Action Contre La Faim é uma Organização Humanitária reconhecida como de utilidade pública e fundada em 1979, a organização opera em 47 países nos domínios da nutrição, saúde, segurança alimentar e meios de subsistência, água, higiene e saneamento e saúde mental e práticas de cuidados. Como parte dos nossos programas, estamos actualmente à procura um (a) Motorista para Macomia, Cabo Delgado.
- Duração do Contrato: 3 Meses
- Local: Macomia
- Tipo: Contrato a Prazo Certo.
- Disponibilidade: Imediata
- Condições especiais: Ser residente de Macomia.
- Remuneração: 36,540Mtn (Salári Bruto) e 13º Mês pago em dezembro
- Beneficios: Seguro de saúde incluindo parceiro e filhos; 2 dias por mês de férias pagas.
Objectivo geral:
- Conduzir pessoas e mercadorias, assegurar a manutenção do veículo sob a sua responsabilidade.
Objectivo específicos:
Missão 1: Transportar pessoas e bens em boas condições de segurança
- Transportar os colaboradores e/ou bens da ACF em conformidade com as normas nacionais de trânsito, de acordo com os horários e as directivas do superior hierárquico;
- Fazer-se acompanhar de todos os documentos pessoais e do veículo e certificar-se de que são válidos;
- Preencher o LogBook para registar os movimentos;
- Em caso de acidente, informar o serviço de logística/segurança o mais rapidamente possível e actuar segundo os SOPs recebidos;
- Utilizar o veículo de acordo com as indicações do fabricante e respeitar as regras da ACF;
- Assegurar que cada passageiro é transportado com respeito pela sua pessoa e, por conseguinte, em conformidade com o código de conduta e as políticas da ACF (género, salvaguarda, etc.) e alertar o seu supervisor em caso de incumprimento por parte de um passageiro;
Missão 2: Assegurar a manutenção do veículo
- Informar o serviço de logística das reparações importantes a efetuar;
- Resolver problemas técnicos depois da avaliação do responsável logístico;
- Registrar as reparações, manutenção e verificações regulares;
- Efectuar controlos diários antes do arranque;
- Limpar o veículo;
- Manter as comunicações via telefónica;
- Registar no diário de bordo o consumo de combustível no início e no fim do dia e todas as informações relativas à manutenção do veículo;
- Verificar as bagageiras de segurança;
- Verificar o estado do veículo e do seu equipamento, mantê-lo em bom estado e comunicar imediatamente qualquer irregularidade;
- Respeitar as recomendações do responsável relativamente à utilização dos veículos.
Missão 3: Preparar as partidas no terreno
- Inspecionar e preparar o veículo no dia anterior à partida para estar pronto a tempo;
- Verificar o nível de combustível (tanque cheio antes da saída);
- Preparar o equipamento adicional a levar, se necessário (combustível, autocolantes, bandeiras, kit de ferramentas, kit médico)
- Informar o departamento logístico em caso de falha a reparação por efectuar antes da saída.
Competências exigidas:
Nível de escolaridade e experiências esperadas:
- Nível médio,
- Possuir Carta de Condução Profissional,
- Constitui uma vantagem a carta de condução Serviços Públicos,
- Ter experiência mínima de 2 anos como Motorista,
- Ter trabalhado com ACF ou com outra ONGs constitui vantagem.
Competências Técnicas:
- Condução prudente
- Ter conhecimentos mecânicos
- Conhecer as estradas dos Distritos de Cabo Delgado (Pemba, Metuge, Macomia, Mecufi, Mueda, etc.)
- Saber conduzir em temporadas de chuvas
- Ter conhecimento da condução em sistema 4×4
- Ter conhecimento da condução em sistema manual
- Falar português fluentemente, inglês e línguas locais constitui uma vantagem.
Competências Transversais:
- Alto sentido de responsabilidade
- Prudência e atenção ao detalhe
- Capacidade de seguir procedimentos e regras de segurança
- Boa gestão do stress, sobretudo em viagens longas ou condições difíceis
- Boa comunicação, especialmente na interação com colegas e comunidades
- Capacidade de trabalhar em equipa
- Adaptabilidade, sobretudo a diferentes zonas e condições climáticas
- Organização e pontualidade
- Proatividade na identificação e comunicação de problemas do veículo
Processo de candidatura:
Documentação necessária: CV, Carta de Condução de Categoria Profissional e válida; carta de motivação, NUIT, BI, certificados
A enviar para: recruitment-pb@mz-actioncontrelafaim.org (especificar o título da posição no assunto). As candidaturas incompletas não serão tidas em conta.
DATA LIMITE DE CANDIDATURA: 03 de Dezembro de 2025
Procedimento: Os candidatos seleccionados serão contactados por e-mail para a realização de um teste técnico.
Nota: Os dossiers recebidos não serão devolvidos. Qualquer candidatura apresentada após este prazo não será considerada.
A Acção Contra a Fome está empenhada na prevenção de riscos relacionados com abusos, exploração sexual e na promoção da igualdade de género e da sua diversidade. A missão ACF Moçambique incentiva a aplicação das mulheres. O processo de recrutamento da Acção Contra a Fome é gratuito, não será pedida qualquer forma de compensação a um candidato. Reflecte as principais políticas e a sua carta através do seu profissionalismo e imparcialidade. Se observar comportamentos contrários a estes valores durante este processo, por favor informe as equipas apropriadas. Todas as pessoas contratadas pela Acção Contra a Fome serão igualmente verificadas quanto ao cumprimento das chamadas listas “anti-terroristas”, respeitando os direitos dos funcionários e a confidencialidade dos dados pessoais.