A AMA – Associação do Meio Ambiente baseada na cidade de Pemba, pretende recrutar para o seu quadro do pessoal um (01) Oficial de Finanças.

Responsabilidades:

  • Preparar, elaborar e consolidar os Relatórios Financeiros, tanto dos Projectos como os Globais da ama;
  • Garantir os cenários largamentos e harmonização de dados, dispersões, recebimentos no pacote de Contabilidade;
  • Garantir a correcta gestão financeira apoiando o alinhamento dos planos orçamentais a execução dos planos programáticos nos projectos;
  • Garantir correctas Reconciliações Bancárias numa base mensal;
  • Garantir a justificação de despesas, adiantamentos, aquisições, compras, indicando e apresentando semanalmente os devedores internos para seguimentoprocessual mediante os últimas institucionais;
  • Garantir a prestação de serviços semanais no sector com áreas e relatórios sobre avanços, pendentes e a sua responsabilização;
  • Gerir claramente a actividade financeira interna e com doadores;
  • Garantir o cumprimento de prazos em todas as demandas financeiras internas e com doadores;
  • Garantir clarificação e consolidação dos dados, informação do pacote ao arquivo fisico;
  • Controlar as Pastas e os Processos físicos (Qualidade e cumprimento das normas);
  • Sempre que necessário realizar actividades operativas de lançar, preparar cheques, efectuar transferências, animar pastas, entre outras específicas;
  • Comunicar com os Doadores/Parceiros em questões financeiras em coordenação com o Coordenador Executivo e os Oficiais dos Projectos;
  • Apoiar em processos estratégicos e na tomada de decisões com a Coordenação;
  • Apoiar na organização de todo o sector Financeiro e Administrativo tanto em relação com os procedimentos, processos, sistemas e programas como em relação com as pastas e o desenvolvimento delas;
  • Organizar, apoiar e acompanhar os processos de auditorias internas e externas;
  • Realizar de forma regular supervisões do pessoal administrativo aos projectos da ama;
  • Organizar e orientar as comunicações com os bancos;
  • Organizar e orientar os processos de abertura, fecho ou mudanças de contas bancárias;
  • Propor, sugerir, assessorar técnico e administrativamente a Coordenação Executiva na tomada de decisões financeiras;

Qualificações e requisitos necessários:

Educação e Experiência:

  • Curso Superior de Contabilidade e Auditoria e Gestão Financeira ( mínimo de Licenciatura);
  • Mínimo de 5 anos de Experiência comprovada em gestão financeira, Contabilidade em ONG’s;
  • Expert em Pacotes contabilísticos;
  • Experiência em líder com Auditorias;
  • Capacidade de elaborar relatórios com qualidade de forma flexível ou sempre que se justificar necessário;
  • Capacidade de gestão financeira periódica desde a diária, semanal, mensal e anual;
  • Capacidade de formação e correcção de operações financeiras aos técnicos Programáticos;
  • Eficiência e eficácia nas operações financeiras, enfoque na elaboração de balanços, reconciliações, elaboração e análise de Relatórios financeiros;
  • Experiência em lidar com situações financeiras com doadores europeus e americanos;

Conhecimentos e Capacidades:

  • Domínio de pacotes contabilísticos;
  • Domínio de procedimentos Contabilísticos e Financeiros;
  • Capacidade de liderar processos financeiros com isenção e profissionalismo;
  • Domínio de inglês, português e relações humanas;
  • Capacidade de avaliação, Projecções e gestão Financeiras;
  • Capacidade de trabalhar em equipa;
  • Adequada capacidade de gestão de recursos humanos e de bens da organização e dos Programas;
  • Conhecer e dominar gestão de projectos;
  • Capacidade de interagir com instituições afins e de tutela;
  • Capacidade de identificar, prevenir e mitigar riscos financeiros na instituição;
  • Capacidade de tomar medidas em tempo útil garantindo estabilidade financeira institucional;

Qualidades pessoais, Comunicação e Atitudes:

  • Honestidade; participativo, comunicativo e hábil de propor iniciativas para o desenvolvimento das actividades de rendimento; trabalho sob pressão; flexibilidade, inovador, cumpridor de prazos, criatividade, sério, focado nos resultados, organizado, metódico.

Informática, Línguas, Carta de condução e outros Requisitos específicos:

  • Pacotes diversos ex.: Primavera entre outros;
  • Excel; power point; word e publidit;
  • Carta de condução aprovada;
  • Escrita em Português e Inglês.

COMO CANDIDATAR-SE:

Os interessados deverão submeter as suas candidaturas dirigidas à ama por e-mail: ama.rh.patrimonio@gmail.com ou podem entregar pessoalmente no escritório da ama. A ama – (Associação do meio ambiente), com sede na cidade de Pemba, Rua 15, Casa nr. 292, Quarteirão 08, Unidade B, Bairro Cimento

  • Indicar 3 referências a serem consultadas!
  • Serão contactados apenas os candidatos pré-seleccionados!

DATA LIMITE DE CANDIDATURA: 17 de Dezembro de 2025.

Notas: somente os candidatos pré-selecionados serão contatados.