Action Against Hunger é uma organização humanitária reconhecida como de utilidade pública e fundada em 1979, a organização opera em 47 países nos domínios da nutrição, saúde, segurança alimentar e meios de subsistência, água, higiene e saneamento e saúde mental e práticas de cuidados. Como parte dos nossos programas, estamos actualmente à procura de um/a (1) Supervisor/a de Saúde e Nutrição para Mecanismo de Reposta Rápida.

Duração do Contrato: 4 meses

Local: Pemba

Disponibilidade: Imediata

Condições especiais: Constitue vantagem ser residente em Cabo Delgado ou Nampula

Remuneração: 82,215.00 Mts (Salário Mensal Bruto) e 13º Mês pago em dezembro (pro-rata dependendo da data de início)

Beneficios: Seguro de saúde incluindo parceiro e filhos (fornecendo certificados); 2 dias por mês de férias pagas.

Objectivos do Trabalho (Não Completos)

Esta pessoa será responsável pela supervisão geral da implementação das atividades de Saúde e Nutrição do Mecanismo de Resposta Rápida, em resposta às pessoas afetadas pelo conflito em Cabo Delgado, com eficiência, qualidade e relevância, e em conformidade com o mandato, os critérios técnicos, os regulamentos ambientais e a estratégia da ACF, seguindo os requisitos internos e os regulamentos dos doadores.

Ele/ela irá alimentar e garantir a produção de relatórios mensais que apoiarão o PM no preenchimento do relatório de progresso das atividades e outros relatórios externos necessários.

A pessoa apoiará e supervisionará a execução geral das atividades no terreno, contribuindo com os seus conhecimentos e experiência para melhorar a eficiência e a eficácia das ações.
Apoiará os técnicos da Brigada Móvel SDSMAS na implementação de diferentes atividades de planeamento, gestão, coordenação e formação no terreno com vários intervenientes.

Com o apoio do seu gestor e do chefe do departamento de S&N, deverá identificar áreas em que os técnicos precisam de apoio e realizar formação adequada para desenvolver capacidades técnicas e garantir a implementação das atividades com a elevada qualidade exigida.

Missão 1: Supervisionar a componente Saúde e Nutrição Para Mecanismo de Resposta Rápida durante as fases do ciclo do projeto (identificação, conceção, implementação e monitorização, elaboração de relatórios e avaliação)

  • Participa ativamente na identificação e formulação/reformulação da melhor modalidade (Clínica Móvel ou Brigada Móvel) a implementar, sob os princípios da confidencialidade e proteção de dados, recolhe informações para conceber a resposta.
  • Supervisiona os técnicos da Brigada Móvel SDSMAS e é o principal supervisor, utilizando listas de verificação necessárias para a supervisão. Assegura a documentação de todas as atividades da Brigada Móvel em estreita coordenação com o SDSMAS a nível distrital.
  • Trabalha em estreita colaboração com o supervisor da Clínica Móvel e apoia a equipa durante a implementação, conforme necessário, garantindo elevados padrões de qualidade e uma coordenação adequada.
  • Formação técnica dos técnicos da SDSMAS sobre a prestação de cuidados de saúde em situações de emergência e qualquer tema relevante, tendo em conta as particularidades e necessidades da área e as abordagens transversais de género, etnia, idade, ambiente, proteção, direitos e «Não causar danos».
  • Reportar atempadamente ao RRM PM e ao S&N HoD, propondo soluções para quaisquer dificuldades encontradas e documentar todas as ações do projeto de acordo com os métodos de verificação necessários.
  • Gerar relatórios técnicos sobre o andamento das atividades sob sua responsabilidade e enviá-los ao PM.
  • Comunicar imediatamente ao gestor hierárquico e/ou funcional qualquer situação que impeça ou possa prejudicar o bom desenvolvimento do trabalho, para que medidas corretivas e decisões necessárias possam ser tomadas de forma oportuna e conjunta.
  • Recolher e documentar informações de interesse para o projeto com o apoio dos seus gestores hierárquicos e funcionais.
  • Estabelece uma ligação adequada com as autoridades de saúde relevantes, a pedido do PM da RRM e/ou do HoD da S&N.
  • Garantir que as atividades de MRR H&N sejam coordenadas com as autoridades distritais, líderes comunitários, agentes comunitários de saúde, parteiras tradicionais e outros parceiros no distrito.
  • Forma os membros da comunidade na identificação precoce de sinais de perigo para a saúde e nutrição e no encaminhamento adequado.

Missão 2: Supervisionar a qualidade dos serviços prestados pelas atividades de ACF MRR S&N e apoiar a gestão de casos clínicos

  • Garantir a qualidade dos serviços de cuidados de saúde primários oferecidos nas Brigadas Móveis SDSMAS apoiadas pela ACF e a sua conformidade com as diretrizes do protocolo nacional e as normas internacionais aprovadas pela OMS. Apoiar o Supervisor da Clínica Móvel nesse sentido durante as mobilizações da MC.
  • Garantir que os pacientes de todas as faixas etárias que visitam as atividades RRM H&N sejam atendidos e tenham seu estado médico verificado para determinar seu estado de saúde e o tratamento necessário. Incluindo, mas não se limitando a:
    • Rastreio de desnutrição, doenças agudas e crónicas.
    • Histórico médico.
    • Exame clínico e investigações.
    • Realização de atividades de diagnóstico e tratamento.
    • Acompanhamento e encaminhamento, conforme necessário.
  • Garantir que os formulários aprovados necessários para a recolha de informações e dados sejam utilizados, recolhidos e analisados, partilhados com as pessoas adequadas e armazenados de forma adequada.
  • Garantir que os pacientes estejam cientes e informados sobre os processos pelos quais terão de passar durante a sua visita às clínicas móveis e sobre a prestação de apoio específico identificado para eles.
  • Apoiar o técnico do PAI do Ministério da Saúde para garantir a utilização correta das vacinas, dosagem e potência.
  • Garantir a qualidade das mensagens de promoção da saúde e nutrição e monitorizar a sua comunicação à população afetada.
  • Apoiar e facilitar o trabalho da equipa MEAL no monitoramento da qualidade das atividades de saúde e nutrição da RRM.
  • Garantir que os protocolos de prevenção e controlo de infeções estejam em vigor e sejam seguidos, incluindo a lavagem das mãos e a desinfeção adequada de materiais e superfícies.
  • Garantir que os encaminhamentos sejam feitos com segurança, de acordo com os canais oficiais e a disponibilidade dos serviços, e que sejam devidamente acompanhados e relatados, em coordenação especialmente com outros parceiros do MRR.

Missão 3: Gestão logística e administrativa das atividades de Saúde e Nutrição da MRR sob a sua responsabilidade

  • Monitorizar indicadores, plano de aquisições, atividades, cronograma e organizar o planeamento das atividades com o apoio do Gestor do MRR  e Chefe de Departamento de Saúde e Nutrição.
  • Garantir que a equipa das Brigadas Móveis dispõe de todos os meios materiais e recursos para prestar serviços de qualidade no terreno, com base na lista de verificação, e trabalhar em estreita colaboração com o Supervisor da Clínica Móvel nesse sentido.
  • Preparar antecipadamente as listas de quantidades para encomendas, de acordo com os regulamentos logísticos, administrativos e financeiros da missão, com o apoio dos seus superiores hierárquicos e funcionais.
  • Apoiar a garantia da privacidade na assistência das Brigadas Móveis e da Clínica, identificando necessidades e solicitando materiais.
  • Garantir a confidencialidade das informações dos pacientes.
  • Garantir uma gestão adequada do tempo nos serviços das Brigadas Móveis para uma partida atempada, organização do local e prestação de assistência, a fim de reduzir o tempo de espera.
  • Acompanhar o consumo, o stock e contribuir para a antecipação das necessidades de artigos médicos (medicamentos, equipamentos, consumíveis) com o apoio do Gestor Do MRR e do Chefe de Departamento de S&N.
  • Arquivar todos os meios de verificação e informação (físicos e eletrónicos) das diferentes atividades realizadas no projeto.
  • Programar, em conjunto com o Gestor De MRR e o Supervisor da Clínica Móvel e o S&N PM, a execução semanal das atividades em coordenação com outros departamentos técnicos e de apoio, bem como com o SDSMAS.
  • Enviar as informações (físicas e eletrónicas) uma semana antes do final do projeto ao Gestor do MRR.
  • Preparar os documentos de pagamento e outros documentos administrativos relevantes para a implementação das atividades, tais como os TdR, o plano de movimentação, e enviá-los atempadamente ao RRM PM para validação.

Missão 4: Coordenação com outros atores relevantes

  • Estabelecer (sempre que delegado e ao nível do terreno) a rede de contactos e coordenação com atores externos (autoridades locais, outras ONG, APS,…) ao nível da comunidade e das instalações.
  • Representar a ACF em reuniões de coordenação externas (incluindo reuniões com autoridades de saúde locais, ONGs, líderes comunitários e reuniões lideradas pelo governo local) – quando solicitado, e partilhar as respetivas atas das reuniões.

Missão 5: Avaliação das necessidades e formulação do projeto

  • Identificar, avaliar e documentar as necessidades de saúde e nutrição entre as populações afetadas pela crise na sua área de intervenção.
  • Apoiar a recolha de informações essenciais em caso de desenvolvimento de propostas.
  • Ajudar na realização de outras atividades que a ACF considere necessárias.

Missão 6: Supervisionar e gerir a equipa MRR S&N, se aplicável

  • Gestão da equipa (liderança, monitorização, motivação, planeamento de atividades, organização da equipa).
  • Avaliação do pessoal sob a sua gestão.
  • Aprovar todas as questões administrativas, por exemplo, folhas de ponto, em colaboração com o gestor de linha.
  • Identificar as necessidades de formação do pessoal sob a sua gestão e realizar diretamente ou colaborar com os seus gestores hierárquicos e funcionais para organizar as formações necessárias em tempo útil.

A lista de responsabilidades não é exaustiva. Algumas outras responsabilidades/tarefas podem ser adicionadas, de acordo com as actividades e depois da validação dossuperiores

Competências e Experiências Necessárias para o Cargo

Nível de escolaridade e experiências esperadas:

  • Licenciatura em Nutrição, Medicina Geral, Enfermagem ou áreas afins.
  • Pelo menos 2 ano de experiência no contexto humanitário.
  • Experiência de trabalho em Cabo Delgado é uma forte vantagem.
  • Experiência em resposta a emergências é uma vantagem.

Competências técnicas:

  • Experiência comprovada na gestão da desnutrição, apoio a organizações de saúde e implementação de respostas humanitárias em contextos de emergência (com ênfase em atividades de prevenção baseadas na comunidade, bem como na saúde materno-infantil).
  • Capacidade de priorizar atividades, planear e estimar cronogramas e recursos para projetos de Brigadas Móveis.
  • Capacidade de treinar e supervisionar equipas locais na operação das Brigadas Móveis.
  • Familiaridade com metodologias de inquéritos nutricionais (SMART, NCA, SQUEAC, etc.)

Competências transversais:

  • Competências de comunicação.
  • Liderança e gestão de pessoas.
  • Trabalho em equipa e colaboração.
  • Pensamento crítico e aprendizagem continua.
  • Utilização de tecnologias digitais.
  • O conhecimento da língua local é uma grande vantagem.
  • Capacidade de comunicar em inglês é uma vantagem

Competências de gestão:

  • Gestão de equipas.
  • Mobilizar pessoas em torno de um objetivo comum.
  • Definir o melhor nível de eficiência coletiva com os seus funcionários.
  • Prefira soluções simples e acessíveis a todos, dependendo da situação.
  • Tomar decisões difíceis e comunicá-las aos colaboradores.

Exigências

Documentação necessária:

  • Curriculum Vitae;
  • Carta de Motivação;
  • NUIT;
  • BI;
  • Certificados.

Nota: Especificar o título da posição no correio eletrónico. As candidaturas incompletas não serão tidas em conta.

Procedimento: Os candidatos seleccionados serão contactados por e-mail para a realização de um teste técnico.

Os dossiers recebidos não serão devolvidos. Qualquer candidatura apresentada após este prazo não será considerada.

A acção contra a fome está empenhada na prevenção de riscos relacionados com abusos, exploração sexual e na promoção da igualdade de género e da sua diversidade. A missão ACF Moçambique incentiva a aplicação das mulheres. O processo de recrutamento da Acção Contra a Fome é gratuito, não será pedida qualquer forma de compensação a um candidato. Reflecte as principais políticas e a sua carta através do seu profissionalismo e imparcialidade. Se observar comportamentos contrários a estes valores durante este processo, por favor informe as equipas apropriadas. Todas as pessoas contratadas pela Acção Contra a Fome serão igualmente verificadas quanto ao cumprimento das chamadas listas “anti-terroristas”, respeitando os direitos dos funcionários e a confidencialidade dos dados pessoais.

COMO CANDIDATAR-SE

Para candidatar-se, aceda ao link:

Vaga na Action Contre La Faim: Supervisor/a de Saúde e Nutrição para Mecanismo de Reposta Rápida – MMO Emprego 2025