ANÚNCIO n° 18

Gestor Senior de Procurement

O CESC – Centro de Aprendizagem e Capacitação da Sociedade Civil é uma organização moçambicana, sem fins lucrativos, que tem como missão Fortalecer a capacidade de participaçõo activa do cidadão e das Organizações da Sociedade Civil nos processos de desenvolvimento socioeconómico e político, investindo na promoção de ferramentas e facilitação de engajamento cívico, na partilha de aprendizagem, monitoria e advocacia em prol de políticas e serviços públicos que respondem as necessidades dos cidadãos.

No âmbito do aprimoramento institucional e implementação de Programas e Projectos, o CESC pretende recrutar I (Um) Gestor Sénior de Procurement para Maputo.

Abaixo, é apresentado o escopo da função e os requisitos que os candidatos devem reunir para o adequado exercício da mesma.

  1. Missão

O/A Gestor(a) de Procurement tem a missão de assegurar as aquisições de todos os bens e serviços necessários na organização para alcançar seus objectivos e metas de forma efetiva e eficiente, transparente e com responsabilidade financeira. A missão do(a) Gestor(a) de Procurement inclui: contribuição para o fortalecimento da eficiência operacional e a transparência na gestão de recursos e sua utilização da maneira mais proveitosa possível, permitindo a organização focar seus esforços no cumprimento de sua missão.

  1. Responsabilidades e Tarefas

O/A Gestor de Procurement será responsável pelas seguintes tarefas:

Desenvolvimento de Políticas e Procedimentos

  • Desenvolver e implementar políticas e procedimentos de Procurement que garantam a transparência e a eficácia no processo de aquisições, logística e distribuição de bens e serviços.
  • Realizar todos processos de aquisições em conformidade com as normas e procedimentos legais e regulamentações aplicáveis;
  • Cumprir e assegurar o cumprimento das políticas, normas e procedimentos internos do CESC e dos doadores em todas ações, processos e actividades de Procurement.
  • Trabalhar de forma proactiva para prevenir a fraude, garantindo que os controles internos estejam em vigor e sejam seguidos, e introduzindo novos sistemas para reduzir as ocorrências.
  • Alertar atempadamente o Direcção Executiva sobre qualquer risco que possa surgir em qualquer um dos processos de aquisições e distribuição, bem como fornecer aconselhamento sobre potenciais planos de mitigação.

Planeamento e Analise de Necessidades

  • Desenvolver e implementar o plano e estratégias de aquisições de bens e serviços em estreita colaboração com a gestão operacional e equipas programáticas e administrativas.
  • Realizar o levantamento das necessidades de bens e serviços junto as equipas programáticas e administrativas para elaboração do respectivo plano trimestral e anual das aquisições.
  • Proceder com a implementação das melhores práticas de compras em redes, treinamentos, conferencias, workshops, etc.
  • Realizar análises de mercado para obter informações sobre fornecedores, preços e tendências relevantes.

Lançamento do Concurso e Avaliação de Propostas

  • Preparar e lançar concursos competitivos de aquisição de bens e serviços ou fazer requisição de compra de bens (quando exista contrato acordos quadros.
  • Em coordenação com a Direcção Executiva, ser responsável pelo estabelecimento e formação de comités de aquisição eficientes e capacitados a agir com transparência e equidade nas aquisições, ao mesmo tempo que se previne a fraude.
  • Secretariar o processo de avaliação das propostas de fornecimento de bens e serviços por parte dos fornecedores concorrentes com base nos critérios definidos.
  • Elaborar relatório de avaliação das propostas e recomendações de adjudicação ou o mapa comparativo conforme as normas e procedimentos internos do CESC.
  • Comunicar a adjudicação e decisão do processo aos envolvidos.

Gestão de Fornecedores

  • Identificar, avaliar e selecionar fornecedores de acordo com critérios de qualidade, preco e entrega e outros definidos.
  • Realizar a due diligencie dos possíveis fornecedores garantindo que todos requisitos sejam preenchidos para estabelecimento de acordos.
  • Conduzir negociações contratuais com fornecedores para assegurar as melhores condições, qualidade e preços.
  • Estabelecer parcerias solidas com fornecedores, garantindo um relacionamento de longo prazo que beneficie a organização.
  • Liderar o estabelecimento de acordos de parceria (FWA) em todas as categorias principais para garantir a eficiência e reduzir a fraude nas aquisições.
  • Supervisão e Avaliação dos Contratos de Prestação de Bens e Serviços
  • Coordenar e supervisionar o processo de compras, desde a solicitação ate a entrega dos bens e serviços.
  • Supervisionar e avaliar a implementação do contrato de fornecimento de bens e serviços.
  • Assegurar que todas as compras sejam documentadas, aprovadas e realizadas dentro do orçamento e dos prazos estabelecidos.

Liderança e Formação de Colaboradores:

  • Coordenar a formação e desenvolvimento da equipa sob sua gestão priorizando a áreas de Procurement.
  • Promover um ambiente de aprendizado e partilha de experiências na equipa sob a sua gestão, visando o desenvolvimento de competências da equipa para maximização do desempenho e resultados.
  • Liderar, reconhecer e motivar a sua Equipa de trabalho, garantindo que têm objectivos claros, suporte necessário, acompanhamento e avaliação de desempenho justa e com feedback significativo.

Documentação e Relatórios

  • Criar e manter atualizado a base de dados interna dos processos de Procurement.
  • Preparar relatórios regulares sobre as actividades de procurement, incluindo análises de gastos e
  • recomendações para melhorias.
  • Actualizar a avaliação dos fornecedores na Base de Dados de Cadastro dos Fornecedores ou incluir os fornecedores com desempenho indesejado na “lista negra”.

Outras funções

  • Prestar suporte e comunicar-se de maneira eficaz com outras áreas administrativas e programáticas da organização para alinhar prioridades e necessidades de aquisições.
  • Realizar outras funções relacionadas ao cargo e indicadas pelo supervisor(a).
  • Cumprir e promover as políticas, normas e procedimentos internos da organização desde: o código de conduta, ética e integridade, política de salvaguarda da criança, politica de proteção contra exploração, abuso e assedio sexual, política de segurança, regulamento interno e outras politicas e regulamentos do CESC em todas nossas actividades e fora delas conforme aplicável, reportando os incidentes relacionados a estas politicas, norma, procedimentos e regulamentos nos devidos canais.
  • Durante as emergências, facilitar o processo de resposta as emergências, estando pronto para apoiar as intervenções do CESC para responder a emergências e poder viajar para qualquer parte do pais, se necessário.
  1. Requisitos Profissionais

3.I Habilitações Académicas

Licenciatura e/ou Mestrado em Gestão, Administração de Empresas, Direito, Logística e cadeia de Suprimentos ou outras áreas afins.

3.2 Conhecimentos Técnico-Profissionais

  • Bons conhecimentos e experiência de Gestão de Aquisições;
  • Experiência em Procurement em ambientes de doadores nacionais e internacionais;
  • Bons conhecimentos de normas e regulamentos de Procurement de doadores nacionais e Internacionais;
  • Capacidade de negociação de contratos nacionais e internacionais.
  • Bom conhecimento do estado de desenvolvimento e do contexto social do Pais em geral.
  • Bons conhecimentos do mercado nacional e internacional de bens e serviços.
  • Sólidos conhecimentos de ferramentas informáticas (MS Word, Excel, PowerPoint, Outlook, Teams, etc).
  • Fluência na língua portuguesa, tanto escrito como falado e bons conhecimentos da língua inglesa (nível profissional).

3.3 Competências de Gestão e Comportamentais

O (A) Gestor de Procurement deverá possuir as seguintes competências Comportamentais:

3.3.1 Competências Comportamentais

  • Integridade e Transparência.
  • Boa capacidade de liderança e comunicação.
  • Orientação para resultados planeados;
  • Criativo e com flexibilidade de adaptação a mudanças.
  • Relacionamento Interpessoal.
  • Resiliência, Inovação e Aprendizagem continua.
  • Observância de Normas e Procedimentos

3.4 Tempo de Experiência

A função requer uma experiência profissional mínima de 8 anos em funções similares e de preferência em organizações não governamental ou sem fins lucrativos.

3.5 Expectativa Salarial

O(A) candidato(a) deve identificar o intervalo de expectativa salarial.

  • Estimativa de Calendário de Inicio de Actividade Outubro de 2025

Documentação a submeter pelo candidato

  • CV actualizado em português (incluindo referências)
  • Carta de Motivação da candidatura
  • Cópia do Certificado de Habilitações

As candidaturas serão avaliadas e pré-selecionadas com base nas respostas do formulário de candidatura, a ser preenchido atraves do seguinte link: https://forms.gle/x1h3JaikPELuHGr29.

COMO CANDIDATAR-SE:

As candidaturas devem ser submetidas atraves do seguinte link: https://forms.gle/x1h3JaikPELuHGr29.

Nota: Serão selecionados preferencialmente os candidatos residentes em Maputo.

Encorajamos fortemente a candidatura de mulheres e estamos comprometidos com a igualdade de oportunidades em todas as nossas práticas de recrutamento.

Aviso:

O CESC não recorre aos serviços de terceiros para proceder o recrutamento de candidatos a emprego e muito menos, procede qualquer tipo de cobrança aos candidatos.

Para denuncias aceda ao portal https://denuncia.cescmoz.org