Duração do Contrato: 3 meses

Local: Pemba

Disponibilidade: Imediata

Condições especiais: Constitui vantagem ser residente em Cabo Delgado ou Nampula

Remuneração: 82,215.00 Mts (Salário Mensal Bruto) e 13º Mês pago em dezembro (pro-rata dependendo da data de início)

Beneficios: Seguro de saúde incluindo parceiro e filhos (fornecendo certificados); 2 dias por mês de férias pagas

Objectivos do Trabalho (Não Completos)

Esta pessoa será responsável pela Supervisão Geral da implementação do programa de promoção de higiene e a reabilitação de infraestruturas de WASH em resposta às pessoas afectadas pela cólera em Cabo Delgado através da abordagem CATI, com eficiência, qualidade e relevância e em linha com o mandato, critérios técnicos, regulamentos ambientais e estratégia da ACF e seguindo os requisitos internos e regulamentos da UNICEF.

Participará e apoiara aos activistas, como supervisor directo, no seguimento de casos, na implementação das diferentes actividades de planeamento, gestão, coordenação e formação com vários actores:

Vai alimentar e garantir a produção dos relatórios semanais e mensais dos quais suportarão o Deputy PM no preenchimento do relatório de progresso das actividades.

Ele apoiará e supervisará a execução geral das atividades No campo, contribuindo com seu conhecimento e experiência para melhorar a eficiência e eficácia das ações.

Missão 1: Supervisiona a componente de WASH durante as fases do ciclo do projeto (identificação, concepção, implementação e monitorização, reporte e avaliação)

  • Participa activamente na identificação e formulação/reformulação das actividades de água e saneamento do programa e, sob os princípios de confidencialidade e proteção de dados, recolhe informação para a conceção da resposta.
  • Supervisiona empreiteiros e eh supervisor principal (mediante os oficiais) utilizando check list necessarios para a supervisao. Garante a documentacao de todas as fases de execucao de uma obra e do projecto de forma geral em extrema coordenacao com o SDPI a nivel distrital.
  • Formação técnica dos comités no setor da água e saneamento, tendo em conta as particularidades e necessidades da área e as abordagens transversais de género, etnia, idade, ambiente, proteção, direitos e acção sem danos.
  • Reporte em tempo hábil ao seu superior hierarquico propondo soluções para as dificuldades encontradas e documente todas as ações do projeto de acordo com os meios de verificação necessários.
  • Gera relatórios técnicos e estatísticos sobre o andamento das atividades sob sua responsabilidade.
  • Comunica imediatamente ao seu responsável hierárquico e/ou funcional qualquer situação que dificulte ou possa prejudicar o bom desenvolvimento dos trabalhos, para a tomada atempada e conjunta das medidas corretivas e decisões necessárias.
  • Colecta e documenta as informações de interesse do projeto com o suporte do PM.

Missão 2: Gestão logística e administrativa das atividades de água e saneamento sob sua responsabilidade

  • Acompanhe os indicadores, o plano de compras, as actividades, o cronograma e participa do planejamento.
  • Elabora Mapas de quantidades os pedidos com antecedência em conformidade com os regulamentos logísticos, administrativos e financeiros da missão.
  • Apoio na identificação de fornecedores, contratação de mão de obra qualificada e elaboração dos documentos técnicos necessários.
  • Arquivar todos os meios de verificação e informação (físicos e eletrônicos) das diferentes atividades realizadas no projeto.
  • Agendar junto com a equipe técnica do projeto a execução semanal das atividades em coordenação com os demais departamentos técnicos e de suporte.
  • Entregue as informações (físicas e eletrônicas) uma semana antes do final da execução de sua parte do projeto ao superior hierárquico.
  • Garantir que os processos de pagamento de trabalhadores sazonais e activistas são realizados de forma responsável e de forma atempada.

Missão 3: Coordenação com outros atores relevantes

  • Estabelece (Sempre que for delegado e a nivel de campo) a rede de contactos e coordenação com os atores externos (autarquias, dirigentes, outras ONG, voluntários, subempreiteiros…).

Missão 4: Avaliação das necessidades e formulação do projecto

  • Identificar, avaliar e documentar as necessidades de WASH entre as populações afectadas pela crise na sua área de intervenção.

A lista de responsabilidades não é exaustiva. Algumas outras responsabilidades/tarefas podem ser adicionadas, de acordo com as actividades e depois da validação dos superiores.

Competências e Experiências Necessárias para o Cargo

Nível de escolaridade e experiências esperadas:

  • Licenciatura em Engenharia Civil; Hidráulica ou áreas afins.
  • Experiência de pelo menos 2 anos de trabalho com ONGs é uma vantagem.
  • Experiência de trabalho nos distritos afetados pelo conflito em Cabo Delgado é uma vantagem.
  • Experiência em resposta a emergências é uma vantagem.

Competências Técnicas:

  • Sólido conhecimento em estruturas, projetos de construção civil, sistemas hidráulicos e de saneamento.
  • Capacidade comprovada de elaborar planos e orçamentos técnicos adaptados às necessidades do terreno, mesmo sob pressão e em curto espaço de tempo.
  • Habilidade para priorizar atividades, planejar e estimar cronogramas e recursos de projetos técnicos.
  • Experiência prática no dimensionamento e implantação de sistemas de captação de água, incluindo furos e poços.
  • Capacidade de treinar e supervisionar equipes locais em operação e manutenção de fontes de água.

Competências Transversais:

  • Capacidade de Comunicação.
  • Liderança e Gestão de Pessoas.
  • Trabalho em Equipe e Colaboração.
  • Pensamento Crítico e Aprendizado Contínuo.
  • Uso de Tecnologias Digitais.

Competências de Gestão:

  • Gerir uma equipa.
  • Mobilizar as pessoas em torno de um objetivo comum.
  • Definir o melhor nível de eficiência coletiva com os seus colaboradores.
  • Privilegiar soluções simples e acessíveis a todos, dependendo da situação.
  • Tomar decisões difíceis e comunicá-las aos colaboradores.

Exigências

Documentação necessária:

  • Curriculum Vitae (CV);
  • Carta de Motivação;
  • NUIT;
  • BI;
  • Certificados.

Nota: Especificar o título da posição no correio eletrónico. As candidaturas incompletas não serão tidas em conta.

Procedimento: Os candidatos seleccionados serão contactados por e-mail para a realização de um teste técnico.

Os dossiers recebidos não serão devolvidos. Qualquer candidatura apresentada após este prazo não será considerada.

A acção contra a fome está empenhada na prevenção de riscos relacionados com abusos, exploração sexual e na promoção da igualdade de género e da sua diversidade. A missão ACF Moçambique incentiva a aplicação das mulheres. O processo de recrutamento da Acção Contra a Fome é gratuito, não será pedida qualquer forma de compensação a um candidato. Reflecte as principais políticas e a sua carta através do seu profissionalismo e imparcialidade. Se observar comportamentos contrários a estes valores durante este processo, por favor informe as equipas apropriadas. Todas as pessoas contratadas pela Acção Contra a Fome serão igualmente verificadas quanto ao cumprimento das chamadas listas “anti-terroristas”, respeitando os direitos dos funcionários e a confidencialidade dos dados pessoais.

COMO CANDIDATAR-SE

Para candidatar-se, aceda ao link:

Vaga na Action Contre La Faim: Supervisor/a de WASH – MMO Emprego 2025