobre qualquer mudança de contexto ou informação de segurança reportada pelos pontos focais;
  3. Cumprir todas as decisões de segurança comunicadas pelo Departamento de Segurança e garantir sua disseminação junto às equipes envolvidas.
Consórcio:
  1. Participar das reuniões do consórcio realizadas em Mocímboa, ou participar online quando forem realizadas em Pemba;
  2. Enviar semanalmente um planejamento de actividades ao(à) Gestor de Projecto do consórcio, a fim de optimizar o uso compartilhado dos veículos;
  3. Contribuir, quando necessário, nas actividades implementadas pelos demais parceiros do consórcio. 
Relações externas:
  1. Realizar acções de comunicação e mobilização para consultar activamente e envolver os beneficiários, informantes-chave, parceiros, actores e demais partes interessadas em todas as fases do ciclo do projecto;
  2. Manter relações de colaboração com os principais actores humanitários — locais e internacionais — incluindo autoridades governamentais e actores não estatais, participando regularmente de reuniões técnicas e bilaterais;
  3. Garantir que todos os contactos com os beneficiários sejam conduzidos com respeito, sensibilidade e profissionalismo.

 

4. QUALIFICAÇÕES
Experiência profissional:
  1. Mínimo de dois (2) anos de experiência profissional na gestão de projectos de horticultura para uma ONG.
  2. Experiência na implementação de clubes de horticultura em escolas ou na formação de crianças e adolescentes em agricultura é uma vantagem significativa.
  3. Mínimo de quatro (4) anos de experiência no sector de ONGs.
• Formação:
  1. Mestrado em Agronomia, com experiência comprovada na gestão de projectos de emergência.
• Competências:
  1. Experiência prática em pedagogia aplicada à agronomia, especialmente no sector agrícola.
  2. Conhecimentos em nutrição alimentar.
    Experiência de trabalho com os serviços de apoio (finanças, logística, etc.).
  3. Capacidade de redigir relatórios claros e de qualidade.
  4. Habilidade para gerenciar o tempo de forma eficaz, definir prioridades e trabalhar sob pressão.
  5. Capacidade de trabalhar em equipe, com boas habilidades interpessoais, diplomacia e flexibilidade diante da mudança de prioridades.

• Idiomas:

  1. Excelentes habilidades de comunicação e competências em coaching.
  2. Alinhamento com os princípios e objectivos da Acted.
  3. Os idiomas de trabalho são o português e o inglês.
  4. O conhecimento de Makonde, Makua, Mwani ou Kiswahili é uma vantagem.

• Informática:

  1. Boa proficiência em ferramentas informáticas, especialmente no pacote Microsoft Office.
 
Os(as) candidatos(as) interessados(as) são convidados(as) a apresentar um dossiê completo de 25 a 04 de Agosto de 2025, poe email indicando o título do cargo e o número de referência, através do endereço electrónico: jobs.mozambique@acted.org
Apela-se aos candidatos a escreverem o título da vaga no campo do assunto do e-mail. A Acted reserva-se ao direito de apenas contactar os candidatos apurados a próxima fase.
Experiência anterior com a Acted é um asset.
Candidaturas de mulheres e residentes do distrito de Macomia são fortemente encorajadas.
ADESÃO À POLÍTICA DE ECOLOGIZAÇÃO DA ACTED:
A estratégia ecológica da Acted visa combater a degradação ambiental e as alterações climáticas, satisfazendo simultaneamente as necessidades dos mais vulneráveis, que são frequentemente os mais afectados pelo agravamento da crise ambiental. Cada colaborador da Acted respeitará estes princípios através de responsabilidades fundamentais de programação ecológica:
  1. Contribuir para a adesão e o desenvolvimento do plano estratégico de ecologização;
  2. Explorar oportunidades e/ou soluções inovadoras de programação ecológica no âmbito das suas responsabilidades e funções;
  3. Incentivar e promover processos de protecção do ambiente e normas de programação ambiental em conformidade com os PON e as notas de orientação técnica.
ADESÃO À POLÍTICA PSEAH DA ACTED:
O Candidato tem a responsabilidade de respeitar a política da Acted de protecção contra a exploração sexual, os abusos e o assédio (política PSEAH). O Candidato terá de completar todas as formações
obrigatórias relacionadas com o Código de Conduta e a política de PSEAH e comunicar qualquer problema de protecção, como violações das políticas organizacionais ou códigos de conduta, de acordo
com os procedimentos da Acted. O Candidato está mandatado para desempenhar as suas funções de forma a não prejudicar crianças, adultos vulneráveis ou outro pessoal ou voluntários.

CANDIDATE-SE:

Modo de candidatura: Os(as) candidatos(as) interessados(as) são convidados(as) a apresentar um dossiê completo de 25 a 04 de Agosto de 2025, poe email indicando o título do cargo e o número de referência, através do endereço electrónico: jobs.mozambique@acted.org
• Apela-se aos candidatos a escreverem o título da vaga no campo do assunto do e-mail.