REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE
MINISTÉRIO DA ECONOMIA E FINANÇAS
Direcção Nacional do Tesouro e Cooperação Económica e Financeira
MOÇAMBIQUE: PROJECTO DE ACESSO AO FINANCIAMENTO E OPORTUNIDADES ECONÓMICAS: MAIS OPORTUNIDADES
Unidade de Coordenação do Projecto
SOLICITAÇÃO DE MANIFESTAÇÃO DE INTERESSE
(Serviços de Consultoria Individual)
CONTRATAÇÃO DE GESTOR DE PORTEFÓLIO EM GAZA – AGRO-NEGÓCIOS
Identificação: Projecto Nº P17865. Crédito IDA nº 7278
Objecto: Gestor(a) de Portefólio em Gaza – Agro-negócios
Referência: Concurso N.º MZ-MEF-DNT-428844-CS-INDV.
- O Governo de Moçambique (GdM), através do Ministério da Economia e Finanças recebeu um financiamento do Banco Mundial para o custo do Projecto de Acesso ao Financiamento e Oportunidades Económicas: Mais Oportunidades e pretende aplicar parte dos recursos em Serviços de Consultoria Individual para Gestor de Portefólio em Gaza- Agro-negócios. Beneficiário: Agência de Desenvolvimento do Vale do Zambeze.
- Os serviços de Consultoria (“Serviços”) incluem:
a. Relativamente ao fortalecimento das empresas beneficiárias do projecto
Velar pela implementação da subcomponente, em colaboração com outros especialistas da UAT e outros parceiros;
Mapear e identificar empresas do sector do agro-negócio, turismo e construção civil potencialmente elegíveis para participar nos programas de capacitação, acompanhamento ou acesso a subvenções, previstas na subcomponente 2c.
Analisar, juntamente com o Consultor contratado para implementação da fase 1, o estado e o ponto de situação das MPME’s, incluindo o grau de operacionalização das habilidades e/ou conhecimento ministrados através dos treinamentos, assim como identificar áreas de fraqueza para reforço das capacitações;
Assistir à elaboração dos planos de capacitação e módulos a serem ministrados nos programas de formação das MPME’s
Desenvolver e implementar mecanismos de apoio ao fortalecimento das empresas beneficiárias na melhoria de desempenho de negócio;
Divulgar proactivamente as informações das MPME’s às partes interessadas;
Prestar assistência técnica as empresas do sector, beneficiárias do programa de capacitação, da subcomponente 2c, fase 1.
Prestar assistência técnica, apoio e acompanhamento as empresas do sector, beneficiárias da fase 2, garantindo um fluxo de comunicação regular entre os beneficiários, ADVZ, Banco Mundial e os restantes stakeholders. Isto inclui também o apoio na elaboração de planos de negócio e no estabelecimento e fortalecimento de parcerias e relações comerciais (incluindo acesso ao mercado), entre outros.
Apoiar na identificação de novas oportunidades de negócio, investimento e/ou financiamento;
Elaborar e submeter a aprovação os planos de trabalho e garantir a sua monitoria e avaliação;
Elaborar relatórios técnicos e submeter dentro do prazo; e
Participar nas sessões de trabalho, sempre que for solicitado.
Apoiar na facilitação e seguimento dos planos de investimentos/ crescimento das MPME’s beneficiárias,
Garantir a monitoria física e dos indicadores de desempenho de cada MPME;
Arrolar as melhores práticas e novas iniciativas para posterior divulgação/implementação;
Garantir a implementação adequada das estratégias de sustentabilidade nas MPME’s, de modo que os objectivos finais do Mais Oportunidades sejam alcançados; e
Apoiar a implementação de outros programas e iniciativas da Agência do Zambeze ou através desta de seus parceiros directos, sempre que necessário.
b. Relativamente às actividades mandatadas pela Agência do Zambeze
Identificar, comunicar, gerir e mitigar os riscos do projecto em coordenação com as estruturas superiores e os restantes stakeholders;
Interagir, de forma proactiva, com as autoridades locais para participarem e engajarem-se no apoio a implementação do projecto;
Conceber um mecanismo de actualização do desenvolvimento do projecto para com as autoridades locais,
Representar o Director-Geral da Agência do Zambeze, sempre que for mandatado,
Identificar as entidades públicas de apoio ao fortalecimento ou desenvolvimento do sector privado e implementar estratégias de trabalho em benefício das MPME’s apoiadas pelo projecto;
Mapear as organizações do sector privado local e implementar estratégias de trabalho em benefício das MPME’s apoiadas pelo projecto; e
Apoiar as melhorar a visibilidade das empresas apoiadas, ao nível local e nacional, engajando-as para participar em eventos expositórios e promocionais.
Os Termos de Referência (TOR) detalhados para a Consultoria podem ser encontrados no endereço abaixo ou podem ser fornecidos mediante solicitação para o seguinte e-mail: procurement.pled@gmail.com.
- O Ministério da Economia e Finanças (MEF) convida os consultores individuais elegíveis para submeterem sua manifestação de interesse para a posição de Gestor de Portefólio em Gaza – Agro-negócios para a UAT. Os consultores interessados devem fornecer informações que demonstrem que possuem as qualificações exigidas e a experiência relevante para prestar os serviços (CV, experiência de trabalho em condições similares, disponibilidade, etc).
O Gestor deve ter no mínimo as seguintes qualificações e experiência:
Nível de licenciatura, preferencialmente em Agronomia, Ciências Agropecuárias, Economia Agrária, Veterinária/ Produção Animal, Gestão Empresarial, Administração de Empresas, Agronegócio, Economia ou outras áreas relacionadas;
Experiência comprovada de pelo menos 10 anos nas seguintes áreas:
Desenvolvimento de projectos agrícolas ou de agro-negócios, ou de associativismo ou a projectos de apoio ao sector privado;
Experiência em apoio a programas de desenvolvimento económico e/ou de desenvolvimento do sector privado
Experiência nas cadeias de valor prioritárias na região de implementação é uma vantagem.
Gestão empresarial ou de projectos com enfoque em parcerias e/ou ligação entre grandes investimentos e pequenos produtores;
Elaboração e avaliação técnica de projectos de investimento, particularmente nas áreas de agricultura e agro-negócios;
Outras áreas que são vantagens:
Domínio da legislação económica e financeira de Moçambique;
Conhecimentos do ambiente de negócios em Moçambique;
Domínio das técnicas de planificação e análise de projectos de investimento, bem como análise financeira das empresas;
Domínio de cooperativismo.
Fluência em português e conhecimentos de inglês;
Habilidades de comunicação e organização, incluindo capacidade de escrever relatórios, documentos informativos e outros documentos afins;
Domínio de programas informáticos na óptica de utilizador (pacotes Word, Excel, Power Point) e, de preferência, com capacidade de fazer uso de programas estatísticos;
Capacidade de trabalhar em equipa;
Disponibilidade para viajar e trabalhar no campo.
- A duração do contrato de 12 meses, com possibilidade de renovação (em períodos sucessivos) conforme a avaliação do desempenho anual.
- O consultor será seleccionado de acordo com o método de selecção de consultor individual estabelecido no Regulamento de Aquisições do Banco Mundial.
- Mais informações podem ser obtidas no endereço abaixo entre às 8.30 às 15.30 horas, durante os dias normais de expediente.
7. As manifestações de interesse deverão ser submetidas por escrito no endereço abaixo (pessoalmente ou por e-mail), até 14.30 horas do dia 6 de Dezembro de 2024.
Ministério da Economia e Finanças
Direcção Nacional do Tesouro e Cooperação Económica e Financeira
Projecto de Acesso ao Financiamento e Oportunidades Económicas: Mais Oportunidades
Unidade de Coordenação do Projecto
Av. do Zimbabwe, Nº1374
Maputo – Moçambique
Email: procurement.pled@gmail.com