A Action Contre La Faim é uma associação humanitária reconhecida como de utilidade pública e fundada em 1979. A organização opera em 47 países nas áreas de nutrição, saúde, segurança alimentar e meios de subsistência, água, higiene e saneamento, saúde mental e práticas de cuidados. Como parte dos nossos programas, estamos atualmente à procura de um (1) Oficial Sénior de Tecnologias de Informação e Comunicação e Energia.

Duração do contrato: 12 meses

Local de trabalho: Pemba

Disponibilidade: 01.01.2026

Condições especiais: Vaga aberta a todos os moçambicanos, sendo uma vantagem para os residentes de Pemba

Remuneração: 82.215,00 MZN (rendimento mensal bruto) e 13.º mês pago em dezembro (proporcional, dependendo da data de início)

Benefícios: Seguro de saúde incluindo cônjuge e filhos (mediante apresentação de certificados); 2 dias de férias pagas.

Objectivos Gerais

Coordenar a implementação da estratégia de tecnologia da informação e energia (informática, internet e telecomunicações) na missão, respeitando as normas e procedimentos da ACF e as regras de segurança em vigor.

Objectivos do Específicos

Missão 1: Gerir o parque informático da missão

  • Garantir a conformidade com as normas de TIC nas estações de trabalho (kit log);
  • Garantir o cumprimento das regras de funcionamento do antivírus, a sua atualização nas estações de trabalho e a sua monitorização;
  • Garantir a análise dos relatórios da solução antivírus e propor soluções técnicas para melhorar a segurança;
  • Configurar as cópias de segurança nas estações de trabalho e garantir que são realizadas em conformidade com as normas e a política de cópias de segurança;
  • Garantir que uma política de backup validada pela missão e pelos referentes de TIC na sede seja divulgada e aplicada em toda a missão;
  • Garantir a manutenção dos computadores e verificar diariamente/mensalmente se as tarefas de manutenção preventiva e corretiva foram realizadas;
  • Gerir as atribuições de equipamentos e todos os documentos relacionados;
  • Monitorizar a reparação e movimentação de equipamentos;
  • Antecipar e identificar necessidades em conjunto com o seu gestor, participar no desenvolvimento de orçamentos e fazer encomendas;
  • Comunicar à hierarquia qualquer problema relacionado com a gestão do equipamento;
  • Garantir o acompanhamento de quaisquer prestadores de serviços externos (serviços de manutenção e reparação,
    etc.).

Missão 2: Gerir a infraestrutura de TIC

  • Instalar e manter as redes locais da missão de acordo com as normas (kitlog);
  • Verificar se o equipamento de rede está a funcionar corretamente;
  • Supervisionar o sistema de backup de dados (política de backup);
  • Garantir a capitalização da documentação técnica da rede e da ligação à Internet, a fim de obter um mapeamento detalhado;
  • Propor, validar uma política de acesso (Firewall) e implementá-la;
  • Analisar a utilização da infraestrutura da rede (Firewall, NAS) e propor soluções técnicas para melhorar a situação (segurança, desempenho, etc.);
  • Antecipar e identificar necessidades em conjunto com o seu gestor, participar no desenvolvimento de orçamentos (RH, WS, especificações, formação, necessidades de TIC e telecomunicações);
  • Realizar visitas regulares ao terreno

Missão 3: Garantir meios de telecomunicação contínuos (internet, rádio, satélite e instalações)

  • Garantir o funcionamento e a monitorização dos meios de comunicação na missão;
  • Realizar testes regulares sobre a utilização desses meios;
  • Garantir o acompanhamento dos fornecedores locais de telecomunicações (Internet, telefonia fixa e móvel, etc.) e a racionalização dos custos associados;
  • Assegurar a vigilância tecnológica em termos de ligação à Internet e meios de telecomunicações;
  • Definir uma estratégia relativa aos meios de telecomunicações adaptados à missão, em articulação com os outros departamentos (em particular, o departamento de segurança);
  • Criar e acompanhar os indicadores que permitem monitorizar os meios de comunicação (utilização, disponibilidade, custos, contratos, etc.).

Missão 4: Assegurar o apoio e a formação dos utilizadores

  • Formar os utilizadores na utilização adequada dos recursos TIC, nos conceitos básicos das TIC e no cumprimento das regras de segurança à chegada e a intervalos regulares;
  • Fornecer aos utilizadores formação sobre equipamentos e aplicações;
  • Gerir os pedidos diários de assistência técnica;
  • Garantir a capitalização de dados e procedimentos relacionados com a utilização de recursos informáticos e de rede e assegurar a sua divulgação;
  • Resolver problemas comuns dos utilizadores;
  • Prestar apoio de software aos utilizadores para partilha de informações e e-mails;
  • Relatar os problemas encontrados e as soluções fornecidas ao gerente e aos membros da equipa;
  • Garantir a identificação das necessidades de formação, o desenvolvimento de materiais de formação e a sua organização;
  • Criar e monitorizar indicadores para monitorizar a satisfação dos utilizadores;
  • Tratar todos os utilizadores de forma respeitosa e justa, de acordo com o código de conduta e as políticas da ACF (género, proteção, etc.).

Missão 5: Produzir relatórios, análises e melhorias

  • Realizar um inventário mensal e atualizar a lista de equipamentos;
  • Produzir um relatório mensal das atividades de TIC e enviá-lo aos seus gestores (indicadores da frota de equipamentos,
  • indicadores de telecomunicações, indicadores de satisfação dos utilizadores);
  • Propor a implementação de recursos TIC que melhorem a eficiência do trabalho dos utilizadores, de acordo com as normas;
  • Organizar quaisquer doações/reciclagem em conformidade com as normas no final do contrato;
  • Propor, validar e garantir a implementação de uma estratégia de TIC;
  • Desenvolver e monitorizar a rede com parceiros (ONG, doadores, etc.) a nível técnico e operacional.

Missão 6: Supervisionar a equipa de TIC

  • Garantir pontos regulares com relatório;
  • Organizar o recrutamento e a integração na equipa;
  • Formar e prestar apoio técnico aos membros da equipa;
  • Desenvolver e monitorizar planos de ação individuais;
  • Gerir horários, organização e coordenar a distribuição do trabalho;
  • Garantir as avaliações dos membros da equipa.

Missão 7: Ponto focal de energia (30% da descrição do cargo)

  • Garantir um fornecimento de energia contínuo e seguro às instalações da ACF (infraestruturas e programas)
  • Liderar a avaliação energética das novas instalações da ACF, garantindo a segurança e proteção do pessoal da ACF;
  • Controlar e garantir que os edifícios da ACF cumprem as normas energéticas (diagnósticos e recomendações);
  • Realizar ou supervisionar a realização do diagnóstico de segurança elétrica pelo menos uma vez por ano em todos os edifícios da AAH (escritórios/GH);
  • Controlar e validar o material elétrico (com a ajuda do referente energético);
  • Garantir que o relatório de comissionamento seja partilhado, revisto e validado pelo referente energético da sede antes do pagamento final.
  • Definir as necessidades energéticas e os meios de produção
  • Definir e melhorar as necessidades energéticas e os meios de produção; (realização do dimensionamento dogerador, dimensionamento solar);
  • Auditoria dos futuros edifícios em termos de segurança e meios de produção;
  • Definir as necessidades orçamentais para apoiar as equipas de logística na escolha das suas soluções de meios de produção;
  • Apoiar as equipas logísticas na avaliação das capacidades de reciclagem de equipamentos elétricos.
  • Gerir/apoiar a manutenção preventiva e curativa dos equipamentos elétricos da missão (excluindo fontes de energia)
  • Supervisionar todos os trabalhos de manutenção elétrica na GH, Coordenação e Base de Campo, fornecendo fotos para a atenção do referente de energia;
  • Apoiar as equipas de registo na realização da manutenção;
  • Verificar a disponibilidade de peças sobressalentes para manutenção;
  • Monitorizar regularmente as fontes de produção;
  • Gerir/apoiar a manutenção preventiva e curativa do equipamento elétrico da missão (excluindo fontes de energia)
  • Formar os utilizadores em atividades energéticas:
  • Garantir a formação dos guardas em procedimentos, planeamento e utilização adequada do equipamento;
  • Exibir os procedimentos de partida/paragem dos equipamentos (gerador, …);
  • Garantir a formação relativa à eficiência energética e divulgar informações relacionadas com o tema
  • Comunique todas as questões relacionadas com a energia (fornecimento ou segurança) ao responsável pela energia da sede.

Competências Necessárias

  • Boas competências de comunicação – Competências organizacionais – Adaptabilidade – Abordagem pedagógica – Rigor.
  • Bom nível de inglês falado e escrito – Flexibilidade e paciência.
  • Bons conhecimentos do ambiente operativo Windows (sistemas operativos Windows) e Microsoft Office (suítes).
  • Bons conhecimentos de equipamentos TIC e reparação de problemas técnicos TIC – Bons conhecimentos de redes e tecnologias sem fios. Bons conhecimentos de segurança de sistemas e redes.

Qualificação/Nível de Estudos:

  • Pelo menos 3 anos de experiencia  em TIC.
  • Diploma/ Licenciatura em Tecnologias da Informação/ Ciências da Computação, Engenharia Elétrica/ Eletrónica, Sistemas Energéticos ou áreas relacionadas.

Exigências

Documentação necessária:

  • Curriculum Vitae (CV);
  • Carta de Motivação;
  • NUIT;
  • BI;
  • Certificados.

Nota: Especificar o título do cargo no e-mail. Tenha em atenção que as candidaturas incompletas não serão consideradas.

Procedimento: Os candidatos selecionados serão contactados por e-mail para um teste técnico.

Os dossiês recebidos não serão devolvidos. Qualquer candidatura apresentada após este prazo não será considerada.

A Action Contre La Faim está empenhada em prevenir riscos relacionados com abusos, exploração sexual e promover a igualdade de género e a diversidade. A missão da ACF Moçambique incentiva as mulheres a candidatarem-se. O processo de recrutamento da Action Contre La Faim é gratuito e não será solicitada qualquer forma de compensação aos candidatos. Reflete as principais políticas e o seu estatuto através do seu profissionalismo e imparcialidade. Se observar comportamentos contrários a estes valores durante este processo, informe as equipas responsáveis.

Todas as pessoas contratadas pela Action Contre La Faim serão também verificadas quanto ao cumprimento das chamadas listas «antiterroristas», respeitando os direitos dos funcionários e a confidencialidade dos dados pessoais.

COMO CANDIDATAR-SE

Para candidatar-se, aceda ao link:

Vaga na Action Contre La Faim: Oficial Sénior de Tecnologias de Informação, Comunicação e Energia – MMO Emprego 2025