O Centro de Colaboração em Saúde (CCS), no âmbito da implementação das atividades do projeto UNOPS “Apoio à Prestação de Serviços Vitais nas Unidades Sanitárias e na Comunidade em Moçambique”, financiado pela Stop TB / UNOPS, em Maputo e nas províncias de Sofala e Zambézia, pretende contratar um Oficial de M&A, por um período de 9 meses, com término a 30 de Setembro de 2026.
- Superior Hierárquico: Coordenador Provincial
- Regime de trabalho (integral ou parcial): Integral
- Data provável de início: Fevereiro
Projeto: Reforçando a resposta ao HIV e TB em Moçambique
O projecto visa fortalecer a ligação entre a Comunidade e a Unidade Sanitária através de ações que contribuam para a busca de casos perdidos e o aumento da retenção dos pacientes em tratamento para a Tuberculose e HIV, contribuindo deste modo para redução do fardo da TB e HIV no país.
Posição Objetivo:
O Oficial de M&A irá assegurar que as intervenções tenham informação relevante sobre os resultados e a utilizem para a tomada de decisão, aprendizagem e prestação de contas dos resultados alcançados face aos objectivos fixados.
Principais Responsabilidades:
- Garantir a qualidade de dados nos módulos de TB, HIV, Direitos Humanos e Envolvimento Comunitário;
- Recomendar ferramentas e metodologias práticas para agregar dados de várias fontes (Comunidade e US) e retro informar sobre eles.
- Realizar visitas de campo aos locais do projeto para elaboração, monitoria e avaliação do projecto.
- Realizar colecta e análise periódica e sistemática de dados dos indicadores do projecto.
- Auxiliar na e elaboração e no desenvolvimento de planos de monitoria e avaliação de actividades.
- Informar regular e sistematicamente sobre o progresso dos indicadores de produto e resultados e auxiliar a equipe na preparação dos relatórios do programa, conforme e sempre que necessário.
- Viajar aos distritos de implementação do projecto e trabalhar de forma independente para monitorar as actividades, sempre que necessário.
- Monitorar e avaliar o desempenho programático das OCBs da província;
- Realizar supervisão formativa (apoio técnico) aos distritos e desenhar planos de melhoria das estratégias de implementação;
- Realizar tutoria aos Supervisores Distritais;
- Elaborar e submeter ao HO relatórios estatísticos periódicos;
- Contribuir para a melhoria da qualidade dos registos clínicos e do sistema de informação, através do cruzamento da informação dos relatórios programáticos com sistemas de informação (OpenMRS, DHS2 Tracker e SISMA);
- Cumprir com outras tarefas atribuídas pelo Coordenador Provincial.
Requisitos Básicos:
- Possuir nível superior em informática, estatística ou outras áreas relevantes (alternativamente, curso médio mas com mais de 5 anos de experiência comprovada na recolha e análise de dados em saúde);
• Conhecimentos sólidos de informática, particularmente nos domínios de Excel avançado, Word e Powerpoint;
• Mínimo de 2 anos de experiência em gestão de OpenMRS — ter conhecimento do manuseamento do SIS-MA (DHIS2) é uma vantagem adicional;
• Ter uma postura responsável e séria;
• Capaz de manter o sigilo necessário ao desempenho da actividade requerida;
• Ser assíduo, pontual e dedicado ao seu trabalho;
• Capacidade de trabalhar em equipe e sob pressão;
• Boa Organização e alto sentido de responsabilidade;
• Facilidade de Comunicação e adaptação em ambientes diversos de trabalho;
• Disponibilidade para viajar para os distritos e, eventualmente, outras províncias.
Qualificações Adicionais:
- Ter trabalhado no SNS;
- Experiência em trabalhar com ONG.
Qualidades do Oficial de M&A
- Participar nos processos de desenvolvimento da organização;
- Habilidades na comunicação com os actores comunitários de saúde;
- Tomar decisões responsáveis que resultem na contenção de tempo e custos;
- Participar em equipas múltiplas, adoptar o espírito de equipa, tomar responsabilidades pela acção tomada e providenciar um informe, conforme necessário;
- Multi-tarefas, ser capaz de priorizar de modo a alcançar os objectivos da subvenção.
Local de actividade:
- O Oficial de M&A estará baseado na Sede Provincial com deslocações frequentes aos Distritos.
Processo de candidatura:
Os candidatos interessados deverão apresentar uma carta de apresentação juntamente com o “Curriculum Vitae” detalhando as experiências relevantes e referências que possam ser activamente consultadas, para recursoshumanos@ccsaude.org.mz indicando o nome da posição a que se candidata. Somente candidatos que reunirem os requisitos serão contactados.
DATA LIMITE DE CANDIDATURA: 5 de Janeiro de 2026.
O CCS possui um mecanismo de denúncias em casos de fraude e corrupção, nos termos do qual os candidatos poderão accionar nos casos de verificação de situações de fraude, cobrança, assédio e corrupção por qualquer funcionário do CCS, independentemente da sua categoria profissional, a saber:
- Linha telefónica verde – (HOT LINE), cujo número é 84-8044800;
- Colocação de caixas de reclamação e denuncias em todos os escritórios do CCS; e
- Email de denuncia denuncia@ccsaude.org.mz