Action Against Hunger é uma organização humanitária reconhecida como de utilidade pública e fundada em 1979, a organização opera em 47 países nos domínios da nutrição, saúde, segurança alimentar e meios de subsistência, água, higiene e saneamento e saúde mental e práticas de cuidados. Como parte dos nossos programas, estamos actualmente à procura de um/a (1) Supervisor/a de Água, Saneamento e Higiene.

Duração do Contrato: 4 meses

Local: Pemba

Disponibilidade: Imediata

Condições especiais: Constitui vantagem ser residente em Cabo Delgado ou Nampula.

Remuneração: 82,215.00 Mts (Salário Mensal Bruto) e 13º Mês pago em dezembro (pro-rata dependendo da data de início)

Beneficios: Seguro de saúde incluindo parceiro e filhos (fornecendo certificados); 2 dias por mês de férias pagas.

Objectivos do Trabalho (Não Completos)

Esta pessoa será responsável pela supervisão geral da implementação do programa de promoção da higiene e pela construção de infraestruturas WASH em resposta às pessoas afetadas pelo conflito em Cabo Delgado, com eficiência, qualidade e relevância, em conformidade com o mandato, os critérios técnicos, os regulamentos ambientais e a estratégia da ACF, e seguindo os requisitos internos e os regulamentos dos doadores.

Ele/ela irá alimentar e garantir a produção de relatórios mensais que apoiarão o Gestor de MRR no preenchimento do relatório de progresso das atividades.

Apoiará e supervisionará a execução geral das atividades no terreno, contribuindo com os seus conhecimentos e experiência para melhorar a eficiência e a eficácia das ações.
Caso seja aplicável:

Apoiará os oficiais de WASH, como supervisor direto, na implementação de diferentes atividades de planeamento, gestão, coordenação e formação no terreno com vários intervenientes.

Com o apoio do seu gestor, deverá identificar áreas em que os responsáveis precisam de apoio e realizar formação adequada para desenvolver as capacidades técnicas dos responsáveis e garantir a implementação das atividades com a elevada qualidade exigida.

Missão 1: Supervisionar a componente WASH durante as fases do ciclo do projeto (identificação, conceção, implementação e monitorização, elaboração de relatórios e avaliação)

  • Participa ativamente na identificação e formulação/reformulação das atividades do programa relacionadas com a água e o saneamento e, de acordo com os princípios de confidencialidade e proteção de dados, recolhe informações para conceber a resposta.
  • Supervisiona os contratantes e é o principal supervisor (através dos funcionários), utilizando listas de verificação necessárias para a supervisão. Assegura a documentação de todas as fases de execução de uma obra e do projeto em geral, em estreita coordenação com o SDPI a nível distrital.
  • Formação técnica de comissões no setor da água e saneamento, tendo em conta as particularidades e necessidades da área e as abordagens transversais de género, etnia, idade, ambiente, proteção, direitos e «Não causar danos».
  • Reportar atempadamente ao seu superior, propondo soluções para quaisquer dificuldades encontradas e documentar todas as ações do projeto de acordo com os métodos de verificação necessários.
  • Gerar relatórios técnicos sobre o andamento das atividades sob sua responsabilidade.
  • Comunicar imediatamente ao gestor hierárquico e/ou funcional qualquer situação que impeça ou possa prejudicar o bom desenvolvimento do trabalho, para que medidas corretivas e decisões necessárias possam ser tomadas de forma oportuna e conjunta.
  • Recolher e documentar informações de interesse para o projeto com o apoio dos seus gestores hierárquicos e funcionais.

Missão 2: Gestão logística e administrativa das atividades de água, saneamento e higiene sob a sua responsabilidade

  • Monitorizar indicadores, plano de aquisições, atividades, calendário e participar no planeamento.
  • Preparar antecipadamente as listas de quantidades para as encomendas, de acordo com os regulamentos logísticos, administrativos e financeiros da missão, com o apoio dos seus superiores hierárquicos e funcionais.
  • Apoiar na identificação de fornecedores, contratação de mão de obra qualificada e preparação dos documentos técnicos necessários.
  • Arquivar todos os meios de verificação e informação (físicos e eletrónicos) das diferentes atividades realizadas no projeto.
  • Programar, em conjunto com a equipa técnica do projeto, a execução semanal das atividades em coordenação com outros departamentos técnicos e de apoio.
  • Enviar as informações (físicas e eletrónicas) uma semana antes do final da parte WASH do projeto ao seu gestor.

Missão 3: Coordenação com outros atores relevantes

  • Estabelecer (sempre que delegado e ao nível do terreno) a rede de contactos e coordenação com atores externos (autoridades locais, outras ONG, voluntários, subcontratados…).

Missão 4: Avaliação das necessidades e formulação do projeto

  • Identificar, avaliar e documentar as necessidades WASH entre as populações afetadas pela crise na sua área de intervenção.

Missão 5: Se aplicável, supervisionar e gerir a equipa de responsáveis

  • Gestão da equipa (liderança, monitorização, motivação, planeamento de atividades, organização da equipa).
  • Avaliação dos membros da equipa (funcionários).
  • Aprovar todas as questões administrativas, por exemplo, folhas de ponto, em colaboração com o gestor de linha.
  • Identificar as necessidades de formação dos oficiais e realizar diretamente ou entrar em contacto com os seus gestores hierárquicos e funcionais para organizar as formações necessárias em tempo útil.

A lista de responsabilidades não é exaustiva. Algumas outras responsabilidades/tarefas podem ser adicionadas, de acordo com as actividades e depois da validação dos superiores

Competências e Experiências Necessárias para o Cargo

Nível de escolaridade e experiências esperadas:

  • Licenciatura em Engenharia Civil; Hidráulica ou áreas afins.
  • Experiência de pelo menos 2 anos de trabalho com ONGs é uma vantagem.
  • Experiência de trabalho nos distritos afetados pelo conflito em Cabo Delgado é uma vantagem.
  • Experiência em resposta a emergências é uma vantagem.

Competências técnicas:

  • Conhecimentos sólidos de estruturas, projetos de construção civil, sistemas hidráulicos e de saneamento.
  • Capacidade comprovada para elaborar planos técnicos e orçamentos adaptados às necessidades do terreno, mesmo sob pressão e em pouco tempo.
  • Capacidade de priorizar atividades, planear e estimar cronogramas e recursos para projetos técnicos.
  • Experiência prática na conceção e implementação de sistemas de captação de água, incluindo furos e poços.
  • Capacidade de formar e supervisionar equipas locais na operação e manutenção de fontes de água.

Competências transversais:

  • Competências de comunicação.
  • Liderança e gestão de pessoas.
  • Trabalho em equipa e colaboração.
  • Pensamento crítico e aprendizagem continua.
  • Utilização de tecnologias digitais.
  • O conhecimento da língua local é uma grande vantagem.
  • Capacidade de comunicar em inglês é uma vantagem.

Competências de gestão:

  • Gestão de equipas.
  • Mobilizar pessoas em torno de um objetivo comum.
  • Definir o melhor nível de eficiência coletiva com os seus funcionários.
  • Prefira soluções simples e acessíveis a todos, dependendo da situação.
  • Tomar decisões difíceis e comunicá-las aos colaboradores.

Exigências

Documentação necessária:

  • Curriculum Vitae;
  • Carta de Motivação;
  • NUIT;
  • BI;
  • Certificados.

Nota: Especificar o título da posição no correio eletrónico. As candidaturas incompletas não serão tidas em conta.

Procedimento: Os candidatos seleccionados serão contactados por e-mail para a realização de um teste técnico.

Os dossiers recebidos não serão devolvidos. Qualquer candidatura apresentada após este prazo não será considerada.

A acção contra a fome está empenhada na prevenção de riscos relacionados com abusos, exploração sexual e na promoção da igualdade de género e da sua diversidade. A missão ACF Moçambique incentiva a aplicação das mulheres. O processo de recrutamento da Acção Contra a Fome é gratuito, não será pedida qualquer forma de compensação a um candidato. Reflecte as principais políticas e a sua carta através do seu profissionalismo e imparcialidade. Se observar comportamentos contrários a estes valores durante este processo, por favor informe as equipas apropriadas. Todas as pessoas contratadas pela Acção Contra a Fome serão igualmente verificadas quanto ao cumprimento das chamadas listas “anti-terroristas”, respeitando os direitos dos funcionários e a confidencialidade dos dados pessoais

COMO CANDIDATAR-SE

Para candidatar-se, aceda ao link:

Vaga na Action Contre La Faim: Supervisor/a de Água, Saneamento e Higiene – MMO Emprego 2025