Descrição:

REENCOTRO

TERMOS DE REFERÊNCIA/DESCRIÇÃO DE TAREFAS

DESCRIÇÃO DO TRABALHO Projeto: Reforçando a resposta ao HIV e TB em Moçambique Contribuir para o aumento da retenção dos doentes em TARV, assim como para o ponto de inflexão da TB,através do fortalecimento da ligação entre à comunidade e à Unidade Sanitária.

O objetivo da Posição

❖ Em coordenação com o Oficial de M&A do CCS, Supervisor Distrital, NEDe Pontos Focais dos SDSMAS, assegurar a implementação das actividadesde M&A, incluindo análises conjuntas e harmonização dos dados do distrito e sua entrada nas plataformas electrónicas (SIS-MA e DHIS2).

❖ Assegurar a recolha de dados, análise e elaboração de relatórios descritivos/estatísticos, precisos e de alta qualidade da subvenção, a nível do distrito.

Principais Responsabilidades 

Realizar actividades de assistência técnica em M&A para os supervisores de campo, gestores de casos, conselheiros leigos, mães mentoras, homens campeões e ACS´s,nomeadamente;

  • Assegurar a disponibilidade e o uso correcto das ferramentas de M&A dos módulos implementados pelo projecto;
  • Assegurar a fiabilidade dos dados reportados pelos actores comunitários, através da realização de supervisões, validações de dados e arquivo de evidências das actividades realizadas;
  • Garantir a implementação, manutenção e limpeza do DHIS2;
  • Garantir o envio semanal de dados de rotina dos programas TB, HIV e Direitos;
  • Humanos, desde a US/Comunidade até ao Distrito; (Solicitar e Monitorar as actas dos encontros semanais – devem ser enviados electrónicos por meio de email ao Oficial de M&A da OCB);
  • Realizar encontros mensais de análise e discussão de dados, antes do envio ao Oficial de M&A da província (em coordenação com o supervisor distrital, paralegal e ponto focal do SNS);
  • Elaborar relatórios mensais e trimestrais de actividades e enviar a província;
  • Identificar e propor melhorias e adaptações aos instrumentos/procedimentos ao Oficial de M&A da província;
  • Proteger a integridade e confidencialidade dos documentos contidos nos instrumentos físicos e eletrónicos dos actores comunitários (Apoio na criação de senhas de acesso e monitoria do seu uso);
  • Apoiar na preparação de Histórias de Sucesso.

Requisitos Básicos

 ❖ Nível médio – Experiencia em administração, gestão de programas / projectos de saúde ou numa área relacionada constitui vantagem.

 ❖ Pelo menos um ano de experiência em monitoria e avaliação de projectos de desenvolvimento, particularmente em relação à saúde da comunidade. A experiência em projectos relacionados ao HIV / AIDS e / ou TB constitui uma vantagem.

❖ Mínimo de um ano de experiência em gestão de Base de dados. Conhecimento deSistemas de Informação de Saúde constitui uma vantagem.

 ❖ Experiência no desenho de ferramentas de colecta de dados, idealmente para projectos comunitários de saúde.

 ❖ Experiência em treinamento e orientação em sistemas de M & A.

 ❖ Bons conhecimentos de informática, principalmente domínio dos pacotes básicos no ambiente Windows, principalmente o Ms Excel, Ms Acess e Ms Word e PowerPoint.

 ❖ Boa Organização e alto sentido de responsabilidade.

 ❖ Facilidade de Comunicação e adaptação em ambientes diversos de trabalho.

 ❖ Disponibilidade para viajar para a capital provincial ou outros locais indicados pela província.

 Qualificações Adicionais

  • Excelente habilidade de comunicação;
  • Capacidade de trabalhar em equipa;
  • Capacidade de liderança;

Ter habilidades para trabalhar de forma independente e saber ultrapassar barreiras e trabalhar sobre pressão.

 Local de actividade

O/a Oficial de M&A da OCB distrital irá trabalhar nas comunidades e US de implementação da subvenção.

Válido até o dia 05/10

COMO CANDIDATAR-SE:

Os candidatos interessados, podem enviar a sua candidatura para o seguinte email: rh.reencontro@gmail.com