O Banco Letshego SA, é uma subsidiária da Letshego Holdings Limited, um grupo financeiro (bancário) presente em mais de 11 países em África, com mais de 20 anos de experiência no mercado Africano, está a recrutar (1) Gestor de Risco de Crédito para a Sede em Maputo.
Responsabilidades:
- Auxiliar na gestão dos processos de aprovação de crédito e cobrança no Banco Letshego; Gerir as relações com as partes interessadas (colaboradores, clientes e parceiros estratégicos);
- Garantir que todas as actividades operacionais estejam alinhadas com os objectivos de controlo de crédito;
- Apoiar o Comité de Gestão do País (CMC) na administração eficaz das linhas de crédito, em conformidade com o mandato estabelecido nas políticas e diretrizes de risco de crédito; Garantir a conformidade com o apetite de risco de crédito do banco, com as melhores práticas internacionais e com os requisitos regulamentares locais;
- Assegurar a implementação de estratégias de cobrança e acompanhamento, bem como a introdução de processos e procedimentos relevantes para recuperações.
Requisitos:
- Licenciatura em Gestão, Contabilidade e Finanças, Economia ou Equivalente.
- Pelo menos 5 anos de experiência em Gestão de Risco de Crédito em nível sênior.;
- Forte proficiência em MS Office e uso geral de computadores;
- Capacidade para implementar o acompanhamento do risco de crédito em larga escala; Experiência na liderança de estratégias de mitigação de riscos e de iniciativas de conformidade regulamentar.
- Experiência sólida em gestão de projetos, com capacidade para estabelecer parcerias entre equipas funcionais e comunicar com utilizadores técnicos e não técnicos;
- Capacidade para negociar com todos os níveis de gestão, a fim de influenciar decisões, fazer recomendações e implementar mudanças;
- Experiência com empréstimos para DAS e micro e pequenas empresas (PMEs);
Habilidades:
- Conhecimentos especializados da regulamentação bancária;
- Fortes capacidades de planeamento e organização;
- Conhecimentos das operações e dos procedimentos bancários;
- Boa capacidade de comunicação escrita e oral;
- Habilidades interpessoais bem desenvolvidas.
- Compreensão aprofundada dos requisitos de relatórios de crédito.
- Implementar a política de risco de crédito, as diretrizes/procedimentos de crédito e a estratégia de crédito do banco;
- Garantir o cumprimento de todos os regulamentos locais que afetam a função de crédito;
- Garantir a execução consistente e eficaz das autoavaliações do grupo, dos negócios, do controlo local e dos indicadores-chave de risco (KRIs), bem como iniciar a ação apropriada para lidar com as exceções. Garantir que os resultados das autoavaliações sejam devidamente documentados, de modo a evidenciar a qualidade da execução;
- Garantir que as verificações de saúde apropriadas são executadas, com as descobertas relevantes acompanhadas por um plano de ação e respetivo acompanhamento do estado de conclusão;
- Atingir a taxa de cobrança de acordo com a política da empresa;
- Analisar as falhas de crédito e recomendar formas de melhorar o processo de aprovação de crédito.
- Monitorizar diariamente os saldos devedores em relação aos limites aprovados de todas as contas com risco de crédito, incluindo excessos não autorizados, garantindo que todos os excessos sejam devidamente aprovados pelo órgão competente ou recusados e revertidos; Analisar contas em incumprimento e supervisionar o processo de baixa, garantindo que este seja efetuado em conformidade com as políticas e procedimentos do banco;
- Produzir relatórios de crédito diários, mensais e trimestrais para a administração superior; Supervisionar o controlo da política de arquivo e garantir que os arquivos do cliente são guardados em segurança e que são compostos pela documentação correta;
- Monitorizar a classificação de contas e provisões relacionadas, recomendando prontamente alterações e acções corretivas às autoridades de aprovação relevantes, sempre que o perfil de risco dos mutuários mudar;
- Desenvolver e implementar estratégias de retificação de contas oportunas e eficazes, em colaboração com os respectivos gestores de crédito, relativamente a contas problemáticas, de modo a proteger a posição de empréstimo do banco e a minimizar perdas;
- Iniciar melhorias nos processos e revisões de qualidade para simplificar e melhorar a produtividade.
Benefícios:
Possibilidade de integrar em uma empresa sólida; Integração em equipa jovem e dinâmica; Vencimento compatível com a experiência/função
Competências:
- Capacidade de mobilização de clientes e novos negócios para o Banco;
- Mentalidade colaborativa e trabalho em equipa;
- Disponibilidade de mobilidade interprovincial;
- Ético.
Disponibilidade: IMEDIATA
Processo de candidatura:
Os interessados que reúnam os requisitos acima mencionados deverão enviar o seu CV colocando no assunto: “A VAGA E O NÚMERO DA REFERÊNCIA” para a qual estão a concorrer para o email: iobslfsm@letsheao.com.
Poderão igualmente entregar em mão as candidaturas nas instalações do Banco Letshego, SA, Edifício “Okapi Plaza”, sita na Av. Albert Luthuli, esquina com Av. 25 de Setembro, entrada número 15, 6° andar, Maputo, junto ao Departamento de Pessoas & Cultura .
DATA LIMITE DE CANDIDATURA: 22 de Agosto de 2025.