Duração do Contrato: 3 meses
Local: Pemba
Disponibilidade: Imediata
Condições especiais: Vaga aberta a todos os moçambicanos, sendo uma vantagem para os residentes de Pemba
Remuneração: 118,184.00 Mts (Salário Mensal Bruto) e 13º Mês pago em dezembro (pro-rata dependendo da data de início)
Beneficios: Seguro de saúde incluindo parceiro e filhos (fornecendo certificados); 2 dias por mês de férias pagas
Objectivos do Trabalho (Não Completos)
- Esta pessoa será responsável pela supervisão geral das atividades relacionadas com a resposta ao surto de cólera em Cabo Delgado, com eficiência, qualidade e relevância, em conformidade com o mandato, os critérios técnicos, os regulamentos ambientais e a estratégia da ACF, bem como com os requisitos internos e os regulamentos dos doadores.
- Ele/ela garantirá que as atividades de resposta à cólera dos pilares de Liderança, Coordenação e Planeamento, Vigilância e Investigação, WASH, Prevenção e controlo de infeções e Comunicação de riscos e envolvimento da comunidade sejam implementadas de acordo com a estrutura da ACF e os protocolos nacionais e internacionais.
- Ele/ela acompanhará e analisará as informações epidemiológicas do surto, suas tendências, características e pontos críticos, aconselhando sobre as ações a serem tomadas pela ACF, autoridades locais e outros parceiros.
- Organizará formações sobre prevenção e resposta à cólera para profissionais de saúde e atores comunitários, em parceria com as autoridades locais.
- Ele/ela fornecerá supervisão no trabalho a profissionais de saúde, agentes comunitários de saúde e ativistas para garantir a qualidade das atividades de prevenção e resposta à cólera.
- Participará em plataformas de coordenação a nível provincial e distrital, garantindo a otimização das atividades em alinhamento com as autoridades locais e outros parceiros.
- Manterá uma comunicação estreita com a ACF para garantir ações e relatórios oportunos.
- Ele/ela garantirá a produção de relatórios semanais e mensais que apoiarão o desenvolvimento do relatório de progresso das atividades e fornecerão informações ao doador.
- Apoiará e supervisionará a execução geral das atividades no terreno, contribuindo com os seus conhecimentos e experiência para melhorar a eficiência e a eficácia das acções.
- Apoiará o supervisor WASH, como supervisor direto, na implementação de diferentes atividades de planeamento, gestão, coordenação e formação no terreno com vários intervenientes.
Missão 1: Supervisionar a resposta ao surto de cólera nos seus pilares específicos de Liderança, Coordenação e Planeamento, Vigilância e Investigação, WASH, Prevenção e controlo de infeções e Comunicação de riscos e envolvimento da comunidade
- Participar ativamente em reuniões de coordenação, fornecendo contributos, identificando lacunas e comunicando atempadamente com a equipa de coordenação da ACF.
- b) Acompanhar de perto as informações epidemiológicas do surto, fornecendo contributos técnicos e partilhando informações relevantes com a ACF.
- Estabelecer uma comunicação estreita com as autoridades distritais e os pontos focais dos diferentes pilares da resposta à cólera, garantindo a identificação atempada das necessidades e da resposta.
- Apoiar as autoridades locais no estabelecimento de uma vigilância comunitária e garantir a deteção precoce de casos e o rastreio atempado de contactos.
- Garantir a implementação da metodologia CATI, seguindo as orientações das autoridades locais e o protocolo nacional.
- Apoiar as autoridades locais no estabelecimento de diálogos comunitários para prevenir e combater a desinformação relacionada com a doença da cólera.
- Garantir a implementação de atividades de comunicação de risco e envolvimento da comunidade para lidar com informações erradas e rumores sobre a doença da cólera através de spots de rádio comunitários, carros de som, megafones e outros meios de comunicação.
- Monitorizar de perto os focos de surtos de cólera, identificando atempadamente a sua propagação para outras comunidades e distritos.
- Manter-se informado sobre as atualizações dos pilares de resposta e as principais necessidades, aconselhando a alocação da gestão dos recursos do projeto.
- Organizar e enviar atualizações semanais das atividades da ACF.
- Organizar e enviar atualizações mensais para cumprir o relatório de progresso das atividades.
- Fornecer orientação técnica ao supervisor WASH, garantindo a implementação de qualidade das atividades.
- Garantir a gestão adequada dos suprimentos e materiais do projeto.
- Supervisionar os contratantes e utilizar as listas de verificação oficiais necessárias para a supervisão. Garantir a documentação de todas as fases de execução de um trabalho e do projeto em geral, em estreita coordenação com o SDPI a nível distrital.
- Reportar atempadamente ao seu superior, propondo soluções para quaisquer dificuldades encontradas e documentar todas as ações do projeto de acordo com os métodos de verificação necessários.
- Gerar relatórios técnicos sobre o progresso das atividades sob a sua responsabilidade.
- Comunicar imediatamente ao gestor hierárquico e/ou funcional qualquer situação que impeça ou possa prejudicar o bom desenvolvimento do trabalho, para que medidas corretivas e decisões necessárias possam ser tomadas de forma oportuna e conjunta.
- Recolher e documentar informações de interesse para o projeto com o apoio dos seus gestores hierárquicos e funcionais.
Missão 2: Organizar formações para profissionais de saúde e atores comunitários sobre a prevenção e resposta à cólera
- Organizar, em conjunto com as autoridades sanitárias da SDSMAS, formações para profissionais de saúde sobre prevenção da cólera, prevenção e controlo de infeções e IYCF na resposta à cólera.
- Organizar, em conjunto com as autoridades sanitárias da SDSMAS, formações para atores comunitários e ativistas sobre a promoção da higiene e a divulgação de mensagens-chave sobre a prevenção da cólera a nível comunitário.
- Fornecer os recursos operacionais e logísticos necessários para as formações realizadas.
- Garantir as avaliações pré e pós-formação e a qualidade da formação.
- Organizar o acompanhamento no local de trabalho dos participantes da formação para garantir a implementação de qualidade.
- Recolher e documentar informações sobre as formações, partilhando-as com os gestores.
Missão 3: Gestão logística e administrativa das atividades de resposta à cólera sob a sua responsabilidade
- Monitorizar indicadores, plano de aquisições, atividades, calendário e participar no planeamento.
- Preparar antecipadamente as listas de quantidades para encomendas, de acordo com os regulamentos logísticos, administrativos e financeiros da missão, com o apoio dos seus gestores hierárquicos e funcionais.
- Preparar e acompanhar as encomendas de aquisição para garantir a entrega atempada dos fornecimentos do projeto
- Apoiar na identificação de fornecedores, contratação de mão de obra qualificada e preparação dos documentos técnicos necessários.
- Arquivar todos os meios de verificação e informação (físicos e eletrónicos) das diferentes atividades realizadas no projeto.
- Programar, em conjunto com a equipa técnica do projeto, a execução semanal das atividades em coordenação com outros departamentos técnicos e de apoio.
Missão 3: Coordenação com outros atores relevantes
- Estabelecer (sempre que delegado e ao nível do terreno) a rede de contactos e coordenação com atores externos (autoridades locais, outras ONG, voluntários, subcontratados…).
- Representar a ACF em reuniões de coordenação externas (incluindo reuniões com autoridades de saúde locais, ONGs, líderes comunitários e reuniões lideradas pelo governo local) – quando solicitado, e partilhar as respetivas atas das reuniões.
Missão 4: Avaliação das necessidades e formulação do projeto
- Identificar, avaliar e documentar as necessidades das populações afetadas pela cólera na sua área de intervenção.
- Apoiar a recolha de informações essenciais, quando necessário.
Missão 4: Se aplicável, supervisionar e gerir a equipa de responsáveis
- Gestão da equipa (liderança, monitorização, motivação, planeamento de atividades, organização da equipa);
- Avaliação dos membros da equipa (oficiais).
- Aprovar todas as questões administrativas, por exemplo, folhas de ponto, em colaboração com o gestor de linha.
- Identificar as necessidades de formação dos funcionários e realizar diretamente ou entrar em contacto com os seus gestores hierárquicos e funcionais para organizar as formações necessárias em tempo útil.
Competências e Experiências Necessárias para o Cargo
Nível de escolaridade e experiências esperadas:
- Licenciatura ou diploma em Medicina Clínica/Geral, Medicina Preventiva e/ou Saúde Pública.
- Experiência comprovada em prevenção e controlo de surtos.
- Experiência comprovada de trabalho no setor WASH.
- Experiência de trabalho com ONGs é uma vantagem.
- Experiência de trabalho nos distritos de Cabo Delgado é uma vantagem.
Competências Técnicas:
- Experiência comprovada no apoio a organizações de saúde e na implementação de respostas humanitárias em contextos de emergência (com ênfase em atividades de prevenção baseadas na comunidade)
- Experiência comprovada na organização de formações e no reforço de capacidades em conjunto com as autoridades de saúde
- Conhecimentos sólidos sobre saúde pública, prevenção e controlo de doenças
- Conhecimentos sólidos sobre o trabalho com o setor WASH e as suas especificidades
- Capacidade comprovada de elaborar planos técnicos e orçamentos adaptados às necessidades do terreno, mesmo sob pressão e em pouco tempo.
- Capacidade de priorizar atividades, planear e estimar cronogramas e recursos para projetos técnicos.
Competências Transversais:
- Competências de comunicação.
- Liderança e gestão de pessoas.
- Capacidade de trabalhar de forma autónoma e proativa.
- Trabalho em equipa e colaboração.
- Pensamento crítico e aprendizagem contínua.
- Utilização de tecnologias digitais.
- É imprescindível o conhecimento da língua local.
- Capacidade de comunicação em inglês é uma vantagem.
Competências de Gestão:
- Gestão de equipas.
- Mobilizar pessoas em torno de um objetivo comum.
- Definir o melhor nível de eficiência coletiva com os seus funcionários.
- Prefira soluções simples e acessíveis a todos, dependendo da situação.
- Tomar decisões difíceis e comunicá-las aos colaboradores.
A lista de responsabilidades não é exaustiva. Algumas outras responsabilidades/tarefas podem ser adicionadas, de acordo com as actividades e depois da validação dos superiores.
Exigências
Documentação necessária:
- Curriculum Vitae (CV);
- Carta de Motivação;
- NUIT;
- BI;
- Certificados.
Nota: Especificar o título da posição no correio eletrónico. As candidaturas incompletas não serão tidas em conta.
Procedimento: Os candidatos seleccionados serão contactados por e-mail para a realização de um teste técnico.
Os dossiers recebidos não serão devolvidos. Qualquer candidatura apresentada após este prazo não será considerada.
A acção contra a fome está empenhada na prevenção de riscos relacionados com abusos, exploração sexual e na promoção da igualdade de género e da sua diversidade. A missão ACF Moçambique incentiva a aplicação das mulheres. O processo de recrutamento da Acção Contra a Fome é gratuito, não será pedida qualquer forma de compensação a um candidato. Reflecte as principais políticas e a sua carta através do seu profissionalismo e imparcialidade. Se observar comportamentos contrários a estes valores durante este processo, por favor informe as equipas apropriadas. Todas as pessoas contratadas pela Acção Contra a Fome serão igualmente verificadas quanto ao cumprimento das chamadas listas “anti-terroristas”, respeitando os direitos dos funcionários e a confidencialidade dos dados pessoais.
COMO CANDIDATAR-SE
Para candidatar-se, aceda ao link: