A EKWEI pretende recrutar para o seu quadro de pessoal um (1) Oficial de Finanças baseado em Nampula.

Contexto

No âmbito do financiamento do Fundo Global GC7 (2024-2026) para a resposta do HIV em Moçambique, a Associação para o Desenvolvimento Economico, Cultural e Cívico de Nampula-EKWEI em parceria com a Fundação para o Desenvolvimento da Comunidade (FDC), vai implementar em 3 províncias da Zona Norte de Moçambique dentre elas: Nampula, Cabo Delgado, Niassa, atividades no âmbito do Projeto VIVA+, tendo como grupo alvo população-chave (Homens que fazem Sexo com Homens – HSH e Trangénero), bem como das questões de Promoção de Direitos Humanos. Neste sentido, a EKWEI, pretende recrutar para o seu quadro de pessoal 1 Oficial de Finanças baseado em Nampula.

Descrição de Tarefas

O/A Oficial de Finanças é responsável por assegurar que todas as transações obedeçam o estipulado no manual de procedimentos administrativos, financeiros e recursos humanos em vigor na Associação EKWEI, dos doadores e das normas fiscais em vigor no país.

O/A Oficial de Finanças deve garantir:

    • Executar o plano e orçamento de as atividades na área de finanças e administração ao nível da região norte de Moçambique nas províncias de Nampula, Niassa e Cabo Delgado;
    • Registar todas as transações financeiras no sistema contabilístico da EKWEI, através da atualização diária dos lançamentos com a precisão exigida e submeter relatórios todos os meses de forma atempada ao escritório em Nampula e ao parceiro FDC;

    • Estabelecer e manter relações profissionais sólidas com parceiros e colaboradores, garantindo que todos os pagamentos sejam feitos em tempo útil e os bens e serviços são recebidos e entregues de acordo com os prazos e as normas internas;
    • Enviar dentro dos prazos estipulados os processos de contabilidade devidamente justificados;
    • Assegurar que todas as despesas pagas com os fundos da organização estejam devidamente aprovadas/autorizadas incluindo (cotações, pedido de autorização da despesa, plano de viagem, termos de referência, lista assinada de participantes, agenda de encontros, contrato de prestação de serviços, ordem de compra, relatório de formação/encontro, relatório de viagem, fatura, ou documento justificando a despesa, etc.);
    • Registar, manter e inventariar os bens do projeto na Província e sua correspondência em Niassa e Cabo Delgado;
    • Fazer as reconciliações mensal de caixa e de banco;
    • Preparar relatórios financeiros trimestrais, semestrais e anuais que espelham a situação administrativa e financeira do projeto ao nível da província e submeter à FDC em Nampula;

    • Realizar análises periódicas do grau de execução orçamental do projeto no nível regional norte;

  • Elaborar relatórios para uso interno e externo para facilitar o planeamento e monitoramento financeiro e programático do projeto na região norte;
  • Dar apoio técnico aos membros na gestão financeira e administrativa institucional.

Requisitos

  • Possuir curso Superior ou Médio Técnico Profissional em Contabilidade e Auditoria, Finanças, Gestão ou outras áreas afins;
  • Experiência mínima de 2 anos em projetos ou organizações financiadas com fundos externos;
  • Proficiência em Português, Inglês falados e escritos intermediário;
  • Capacidade de trabalhar de forma proactiva e sob pressão e de forma independente;
  • Humildade, honestidade, integridade e responsabilidade;
  • Domínio do Microsoft Office (Excel, Word, Access e Outlook) na ótica de utilizador;
  • Excelentes habilidades de relacionamento interpessoal;
  • Experiência na implementação de programas na área de Advocacia, em ambientes de ONG, com enfoque para a área de saúde, Direitos Humanos e HIV;
  • Conhecimentos das dinâmicas relativas à Sociedade Civil e diálogo político no que concerne à Saúde, Direitos Humanos e HIV.

Exigências

  • Curriculum Vitae;
  • Carta de Manifestação;
  • Certificado de Habilitações Literárias.

Nota: Indicar no assunto: “a vaga e o local para que concorre”.

Sobre a Organização

EKWEI- Associação para o Desenvolvimento Económico- Cultural e Cívico de Nampula, é uma organização sem fins lucrativos que goza de personalidade jurídica e direito privado, sediada na província de Nampula, oficialmente publicada no Boletim da República de Moçambique pelo número 42_III_SERIE_de quinta-feira dia 02 de Março de 2023, com o número único de identificação tributária:700225038, despacho número 04 pelo Conselho Executivo Provincial através do Gabinete do Governador de Nampula, número de entidade legal: 101530612 atribuído pela Direção Nacional dos Registos e Notariado. Cuja sua missão é salvaguardar os padrões culturais da Província de Nampula, com vista a dar continuidade aos anseios culturais e as respostas das necessidades locais, sendo ela a ser concebida como forma de mitigar o impacto das crises enfrentadas pelas pessoas marginalizadas Nampulenses, com intervenções na área de saúde pública e advocacia para direitos humanos ao nível região norte de Moçambique.

COMO CANDIDATAR-SE

Para candidatar-se, aceda ao link:

Vaga na EKWEI: Oficial de Finanças – MMO Emprego 2025