ANÚNCIO n° 18
Gestor Senior de Procurement
O CESC – Centro de Aprendizagem e Capacitação da Sociedade Civil é uma organização moçambicana, sem fins lucrativos, que tem como missão Fortalecer a capacidade de participaçõo activa do cidadão e das Organizações da Sociedade Civil nos processos de desenvolvimento socioeconómico e político, investindo na promoção de ferramentas e facilitação de engajamento cívico, na partilha de aprendizagem, monitoria e advocacia em prol de políticas e serviços públicos que respondem as necessidades dos cidadãos.
No âmbito do aprimoramento institucional e implementação de Programas e Projectos, o CESC pretende recrutar I (Um) Gestor Sénior de Procurement para Maputo.
Abaixo, é apresentado o escopo da função e os requisitos que os candidatos devem reunir para o adequado exercício da mesma.
- Missão
O/A Gestor(a) de Procurement tem a missão de assegurar as aquisições de todos os bens e serviços necessários na organização para alcançar seus objectivos e metas de forma efetiva e eficiente, transparente e com responsabilidade financeira. A missão do(a) Gestor(a) de Procurement inclui: contribuição para o fortalecimento da eficiência operacional e a transparência na gestão de recursos e sua utilização da maneira mais proveitosa possível, permitindo a organização focar seus esforços no cumprimento de sua missão.
- Responsabilidades e Tarefas
O/A Gestor de Procurement será responsável pelas seguintes tarefas:
Desenvolvimento de Políticas e Procedimentos
- Desenvolver e implementar políticas e procedimentos de Procurement que garantam a transparência e a eficácia no processo de aquisições, logística e distribuição de bens e serviços.
- Realizar todos processos de aquisições em conformidade com as normas e procedimentos legais e regulamentações aplicáveis;
- Cumprir e assegurar o cumprimento das políticas, normas e procedimentos internos do CESC e dos doadores em todas ações, processos e actividades de Procurement.
- Trabalhar de forma proactiva para prevenir a fraude, garantindo que os controles internos estejam em vigor e sejam seguidos, e introduzindo novos sistemas para reduzir as ocorrências.
- Alertar atempadamente o Direcção Executiva sobre qualquer risco que possa surgir em qualquer um dos processos de aquisições e distribuição, bem como fornecer aconselhamento sobre potenciais planos de mitigação.
Planeamento e Analise de Necessidades
- Desenvolver e implementar o plano e estratégias de aquisições de bens e serviços em estreita colaboração com a gestão operacional e equipas programáticas e administrativas.
- Realizar o levantamento das necessidades de bens e serviços junto as equipas programáticas e administrativas para elaboração do respectivo plano trimestral e anual das aquisições.
- Proceder com a implementação das melhores práticas de compras em redes, treinamentos, conferencias, workshops, etc.
- Realizar análises de mercado para obter informações sobre fornecedores, preços e tendências relevantes.
Lançamento do Concurso e Avaliação de Propostas
- Preparar e lançar concursos competitivos de aquisição de bens e serviços ou fazer requisição de compra de bens (quando exista contrato acordos quadros.
- Em coordenação com a Direcção Executiva, ser responsável pelo estabelecimento e formação de comités de aquisição eficientes e capacitados a agir com transparência e equidade nas aquisições, ao mesmo tempo que se previne a fraude.
- Secretariar o processo de avaliação das propostas de fornecimento de bens e serviços por parte dos fornecedores concorrentes com base nos critérios definidos.
- Elaborar relatório de avaliação das propostas e recomendações de adjudicação ou o mapa comparativo conforme as normas e procedimentos internos do CESC.
- Comunicar a adjudicação e decisão do processo aos envolvidos.
Gestão de Fornecedores
- Identificar, avaliar e selecionar fornecedores de acordo com critérios de qualidade, preco e entrega e outros definidos.
- Realizar a due diligencie dos possíveis fornecedores garantindo que todos requisitos sejam preenchidos para estabelecimento de acordos.
- Conduzir negociações contratuais com fornecedores para assegurar as melhores condições, qualidade e preços.
- Estabelecer parcerias solidas com fornecedores, garantindo um relacionamento de longo prazo que beneficie a organização.
- Liderar o estabelecimento de acordos de parceria (FWA) em todas as categorias principais para garantir a eficiência e reduzir a fraude nas aquisições.
- Supervisão e Avaliação dos Contratos de Prestação de Bens e Serviços
- Coordenar e supervisionar o processo de compras, desde a solicitação ate a entrega dos bens e serviços.
- Supervisionar e avaliar a implementação do contrato de fornecimento de bens e serviços.
- Assegurar que todas as compras sejam documentadas, aprovadas e realizadas dentro do orçamento e dos prazos estabelecidos.
Liderança e Formação de Colaboradores:
- Coordenar a formação e desenvolvimento da equipa sob sua gestão priorizando a áreas de Procurement.
- Promover um ambiente de aprendizado e partilha de experiências na equipa sob a sua gestão, visando o desenvolvimento de competências da equipa para maximização do desempenho e resultados.
- Liderar, reconhecer e motivar a sua Equipa de trabalho, garantindo que têm objectivos claros, suporte necessário, acompanhamento e avaliação de desempenho justa e com feedback significativo.
Documentação e Relatórios
- Criar e manter atualizado a base de dados interna dos processos de Procurement.
- Preparar relatórios regulares sobre as actividades de procurement, incluindo análises de gastos e
- recomendações para melhorias.
- Actualizar a avaliação dos fornecedores na Base de Dados de Cadastro dos Fornecedores ou incluir os fornecedores com desempenho indesejado na “lista negra”.
Outras funções
- Prestar suporte e comunicar-se de maneira eficaz com outras áreas administrativas e programáticas da organização para alinhar prioridades e necessidades de aquisições.
- Realizar outras funções relacionadas ao cargo e indicadas pelo supervisor(a).
- Cumprir e promover as políticas, normas e procedimentos internos da organização desde: o código de conduta, ética e integridade, política de salvaguarda da criança, politica de proteção contra exploração, abuso e assedio sexual, política de segurança, regulamento interno e outras politicas e regulamentos do CESC em todas nossas actividades e fora delas conforme aplicável, reportando os incidentes relacionados a estas politicas, norma, procedimentos e regulamentos nos devidos canais.
- Durante as emergências, facilitar o processo de resposta as emergências, estando pronto para apoiar as intervenções do CESC para responder a emergências e poder viajar para qualquer parte do pais, se necessário.
- Requisitos Profissionais
3.I Habilitações Académicas
Licenciatura e/ou Mestrado em Gestão, Administração de Empresas, Direito, Logística e cadeia de Suprimentos ou outras áreas afins.
3.2 Conhecimentos Técnico-Profissionais
- Bons conhecimentos e experiência de Gestão de Aquisições;
- Experiência em Procurement em ambientes de doadores nacionais e internacionais;
- Bons conhecimentos de normas e regulamentos de Procurement de doadores nacionais e Internacionais;
- Capacidade de negociação de contratos nacionais e internacionais.
- Bom conhecimento do estado de desenvolvimento e do contexto social do Pais em geral.
- Bons conhecimentos do mercado nacional e internacional de bens e serviços.
- Sólidos conhecimentos de ferramentas informáticas (MS Word, Excel, PowerPoint, Outlook, Teams, etc).
- Fluência na língua portuguesa, tanto escrito como falado e bons conhecimentos da língua inglesa (nível profissional).
3.3 Competências de Gestão e Comportamentais
O (A) Gestor de Procurement deverá possuir as seguintes competências Comportamentais:
3.3.1 Competências Comportamentais
- Integridade e Transparência.
- Boa capacidade de liderança e comunicação.
- Orientação para resultados planeados;
- Criativo e com flexibilidade de adaptação a mudanças.
- Relacionamento Interpessoal.
- Resiliência, Inovação e Aprendizagem continua.
- Observância de Normas e Procedimentos
3.4 Tempo de Experiência
A função requer uma experiência profissional mínima de 8 anos em funções similares e de preferência em organizações não governamental ou sem fins lucrativos.
3.5 Expectativa Salarial
O(A) candidato(a) deve identificar o intervalo de expectativa salarial.
- Estimativa de Calendário de Inicio de Actividade Outubro de 2025
Documentação a submeter pelo candidato
- CV actualizado em português (incluindo referências)
- Carta de Motivação da candidatura
- Cópia do Certificado de Habilitações
As candidaturas serão avaliadas e pré-selecionadas com base nas respostas do formulário de candidatura, a ser preenchido atraves do seguinte link: https://forms.gle/x1h3JaikPELuHGr29.
COMO CANDIDATAR-SE:
As candidaturas devem ser submetidas atraves do seguinte link: https://forms.gle/x1h3JaikPELuHGr29.
Nota: Serão selecionados preferencialmente os candidatos residentes em Maputo.
Encorajamos fortemente a candidatura de mulheres e estamos comprometidos com a igualdade de oportunidades em todas as nossas práticas de recrutamento.
Aviso:
O CESC não recorre aos serviços de terceiros para proceder o recrutamento de candidatos a emprego e muito menos, procede qualquer tipo de cobrança aos candidatos.
Para denuncias aceda ao portal https://denuncia.cescmoz.org