ANÚNCIO DE VAGA

Oficial de Risco e Conformidade

Risk and Compliance Officer

A Diamond Seguros, uma subsidiaria da First Mutual Holdings, LTD vem por este meio convidar candidatos qualificados a apresentarem as suas candidaturas para a vaga em referencia.

Responsabilidades:

  • Assegurar a implementacao e monitoria do Sistema de Gestao de Riscos e Conformidade da companhia;
  • Identificar, avaliar e reportar riscos operacionais, financeiros e regulatórios;
  • Garantir o cumprimento das normas legais, regulamentares e políticas internas aplicaveis ao sector segurador;
  • Desenvolver e actualizar políticas, procedimentos e planos de mitigação de riscos;
  • Liderar processos de análise e gestão de riscos corporativos (ERM);
  • Monitorar transacções e actividades no âmbito de Prevencao e Combate ao Branqueamento de Capitais (AML/ CFT);
  • Preparar relatórios periódicos de riscos e conformidade para os órgãos internos e reguladores;
  • Actuar como oficial de comunicacao de operacoes suspeitas junto do GIFIN;
  • Acompanhar o cumprimento das politicas internas e procedimentos;
  • Realizar checklists de conformidade;
  • Apoiar na monitorizacao de transacoes suspeitas e processos de KYC/AML;
  • Recolher e validar documentacao de clientes e fornecedores para due diligence;
  • Auxiliar na realizaçao de screenings de sançoes, PEPs e mídia adversa;
  • Arquivar e organizar documentos e registos de compliance;
  • Controlar versoes e validade de políticas e procedimentos internos;
  • Actualizar registos de conflitos de interesse, brindes e hospitalidade;
  • Elaborar relatorios de conformidade.
  • Manter bases de dados de riscos, nao conformidades e acçoes correctivas.
  • Apoiar na preparacao de auditorias internas e externas.
  • Ajudar na organização de formações em ética e compliance.
  • Preparar comunicados, avisos e lembretes de compliance.
  • Responder a duvidas basicas de colaboradores com base nos procedimentos.
  • Recolher evidências e documentos para investigações internas.
  • Registar e encaminhar denúncias, preservando a confidencialidade e o sigilo.
  • Acompanhar alterações legais e preparar resumos simples.
  • Actualizar a matriz de requisitos legais quando necessário.
  • Dar acompanhamento a todos os tipos de reclamações até à sua resolução, garantindo o respectivo registo/ documentação.
  • Promover a cultura de risco e conformidade através de formação e sensibilização junto às equipas.

Requisitos:

  • Formação superior em Gestão de Riscos, Gestão Seguros, Direito, Finanças, Gestão Empresarial, Gestão Comercial ou áreas relacionadas;
  • Experiência mínima de 3 a 4 anos em funções de risco, conformidade, auditoria ou áreas relacionadas no sector financeiro (preferencialmente segurador);
  • Bons conhecimentos das normas e legislação aplicável ao sector segurador em Moçambique;
  • Domínio de ferramentas de analise e reporte (Excel, PowerPoint, etc.);
  • Fluência em Português e Domínio da Língua Inglesa serão uma vantagem;
  • Certificações profissionais em Compliance, Gestão de Riscos, Auditoria ou AML/CFT serão consideradas uma vantagem.

COMO CANDIDATAR-SE:

Os candidatos que satisfaçam os critérios acima devem submeter o seu Curriculum Vitae (CV), cópias dos Certificados e carta de candidatura ao Departamento de Recursos Humanos, atraves do seguinte endereco electronico: hr@diamondseguros.co.mz

As candidaturas devem ser enviadas até ao dia 30 de Novembro de 2025.

Nota: Indicar claramente a posição a que se candidata na linha do assunto do e-mail.

Equipa de Aquisição de Talentos

Diamond Seguros

24 de novembro de 2025