Sobre a AGRA
A AGRA – Alliance for a Green Revolution in Africa trabalha com governos africanos, setor privado, organizações de pesquisa, e agricultores para transformar os sistemas alimentares do continente. O objetivo é promover uma agricultura inclusiva, resiliente e sustentável, melhorando a segurança alimentar e o rendimento das populações locais.
Descrição
A posição
Oficial de Projecto Associado – Política e Parcerias Referencia do Cargo: APO-PP/PD/MZ/06/2025
O Oficial de Projecto Associado (OPA) desempenhara um papel fundamental na implementação dos planos nacionais de Programação Integrada do Governo (IGP). O OPA também tera linhas de reporte indirectas para o Líder Nacional do Programa (LNP) e o Director Nacional (DN). Esta posição centra-se na gestão das actividades de subvenção para a subvenção “Reforço da capacidade institucional e política para criar um ambiente propício ao crescimento da agricultura e a criação de emprego para os jovens”. O principal objectivo desta subvenção e melhorar a capacidade do governo moçambicano para coordenar, elaborar estratégias, implementar, entregar, monitorar e avaliar programas e políticas. Em última análise, o OPA contribuirá para reforçar a capacidade institucional e melhorar a concretização dos objectivos e ambições de transformação dos sistemas alimentares do governo.
Esta função envolve a identificação de estrangulamentos políticos que afectam todos os intervenientes agrícolas e a ligação com o governo e as autoridades relevantes para garantir que os desafios políticos sejam levados à sua atenção e resolvidos. O oficial supervisionará a relação das partes interessadas com o governo central e local relevante, os parceiros tecnicos do sector privado, os parceiros de desenvolvimento e outros parceiros institucionais para cumprir o desenvolvimento e a gestão do programa. Prestará apoio directo ao PSC-PO na promoção de relações políticas e de parceria essenciais para o desenvolvimento e funcionamento dos clusters agrícolas. Esta função implica reunir os principais intervenientes associados ao Ministerio da Agricultura, Ambiente e Pescas (MAAP), tanto a nivel provincial como nacional, para melhorar a coordenação efectiva. Uma das principais responsabilidades do OPA é gerir de forma prática a subvenção, identificar e abordar questões políticas críticas, reforçando simultaneamente parcerias vitais que facilitarão a transformacao agrícola no país. Isto será conseguido através do apoio à implementação do Comité de Coordenaçao do Sector Agrícola, da construção de relações, da facilitação de esforços de advocacia, da promoção de colaborações contínuas, do incentivo à aprendizagem contínua e da supervisão dos processos de monitoria e avaliação.
Principais Deveres e Responsabilidades
Apoio às parcerias:
- Desenvolver e nutrir uma extensa gama de redes profissionais e diálogo político com altos funcionários do governo, comunidade de ONGs, organizações cívicas, o sector privado e outros doadores activos nos sectores relacionados com a agricultura e o crescimento económico em Moçambique.
- Identificar oportunidades de colaboração com pequenos, médios e grandes agronegócios nas regiões geográficas que levarão ao desenvolvimento de clusters.
- Apoia os oficiais do programa na concepção e implementação de programas e iniciativas de acordo com
as exigências do Projecto. - Assegurar a conformidade com os doadores, actualizações e relatórios atempados, adesão aos requisitos dos doadores, monitorar o progresso no terreno.
-
Trabalhar com as equipas de M&A para garantir o cumprimento das metas e o acompanhamento dos resultados;
-
Colaborar com outros atores para criar sinergias entre os programas financiados pela AGRA e outras iniciativas agrícolas;
-
Representar a AGRA em reuniões de coordenação e fazer a ligação com o pessoal focal de projeto em áreas políticas que requeiram atenção especial;
-
Apoiar o Escritório Nacional na avaliação de necessidades e lacunas na capacidade dos beneficiários para implementar projetos relevantes;
-
Liderar a implementação das atividades específicas do projeto, de acordo com o plano de trabalho aprovado;
-
Documentar e partilhar conhecimentos sobre histórias de sucesso, boas práticas e lições aprendidas;
-
Acompanhar a carteira de subvenções para garantir que os beneficiários executem os projetos conforme os acordos contratuais;
-
Elaborar relatórios periódicos conforme exigido pela AGRA e pelos doadores;
-
Monitorar os projetos, identificando e resolvendo problemas, garantindo que os objetivos sejam cumpridos dentro do prazo e orçamento;
-
Apoiar a gestão do programa e dos projetos para assegurar a entrega eficaz dos resultados.
Apoio às políticas:
- Apoiar a equipa nacional no acompanhamento da execuçao dos investimentos de reforço das capacidades politicas e institucionais.
- Facilitar a avaliacao e a consolidacao das questoes políticas e dos estrangulamentos que afectam as cadeias de valor primarias priorizadas e a implementacao eficaz dos agrupamentos agricolas.
- Ajudar na consolidaçao e actualizacão das prioridades políticas prioritarias e dos investimentos de reforco da capacidade institucional no quadro do IGP do pais, alinhados com a narrativa de mudança e os objectivos estrategicos do país.
- Preparar resumos de políticas, resumos de provas e relatorios tecnicos para apoiar compromissos politicos baseados em provas
- Identificar e dar prioridade aos estrangulamentos políticos que afectam o progresso dos resultados.
- Envolver o governo, conforme necessario, para apoiar o reforco da coordenacao do sector para que funcione para o sector privado que cria Cargo e apoia os pequenos agricultores.
- Supervisiona o reforco das capacidades dos beneficiarios em materia de recolha de dados, gestao e elaboracao de relatorios.
- Apoiar o responsavel pelo programa na recolha de provas, licoes e aprendizagens de diferentes actores/actores e na sua divulgacao a partes interessadas mais vastas, desenvolver um ciclo de feedback e acompanhar os ajustamentos nas abordagens, políticas, formas de trabalho, etc.
Principais Qualificacões e Experiencia Exigidas
- Licenciatura em Políticas Publicas, Agricultura, Economia Agricola, Economia, Tecnologia Alimentar, finanças Publicas, Administracao Publica, Administracao de Empresas, Direito ou disciplinas afins.
- É essencial ter experiência de trabalho no domínio das políticas com o governo e organizações similares, por exemplo, instituições de desenvolvimento e instituições doadoras.
-
Excelentes capacidades de comunicacao verbal e escrita, com orientacao para a equipa e fortes capacidades de colaboraçao.
-
Conhecimentos solidos e experiência no desenvolvimento do financiamento agricola a nível nacional, regional e/ou internacional.
-
Experiencia em envolvimento político, gestao de parcerias e esforços de desenvolvimento e agro-negocio em Africa.
-
É necessária fluência em inglês, tanto oral como escrita.
-
Competências Comportamentais o Capacidade de promover a colaboracao atraves de uma equipa inclusiva e agil, quebrando silos, partilhando informacoes e celebrando sucessos conjuntos.
-
Capacidade de executar de forma excelente, entregando trabalho de alta qualidade com rapidez, comprometendo-se com decisoes e planos, e aumentando a responsabilidade para produzir impacto em escala.
-
Capacidade de ser sinceramente construtivo nas interacçoes com os outros, demonstrando confiança, sinceridade e cuidado, em reconhecimento do nosso objectivo comum.
-
Capacidade de ser cada vez mais empreendedor, quebrando hierarquias, abracando a aprendizagem e a inovação para libertar o potencial da diversidade e das ideias.
Como Candidatar-se:
Se considera ser o candidato certo para esta posição, envie a sua candidatura com um CV detalhado (incluindo os seus contactos de e-mail e telefone) para recruit@agra.org. Indique o némero de referência da vaga na linha de assunto do e-mail de candidatura.
As candidaturas devem ser recebidas ate 18 de Julho de 2025. Devido ao grande volume de candidaturas que normalmente recebemos, so poderemos contactar os candidatos que forem pre-seleccionados. Para mais informacoes sobre AGRA, visite www.agra.org.