ANÚNCIO DE VAGA
Oficial de Risco e Conformidade
Risk and Compliance Officer
A Diamond Seguros, uma subsidiaria da First Mutual Holdings, LTD vem por este meio convidar candidatos qualificados a apresentarem as suas candidaturas para a vaga em referencia.
Responsabilidades:
- Assegurar a implementacao e monitoria do Sistema de Gestao de Riscos e Conformidade da companhia;
- Identificar, avaliar e reportar riscos operacionais, financeiros e regulatórios;
- Garantir o cumprimento das normas legais, regulamentares e políticas internas aplicaveis ao sector segurador;
- Desenvolver e actualizar políticas, procedimentos e planos de mitigação de riscos;
- Liderar processos de análise e gestão de riscos corporativos (ERM);
- Monitorar transacções e actividades no âmbito de Prevencao e Combate ao Branqueamento de Capitais (AML/ CFT);
- Preparar relatórios periódicos de riscos e conformidade para os órgãos internos e reguladores;
- Actuar como oficial de comunicacao de operacoes suspeitas junto do GIFIN;
- Acompanhar o cumprimento das politicas internas e procedimentos;
- Realizar checklists de conformidade;
- Apoiar na monitorizacao de transacoes suspeitas e processos de KYC/AML;
- Recolher e validar documentacao de clientes e fornecedores para due diligence;
- Auxiliar na realizaçao de screenings de sançoes, PEPs e mídia adversa;
- Arquivar e organizar documentos e registos de compliance;
- Controlar versoes e validade de políticas e procedimentos internos;
- Actualizar registos de conflitos de interesse, brindes e hospitalidade;
- Elaborar relatorios de conformidade.
- Manter bases de dados de riscos, nao conformidades e acçoes correctivas.
- Apoiar na preparacao de auditorias internas e externas.
- Ajudar na organização de formações em ética e compliance.
- Preparar comunicados, avisos e lembretes de compliance.
- Responder a duvidas basicas de colaboradores com base nos procedimentos.
- Recolher evidências e documentos para investigações internas.
- Registar e encaminhar denúncias, preservando a confidencialidade e o sigilo.
- Acompanhar alterações legais e preparar resumos simples.
- Actualizar a matriz de requisitos legais quando necessário.
- Dar acompanhamento a todos os tipos de reclamações até à sua resolução, garantindo o respectivo registo/ documentação.
- Promover a cultura de risco e conformidade através de formação e sensibilização junto às equipas.
Requisitos:
- Formação superior em Gestão de Riscos, Gestão Seguros, Direito, Finanças, Gestão Empresarial, Gestão Comercial ou áreas relacionadas;
- Experiência mínima de 3 a 4 anos em funções de risco, conformidade, auditoria ou áreas relacionadas no sector financeiro (preferencialmente segurador);
- Bons conhecimentos das normas e legislação aplicável ao sector segurador em Moçambique;
- Domínio de ferramentas de analise e reporte (Excel, PowerPoint, etc.);
- Fluência em Português e Domínio da Língua Inglesa serão uma vantagem;
- Certificações profissionais em Compliance, Gestão de Riscos, Auditoria ou AML/CFT serão consideradas uma vantagem.
COMO CANDIDATAR-SE:
Os candidatos que satisfaçam os critérios acima devem submeter o seu Curriculum Vitae (CV), cópias dos Certificados e carta de candidatura ao Departamento de Recursos Humanos, atraves do seguinte endereco electronico: hr@diamondseguros.co.mz
As candidaturas devem ser enviadas até ao dia 30 de Novembro de 2025.
Nota: Indicar claramente a posição a que se candidata na linha do assunto do e-mail.
Equipa de Aquisição de Talentos
Diamond Seguros
24 de novembro de 2025